— Steve Huffman, CEO do Reddit.
E, de repente, tudo faz sentido. Via NBC News (em inglês).
— Steve Huffman, CEO do Reddit.
E, de repente, tudo faz sentido. Via NBC News (em inglês).
O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.
É por isso que é importante as redes descentralizadas como Mastodon, Pixelfed, PeerTube, Miskey, etc. Se o ADM da sua instância/comunidade tá fazendo coisas ruins pros usuários, você pode sair pra outra ou criar a sua própria.
De qual perspectiva o Twitter é um negócio “muito bom”?
Ao meu ver, está simplesmente andando de lado, mas com uma dívida muito maior pela aquisição atabalhoada do Musk. Talvez, reduziram custo operacional com as demissões, mas não sei se as receitas de publicidade voltaram e o Twitter Blue parece irrelevante como produto.
É um comentário bem estranho mesmo, porque dá a impressão de que Steve acredita que a receita do Twitter da era pré-Musk se mantém, e tudo indica que não é o caso. A maior parte do dinheiro vinha da publicidade e há diversos relatos, de fontes distintas, apontando que houve uma debandada de anunciantes e quedas expressivas nessa fonte de receita.
Tenho comigo que Musk virou o bode expiatório para muitos CEOs do Vale do Silício que, até então, por vergonha ou um mínimo de escrúpulos, não ousavam tomar medidas tão impopulares. Ao verem Musk fazendo o que eles sempre quiseram, viram ali uma espécie de sinal verde para seguirem em frente e liberarem seus piores impulsos.
Concordo. O que não entendo, nesse caso específico do Reddit, é o plano de negócios dessa decisão impopular.
Eles próprios dizem que o volume de usuários que usam a API é mínimo mas, pelos protestos, parece ser usuários chave para o ecossistema do Reddit: moderadores e heavy-users.
Supondo que ele ganhe a queda de braço, a maioria aceite usar o app nativo, não vai trazer nenhuma receita relevante. Por outro lado, pode reduzir o valor da empresa se perder muito conteúdo para outras plataformas, assumindo que a grande aposta dele é cobrar a base para uso dos LLMs.
Com o que consigo ver, parece só uma disputa de poder: ele não gosta da ideia de não ter controle da plataforma, muito menos do estrago que os moderadores podem fazer na empresa dele. Mais um mimado que não quer perder a briga com os apps e moderadores, que um executivo inescrupuloso procurando mais receita ou redução de custo.
A leitura que faço é que moderadores são descartáveis/substituíveis para o Reddit e “power user” não são interessantes — ainda que produzam conteúdo e/ou moderem, não são rentáveis.
O Reddit ganha mais com usuários “normais”, que vêm do Google mesmo ou de outras redes sociais, desconhecem aplicativos de terceiros e, mesmo assim, participam das discussões, geram conteúdo.
O Apollo, maior app de terceiros, tem/tinha menos de 2 milhões de usuários, o que é quase nada perto do total de usuários do Reddit (beira 500 milhões).
E, de dentro, o Reddit deve ter uma visão melhor, com mais dados para embasar essa queda de braço.
Um detalhe que me chamou muito a atenção (vou ficar devendo o link; talvez tenha lido no Hacker News) é que os funcionários do Reddit parece estar bem alinhados com o CEO. No fim, provavelmente toda essa comoção acabará em nada acontece, feijoada.
Tem tb o lance que mto modera não vai querer seu pequeno poder.
O bizarro é que 6 mods controlam 118 subs do 500 maiores.
https://external-preview.redd.it/9Ww83ksbVcQNIVE9lRodPHCMhgjukCPOMw6ngzi0Tcs.png?auto=webp&v=enabled&s=3d2d9364d49bf4c9d7f3eb1caa29a910699e22fb