Lemmy e Kbin, alternativas abertas ao Reddit, cresceram com a crise no rival.

Com toda a comoção em torno do Reddit na última semana, as alternativas abertas no fediverso, Lemmy e Kbin, alcançaram 73 mil usuários ativos nesta segunda (19).

É bastante para esses projetos — os desenvolvedores do Lemmy estão sobrecarregados, bem como diversos servidores com o sistema —, mas algo muito distante de fazer cócegas no Reddit, com seus quase 500 milhões de usuários. Algumas comunidades têm feito um esforço para migrarem, mas talvez o grande lance do Reddit seja o fato de que “todo mundo” já está lá.

Contra o Lemmy/Kbin pesa também o fato de serem ainda mais complicados de usar que o Mastodon.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

6 comentários

  1. Eu acho essa parada de achar que “todo mundo está lá” um pouco exagerado. Não quero basear por mim, mas eu acredito que 90% dos meus amigos não sabem nem o que é Reddit. Eu criei uma conta em 2019 mas só vim usar de fato essa semana, depois da cobertura do caso pelo Manual. Foi parecido com a comparação do Órbita com o Hacker News. Mas o que danado é Hacker News? As vezes a gente acha que todo mundo sabe/participa mas não é bem assim. Outro caso similar foi com a “Zine” do Manual.

    1. Bom, mas você fala isso baseado no Brasil. O Reddit sempre foi predominantemente frequentado pelo o público americano e, independentemente das novas políticas, a maioria dos usuários continuara por lá. Como exemplo, o caso do Twitter, onde rios pessoas afirmavam que iriam abandonar a plataforma assim que o Elon Mosca assumisse, porém até hoje permanecem lá, sempre twitando sobre suas vidas vazias e opiniões inúteis.

      1. Eu falo com base na minha bolha de amigos e conhecidos. Talvez no Brasil seja popular e eu não saiba. Mas será que é certo presumir que todo mundo sabe o que é e está no Reddit, Hacker News ou Zine? Eu penso que alguns produtos/serviços como esses deveriam ser explicados ao invés de presumir que todos conhecem e entendem.

        Eu não tenho opinião sobre o que está acontecendo com o Reddit, pois comecei a usar agora. Minha opinião foi somente sobre achar que todos conhecem. Se fosse Instagram, Facebook e WhatsApp, mesmo muita gente não tendo conta lá, nem participando ativamente, acho que a maioria da população sabe do que se trata.

    2. Seus amigos não sabem o que é o Reddit e muito menos as alternativas. De qualquer forma, me parece mais fácil a migração para outras redes como o Reddit por elas não terem essa parte de fotos, adição de amigos, etc.

    3. É modo de dizer, Alberth — por isso, até, que coloquei entre aspas. Quis dizer que meio que quem está interessado em uma rede social de comunidades/grupos temáticos já conhece e usa o Reddit, e que essa concentração dificulta para que alternativas surjam e prosperem.

      O Manual é uma publicação de nicho e, embora tenha o cuidado de explicar termos mais obscuros, parto da premissa de que o leitor daqui tenha mais familiaridade com alguns termos. Ainda assim, é impossível ser didático o tempo todo, ou correríamos o risco de transformar o site em uma enciclopédia 😄

  2. Mas toda rede social e aplicativos de mensagem não tem como maior apelo a qualidade e sim o fato de todo mundo estar lá, não?
    Tipo Whatsapp que é bem pior que o Telegram, mas todo mundo usa.