E lá vamos nós de novo: A “hiper-valorização” da shitcoin do sapo Pepe.

A Reuters publicou (e a Folha de S.Paulo reproduziu) uma matéria sobre a suposta hiper-valorização de uma shitcoin inspirada no meme do sapo Pepe, popular entre extremistas digitais.

Parece-me um desserviço divulgar sob esse ângulo um negócio que parece, tem cheiro e forma de esquema de pump-and-dump — como se fossem ativos dignos de nota, falando em “valor de mercado” e volatilidade de um negócio sem legitimidade alguma. “Salta 7.000% desde o lançamento”, diz o título.

É aquele caso de uma piada que dá a volta e no fim a piada é quem compra esse tipo de coisa:

O site da Pepe diz que foi lançado “para o povo” sem “nenhuma equipe formal ou roteiro” e é “completamente inútil e apenas para fins de entretenimento”.

Com certeza. Confia e vai. Via Folha de S.Paulo.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

14 comentários

  1. A Folha de São Paulo virou mesmo a Falha de São Paulo, é o triste fim do melhor jornal do Brasil. Claro que não é o melhor há alguns anos, mas foi durante muitos anos.

    1. Ainda acho um bom jornal quando não entra em polêmica por page views, mas é inegável que a morte do Otávio Frias Filho, em 2018, se fez sentir no jornal.

          1. Existe algum lugar em que possa ver os e-mails enviados para mim?

            Pq as vezes quero rever ou quero mostrar a alguém e acabo limpando minha caixa de e-mail.

          2. @ Vitor

            Só na sua caixa de e-mail mesmo. Acho que todos os e-mails hoje suportam parâmetros na busca. Tente pesquisar por from:newsletter@manualdousuario.net.

  2. Além do aspecto de tratar uma aparente picaretagem como algo sério, ainda tem o problema de servir como câmera de eco para uma iniciativa que visa popularizar e chamar ainda mais atenção para um símbolo da “alt-right” (eu chamo de nazista, mesmo). Aproveitando o gancho, tem um doc bem legal sobre como o personagem foi cooptado e transformado nesse símbolo. Aparentemente não está em nenhum streaming no momento, infelizmente: https://ecofalante.org.br/filme/feels-good-man