Unboxing iPhone 6s.

Os melhores apps para iOS e macOS (agosto de 2016)


14/9/16 às 9h12

Todo mês o Manual do Usuário lista os melhores apps para as plataformas mais populares. Você está na da Apple (iOS e macOS) — não deixe de conferir, também, as listas dos meses anteriores.

Faltou algum app aí embaixo? Avise nos comentários. E se descobrir algum legal no decorrer do mês, não se esqueça de mandá-lo para cá.


Apple TV Remote

Print do Apple TV Remote para iPhone.

Para iPhone
3 ★
Grátis

Baixar

Um problema fundamental nas Smart TVs e set-top boxes é a pesquisa por conteúdo. O controle remoto precisa ser simples para ser operado no sofá e isso limita a inserção de dados. O mesmo problema acomete a última geração do Apple TV, mas este app ameniza a situação.

Feito do zero (não confunda com o iTunes Remote), o Apple TV Remote permite pesquisar, controlar o que é exibido na TV e até servir de controle para alguns jogos. Ele exige no mínimo o iOS 9.3.2 e funciona com gerações antigas (2ª e 3ª) do Apple TV.


Canvas

Print do Canvas para iPhone.

Para iPhone e iPad
5 ★
Grátis

Baixar

Mais um app de colaboração para equipes, o Canvas se destaca pela simplicidade e uso do Markdown, uma sintaxe de formatação simples e fácil de memorizar, e que funciona com qualquer arquivo de texto puro. (Mas, se preferir, basta deslizar o dedo para ter acesso a botões de formatação.)

O Canvas ainda conta com uma busca super rápida e colaboração em tempo real — compartilhe um texto com colegas e eles podem alterá-lo em tempo real, como acontece com o Google Docs.


CrunchBase

Print do CrunchBase para iPhone.

Para iPhone
5 ★
Grátis

Baixar

Recentemente o CrunchBase se separou do TechCrunch, virou uma empresa própria e recorreu aos usuários para saber o que fazer primeiro agora que é independente. O pedido mais recorrente foi um app. Pois, aqui está ele.

O CrunchBase é um enorme banco de dados de startups, empresas já consolidadas e empresários, principalmente da área de tecnologia. Ele coleta e exibe rodadas de investimentos, fundadores, notícias na imprensa. É uma boa para quem investe nessas empresas, jornalistas e para interessados no funcionamento da economia dessas iniciativas que, em alguns casos, chegam a valer bilhões.


FAST Speed Test

Print do FAST Speed Test para iPhone.

Para iPhone
4,5 ★
Grátis

Baixar

Da Netflix, o FAST surgiu primeiro na web e agora está disponível na forma de app. É uma maneira absolutamente fácil de mensurar a velocidade da sua conexão à Internet. Abra o app, aperte um botão e espere a análise, que consiste no download e envio de alguns pacotes aos servidores da Netflix.

Na próxima vez que a sua conexão não estiver conseguindo exibir um vídeo da Netflix ou do YouTube, execute o FAST. Ele provavelmente dirá que a velocidade entregue está abaixo da contratada.


Fender Tune

Print do Fender Tune para iPhone.

Para iPhone
N/A ★
Grátis

Baixar

Da lendária fabricante de guitarras Fender, este app, o Fender Tune, te ajuda a afinar a sua guitarra ou violão. Ele oferece dois modos, um automático e outro manual, e é capaz de armazenar perfis diferentes de afinação.

O app se apresenta como “fácil para iniciantes, preciso para profissionais” e tem uma interface ricamente ilustrada, cheia de dicas para quem arranha uns acordes por hobby.


ObservedEarth

Print do ObservedEarth para iPhone.

Para iPhone e iPad
N/A ★
Grátis

Baixar

Desde 1972, a NASA e o USGS enviam para um banco de dados público imagens da Terra atualizadas e captadas a até 15 metros da superfície. Novas fotos são adicionadas diariamente, na medida em que os satélites passeiam pelo globo.

O ObservedEarth se alimenta dessas imagens públicas para oferecer uma visão próxima e atualizada do planeta. Seu banco de imagens vai até 2013 (são mais de 400 mil imagens), com grande riqueza de detalhes e diversos filtros e modos de visualização baseados em faixas do espectro.

A observação dessas imagens tem várias aplicações, do desenvolvimento das áreas urbanas ao desmatamento florestal. O ObservedEarth tenta popularizar essas práticas.


Pattern

Print do Pattern para iPad.

Para iPad
N/A ★
Grátis

Baixar

Apenas para iPad, o Pattern é um app de desenho para a criação de wireframes e outros trabalhos que demandam precisão e padrões. A interface é minimalista e elegante; em vez de pincéis e outras ferramentas comuns em apps do tipo, o foco aqui é na simplicidade.

Criado por Andy Chung, ex-engenheiro de produto do Facebook, o Pattern suporta o iPad Pro e a Apple Pencil, o que torna o trabalho mais ágil e funcional — usando a stylus da Apple, por exemplo, existe a opção de transformar seu dedo em uma borracha.


SmartApp for Mac

Print do SmartApp para macOS.

Para macOS
N/A ★
Grátis

Baixar

Este app indiano é um vigilante das conexões à Internet para o macOS. Ele monitora quanto cada app consome da conexão, o tráfego total de cada ponto de acesso e informa, direto na menu bar, o total de megabytes trafegados via Wi-Fi no dia.

Ele também tem versões para iOS e Android.


Soon

Print do Soon para iPhone.

Para iPhone
3,5 ★
Grátis

Baixar

O Soon é um app que cria “bucket lists”, listas de coisas que você quer fazer/experimentar. Ele divide os itens em categorias e dá todo o apoio para isso — as de restaurantes, por exemplo, conta com mapas e fotos dos pratos. As categorias são bem variadas, incluindo filmes, jogos, séries e livros.

Caso esteja sem inspiração ou não saiba o que ver/ler/ouvir, o próprio app sugere algumas coisas que são tendência entre os usuários e seleções criadas pelos desenvolvedores.

O principal motivo para usar o Soon é centralizar essas listas em uma interface bonita e fácil de usar.


Alguns avisos:

  • Os apps acima não foram todos testados pelo Manual do Usuário. A lista é composta por apps de destaque, lançados no mês correspondente, que apareceram em outros sites ou foram comunicados pelos leitores;
  • Os apps são listados por ordem alfabética;
  • As notas (estrelas) vão de 0 (zero) a 5 (cinco) e são obtidas das respectivas lojas da plataforma, na data da publicação deste post;
  • Alguns links são comissionados, ou seja, compras realizadas por eles rendem uma pequena comissão ao Manual, sem alterar o preço final ao leitor/consumidor.

Foto do topo: Joseph Thornton/Flickr.

Cadê os anúncios?

O Manual do Usuário é um projeto independente, que se propõe crítico e que respeita a sua privacidade — não há scripts de monitoramento ou publicidade programática neste site. Tudo isso sem fechar o conteúdo para pagantes. Essas características são vitais para o bom jornalismo que se tenta fazer aqui.

A viabilidade do negócio depende de algumas frentes de receita, todas calcadas na transparência e no respeito absoluto a você, leitor(a). A mais importante é a do financiamento coletivo, em que leitores interessados sustentam diretamente a operação. A assinatura custa a partir de R$ 5 por mês — ou R$ 9/mês para receber recompensas exclusivas:

Assine no Catarse

Newsletter

Toda sexta-feira, um resumo do noticiário de tecnologia, indicações de leitura e curiosidades direto no seu e-mail, grátis:


Nas redes sociais, notícias o dia todo:
Twitter // Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 comentários

    1. Eu confiaria mais em um medidor de velocidade externo, como esse da Netflix, do que em um da minha própria operadora. Não é de interesse deles me mostrar que o serviço deles é uma bosta :/

  1. Pra quem, assim como eu, é terrivelmente chato com apps e evita instalar sempre que possível, o Fast funciona no iOS diretamente pelo navegador e dá pra criar um atalho pra ele na HomeScreen. A mesma funcionalidade do App sem ocupar praticamente espaço nenhum. Meu iPhone de 16GB agradece.