Leituras da semana #4

Smartphone, tablet e ereader: todos prontos para a leitura.
Foto: Rodrigo Ghedin.

Na seção Leituras da semana, a ideia é trazer até cinco posts de outros sites publicados no decorrer da semana que merecem ser lidos. São artigos primariamente sobre tecnologia, mas que, seguindo a linha editorial do Manual, podem também flertar com comunicação, psicologia e outras áreas desde que tenham uma abordagem relacionada a gadgets ou bits.

Na sequência, você tem os links e breves descrições de cada artigo. No final do post há um link para o Readlists.com. Por lá é possível baixar um ebook contendo os artigos listados na íntegra ou exportá-lo para seu Kindle, outro ereader ou tablet e ler na piscina, no sofá, onde quiser durante o fim de semana. Espero que gostem.

Sobre mapas e apps padrões no iPad

Apesar do início desastroso, o Apple Maps do iOS conquistou uma boa parcela dos usuários norte-americanos de iPhone. Mérito do serviço ou a comodidade de tê-lo instalado vence uma possível supremacia do Google Maps, a alguns cliques de distância na App Store? Estamos em 2013 e a Apple ainda não permite definir apps padrões diferentes dos nativos no seu sistema móvel.

Guardian: Apple Maps: o Google perdeu quando todo mundo achou que havia ganho

Sobre privacidade e democracia

A gente se preocupa um bocado com o que as empresas fazem com nossas informações, ficamos irritados com anúncios direcionados, coisas do tipo. Mas as implicações que análise e processamento de dados maciços dos cidadãos vão muito além disso, chegam a colocar em xeque a ideia de democracia. Para ler e reler algumas vezes.

MIT Technology Review: O verdadeiro problema da privacidade

Sobre universos simulados

E se Matrix for verdade? Parece surreal, mas a possibilidade de sermos uma sessão de The Sims em um super computador qualquer existe, e cientistas estão há anos tentando descobrir se é o caso. Na prática, um dos pesquisadores diz que descobrir isso não afetaria muito a percepção do mundo — seria, pois, mais uma teoria para se juntar às criacionista e evolucionista.

Discover: Nós vivemos na Matrix?

Sobre fones de ouvido baratos

O Wirecutter é um site de reviews que avalia de tudo. Seus comparativos são bem profundos, inclusive este de fones de ouvido. Impressionante o trabalho de Lauren Dragan, que fez emergir, com um método bem consistente e a ajuda de amigos audiófilos, o melhor fone de ouvido por menos de US$ 30.

Wirecutter: Os melhores fones de ouvido por menos de US$ 30

Sobre mestrado em mídias sociais

O mestrado em mídias sociais da Universidade da Florida tem como tarefas fazer retweets, escrever (e ler) posts de blog, interagir com pessoas no Twitter e acompanhar marcas no Facebook. Nesta matéria do BuzzFeed, um mestrando conta como é a rotina no curso.

BuzzFeed: Como é um um mestrado em mídias sociais


Todos os artigos acima estão listados no Readlists.com, onde você pode enviá-los para o Kindle, por email, para dispositivos iOS ou baixar um ebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários

  1. Opa Ghedin, só uma sugestão: você poderia colocar os links para abrir em uma nova aba, assim fica mais fácil para depois voltar aqui no artigo e continuar a leitura.
    A propósito, estou curtindo muito o blog. Espero que continue.

    1. Valeu, Theo!

      Deixo os links para abrirem na mesma página porque, assim, todo mundo pode usá-los da maneira que quiser. Se gosta de abri-los em outras abas, você pode:

      * Clicar com o botão do meio do mouse;
      * Segurar a tecla Ctrl e clicar no link;
      * Botão direito do mouse, “Abrir em nova aba”.

      E quem gosta de abrir os links na mesma, dá um clique simples. Se mudasse para abrir automaticamente em outra aba, essa turma da mesma aba ficaria sem opção, sacou? :-)

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário