Logo da Insider à esquerda e a frase à direita: “Use o cupom MANUALDOUSUARIO12 e garanta peças básicas de qualidade com desconto”.

Leituras da semana #3

Smartphone, tablet e ereader: todos prontos para a leitura.
Foto: Rodrigo Ghedin.

Na seção Leituras da semana, a ideia é trazer até cinco posts de outros sites publicados no decorrer da semana que merecem ser lidos. São artigos primariamente sobre tecnologia, mas que, seguindo a linha editorial do Manual, podem também flertar com comunicação, psicologia e outras áreas desde que tenham uma abordagem relacionada a gadgets ou bits.

Na sequência, você tem os links e breves descrições de cada artigo. No final do post há um link para o Readlists.com. Por lá é possível baixar um ebook contendo os artigos listados na íntegra ou exportá-lo para seu Kindle, outro ereader ou tablet e ler na piscina, no sofá, onde quiser durante o fim de semana. Espero que gostem.

Sobre invasão de privacidade

Existe um punhado de informações nossas, pessoais, dando sopa por aí. Alguém interessado poderia, com algum esforço, traçar um perfil detalhado de muita gente e conseguir vantagens de todos os tipos com essas informações. Adam Penenberg propôs um desafio a uma empresa de “hackers do bem” para provar, na prática, esse ponto, e detalhou neste artigo todos os procedimentos que eles utilizaram para terem acesso a contas bancárias, informações pessoas e contas de serviços online. Bônus: um contraponto com o mesmo serviço desempenhado há 14 anos.

PandoDaily: Contratei hackers para me investigar e o que eles descobriram é paralisante

Sobre o super vírus

badBios é o nome de uma praga que cria autodefesas, afeta vários sistemas, é difícil de ser removido e pode se comunicar com outras máquinas infectadas por ondas ultrassônicas. Ah sim, é um vírus de computador. Ele vem sendo estudado há três anos pelo especialista em segurança digital Dragos Ruiu e, embora ainda careça de validação por outros especialistas, parece assombroso, quase inacreditável.

Ars Technica: Conheça o “badBios”, o misterioso malware de Mac e PCs capaz de ignorar air gaps

Sobre o excesso de tecnologia

Mat Honan faz uma analogia interessante entre os locais onde não há conectividade com as ilhas desconhecidas da era das navegações. Daqui a um tempo, quando todo lugar do mundo estará coberto pela Internet, qual será a saída para quem quer se desintoxicar da tecnologia?

Wired: Não consegue se livrar dela? O problema não é a tecnologia — é você

Sobre gente morta no Facebook

Hoje é Dia de Finados, logo, vamos falar de gente que não está mais entre nós. Em um exercício curioso, Randall Munroe tenta prever quando o número de pessoas mortas será maior que o de vivas no Facebook. Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas… um dia deve acontecer, certo? Claro, claro, o Facebook pode acabar antes que a virada ocorra, e Munroe aborda esse cenário também no texto.

What if?: Facebook dos mortos

Sobre jornalismo de tecnologia

Os 15 mandamentos de Harry Marks para quem escreve sobre tecnologia formam um bom guia para quem está começando ou, para os mais experientes, desencadear um momento de reflexão. Enquanto leitor, é uma boa para verificar se suas fontes de informação não estão apelando.

Curious Rat: As novas regras do jornalismo de tecnologia


Todos os artigos acima estão listados no Readlists.com, onde você pode enviá-los para o Kindle, por email, para dispositivos iOS ou baixar um ebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários

  1. Achei interessante a história da badBIOS. Se for realmente verídica e comprovada, teremos um problema sério no futuro se uma praga deste tipo se disseminar, isso se não já está disseminado e não sabemos… Só o que acho estranho é a história desta não ser contada mais a fundo, tipo, se o cara tentou investigar o código ou algo assim…

    1. Correção, sim, o cara viu mais a fundo sobre o vírus, e está tentando captura-lo. Já achou a parte de transmissão de audio.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário