Anúncio NordVPN, a VPN mais rápida do mercado, com 68% de desconto

O escritório em casa do economista Matheus Fraga

Mesa com dois monitores e um notebook aberto à esquerda, todos com a capa do Manual do Usuário em exibição.

Durante a pandemia de COVID-19, a seção de mochilas será convertida em escritórios domésticos. Faz mais sentido, certo? Vale para os recém-chegados ao home office e para quem já está nessa há tempos. Mande o seu seguindo estas instruções. Todo o texto abaixo é de autoria do Matheus.


Atualmente trabalho no mercado financeiro. Já trabalhava com finanças, mas em uma atividade mais voltada à prestação de serviços direto ao cliente. Durante a pandemia, fiz uma mudança de carreira, por assim dizer, migrando para uma atividade mais distante do cliente e mais relacionada ao dia a dia de fundos de investimento. Posso dizer que essa mudança em plena pandemia não tem sido fácil, mas vamos contornando conforme as situações se apresentam, afinal, cada dia que passa estamos mais perto de uma vacina e, mais do que isso, os médicos tem mais conhecimento nos tratamentos, caso necessário.

O meu escritório é “conversível” entre trabalho e lazer (evidenciado pela presença do volante literalmente no meio do caminho). Atrás do notebook está um desktop que eu montei há mais ou menos dois anos, realização de um sonho de ter um PC pra jogar. Tenho adorado. Acho que o objetivo da seção não é falar sobre configuração de computadores e afins, então deixo essa informação para outro momento. O meu setup foi construído aos poucos e, apesar de ter recebido a adição recente do monitor curvo principal, acho que ele está perto do que deve ser — não vejo nenhuma adição no futuro próximo a ser feita.

  • Máquina. Para trabalhar tenho um notebook Dell Latitude 3400, fornecido pela minha empresa, que dá conta do trabalho sem maiores problemas, mas não é um suprassumo. Confesso que acho a tela dele de uma qualidade baixa comparado ao poder que tem. Para lazer, tenho um desktop com Ryzen, porque quando montei o custo-benefício era bem melhor que o dos processadores da Intel. Ambos me caem super bem, até sobram, eu diria, mas quando se trata de desktops para jogos, sempre tem um upgrade na fila.
  • Monitores. O monitor mais à esquerda é um Samsung SyncMaster P2470HN que beira os 10 anos de idade, com 24 polegadas, 60 Hz e resolução 1080p. Um bélissimo painel e muito duradouro. O monitor que hoje uso como principal é a adição mais recente ao cenário, um Aopen (marca secundária da Acer) de 1080p, mas que roda a 165 Hz, essa sim uma adição bastante bem vinda para o meu dia a dia de jogos, principalmente no estilo de tiro em primeira pessoa. Ele tem 27″ e é levemente curvo. Fiquei positivamente surpreso com a qualidade dele e com a diferença que eu senti quando chegou. O modelo é 27HC5R.
Fones de ouvido, teclado iluminado na cor roxa e mouse, em cima de um mousepad OEX.
Foto: Arquivo pessoal.
  • Teclado. Meu teclado é um Redragon Kumara, mecânico, TKL e com fio. Comprei ele logo após montar o PC e, honestamente, não vejo motivo para upgrade. Os fios não me atrapalham porque o teclado fica numa superfície estilo gaveta e eu acho ele super prazeroso de digitar.
  • Mouse(s). Confesso que sou um amante de periféricos. Nesse caso, logo que montei o PC, junto com o telcado fiz o upgrade para um mouse Logitech G305. Optei pelo modelo mais barato da linha gamer apenas pela latência comparável a modelos com fio para jogar e o conforto de não ter fios prendendo meus movimentos (diferente do teclado, que fica fixo). Sem arrependimentos, um ótimo mouse, belo custo-benefício e a pilha dura muito tempo. Recentemente ganhei de presente outro Logitech, o M720, e tenho usado ele para trabalhar apenas. Apesar de salgado, para quem utiliza o mouse o dia inteiro acho a pegada dele muito confortável. Acho ele comparável ao MX Master 3, tanto em formato quanto em funções, e custo 1/3 do preço.
  • Headset. Só posso chamar meu headset de guerreiro. Tenho um Turtle Beach PX21 desde 2013, se não me engano, de uma das minhas primeiras viagens, e ele permanece firme e forte até hoje. Já usei no Xbox 360, no MacBook, e hoje uso tanto para jogar e fazer calls quanto para trabalhar durante o dia. Me atende super bem.
  • Mousepad. Tenho dois mousepads XL. É uma história curiosa. Depois que eu troquei de lugar na casa, meu mousepad anterior não coube na gaveta embutida da mesa. Dito isso, procurei um estendido que coubesse porque estava acostumado e comprei o mais barato. Meu atual primário é esse segundo, um OEX Big Shot MP303, e ele é muito, mas muito superior em conforto ao anterior da HP que tinha 900 mm de comprimento, um HP MP9040.
Foto de cima dos dois mousepads enormes do Matheus com alguns acessórios (mouse, teclado) por cima.
Foto: Arquivo pessoal.

Únicos itens adicionais que considero dignos de nota são o volante, um G27 em perfeito estado e funcionamento; um tablet Samsung Galaxy Tab S5e de que o uso se resume a consumo de conteúdo; um Bose QC35 que comprei há dois ou três anos depois de ter um AE2 (que foi comprado em 2011 e o som está como novo); e, por último, mas que me da muito prazer (não sei se é visível na foto), um tubo plástico organizador de fios que me acalma todo dia de manhã. Consegui me livrar da confusão escondida atrás dos monitores/torre com esse tubo que custou R$ 7,50 na Amazon, e ainda consegui cortar em 3 pedaços.

Ilustração com uma mãozinha depositando uma moeda em uma caixa com o logo do Manual do Usuário em uma das faces, segurada por dois pares de mãos. Ao redor, moedas com um cifrão no meio flutuando. Fundo alaranjado.

Apoie o Manual do Usuário.
Você ajuda a manter o projeto no ar e ainda recebe recompensas exclusivas. Saiba mais »

O celular que utilizo como pessoal é um iPhone 11 Pro Max que espero não ser trocado por alguns bons 3/4 anos, pelo menos.

Edição 20#40

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!