Sam Altman não sabe interpretar filmes — um problema para nós e a Scarlett Johansson
O fiasco da voz do ChatGPT “inspirada” na da Scarlett Johansson reforçou minha teoria de que as grandes mentes do Vale do Silício não sabem interpretar filmes e livros. Ou talvez não os assistam até o final. Ou as duas coisas.
De qualquer forma, o que poderia ser apenas um constrangimento se torna um problemão quando as obras favoritas desses ~gênios bilionários e poderosos são distopias.
A primeira evidência foi Mark Zuckerberg queimando dezenas de bilhões de dólares para criar um metaverso, a realidade virtual amalucada de Snowcrash, livro de Neal Stephenson, que nem o próprio autor (e qualquer pessoa razoável) acha boa ideia tornar realidade.
Agora é a vez de Sam Altman, co-fundador e CEO da OpenAI.
Em julho de 2023, após assistir a Oppenheimer, filme de Christopher Nolan que reconta os eventos da criação da bomba atômica, Sam cometeu o seguinte comentário:
Eu esperava que o filme Oppenheimer inspirasse uma geração de crianças a serem físicos, mas ele falhou nessa.
Vamos fazer esse filme!
(Acho que [o filme] A rede social conseguiu fazer isso pelos fundadores de startups.)
O que mais me fascina nesse tuíte clássico é ele nos dizer, com poucas palavras (menos de 280 caracteres!), que entendeu errado não um, mas dois filmes. Ou não os viu até o final. Ou as duas coisas.
Her é o favorito de Sam. Em uma entrevista em 2023, o executivo classificou o filme de Spike Jonze de “profético”.
Tal profecia se realizou no último dia 13, quando a OpenAI demonstrou a versão multimodal do ChatGPT com uma voz, chamada “Sky”, que lembrou a todos que a ouviram a da atriz Scarlett Johansson, que deu voz à IA Samantha em Her.
Se havia dúvidas, o próprio Altman produziu prova contra si mesmo ao postar, logo após a apresentação, apenas a palavra “her”.
Na segunda (20), Scarlett deu uma declaração a Bobby Allyn, da NPR, dizendo que Altman tentou contratá-la para dar voz ao ChatGPT em setembro de 2023. Ela declinou. Dois dias antes da revelação da voz que acredite-de-verdade-não é a dela, Altman reabriu a negociação com o agente da atriz, que não teve sequer tempo para responder antes da… hm, surpresa.
Após dar ao ChatGPT o super poder de ser interrompida por homens sem reclamar, Sam foi além e demonstrou que a OpenAI também é capaz de ignorar o “não” de uma mulher. Bom trabalho, caras!
Scarlett se disse “chocada, irritada e incrédula” com a atitude do CEO da OpenAI. A atriz disse também que seus advogados requisitaram detalhes de como a voz “Sky” foi criada e que, de maneira relutante, a OpenAI concordou em tirá-la do ar na noite de domingo (19).
Ao mesmo tempo, um post pouco convincente saiu no blog da empresa, explicando como as cinco vozes do ChatGPT — incluindo a “Sky” — foram selecionadas entre 400 muito antes de Sam abordar Scarlett.
Não disseram, porém, que um dos critérios de escolha era “soar parecidíssima com a da Scarlett Johansson”.
Essa cadeia de eventos não deveria surpreender vindo de quem vem: alguém que lidera uma startup que aspirou todo o conteúdo da internet, sem permissão nem pedir licença, para abastecer um gerador de lero-lero que, de outra forma (ou seja, legalmente), não poderia existir — e nem sou eu que diz isso, mas sim uma das principais firmas de investimentos do Vale do Silício.
Em nota (não?) relacionada, a equipe interna responsável por garantir a segurança e ética das tecnologias da OpenAI caiu fora e os termos rescisórios draconianos da OpenAI, que impedem os demitidos de criticarem a empresa pelo resto da vida sob pena de perderem suas ações que detêm da empresa, vazaram. Sam disse que desconhecia a situação. Alguém acredita?
Imagina um humano interromper uma maquina falando, para ser criticado assim….
“Após dar ao ChatGPT o super poder de ser interrompida por homens sem reclamar, Sam foi além e demonstrou que a OpenAI também é capaz de ignorar o “não” de uma mulher. Bom trabalho, caras!”
Sei que o choro é livre. Mas a vergonha alheia é constante.,… :/
Cara, que saco.
Votos: 0Ta evoluindo demais a tecnologia? Pois saia da internet, tem um monte de cidades e sociedades que vive muito bem offline!
Essa discussão não é sobre a evolução da tecnologia simplesmente. Mas como essa evolução se dá e os dilemas éticos envolvidos. Não me parece que “roubar” propriedade intelectual alheia seja natural. Menos ainda que a voz de uma pessoa seja copiada sem sua autorização.
Evolução tecnológica sempre existiu, mas se os impactos tivessem sido seriamente discutidos e tratados, não estaríamos em situação de crise climática, por exemplo (isso pra citar apenas um efeito adverso). Discutir esses temas agora, é tentar evitar situações mais complexas e difíceis de resolver no futuro.
Mas além de interpretar livros, filmes e textos de opinião, aprender com o passado é uma característica que o ser humano tem bastante dificuldade.
Votos: 0Não. Um computador “Após dar ao ChatGPT o superpoder de ser interrompida por homens sem reclamar, Sam foi além e demonstrou que a OpenAI também é capaz de ignorar o “não” de uma mulher.”
É muito idiota colocando relações escrunchulas, pessoas que conseguem fazer o exercício mental que “a voz é feminina portanto é mulhé portanto se ofender o PC está ofendendo mulhé” portanto “tratar mal com um PC é porque fala mal com uma mulhé”. É MUITA IDIOTICE.
Ainda bem que meu google home tem voz masculina (optei porque soa bem melhor, simples assim). Sem sarcasmo, pois se eu desse o comando “cala a boca” para interromper ele falando (sim, comando real funcional e prático) e essa máquina tivesse voz feminina eu podia me ferrar. QUE SOCIEDADE DE MERDA!
E então me vem um monte de chorão de AI, entre os que deliriam que um dia vai ser inteligente de verdade, e entre os que reclamam que não presta para nada e simplesmente não deixam nesse caso “apenas morrer porra!” no NFT. E claro não esquece dos chorões Microsoft, pois eu nunca vou sair do XP para usar o Windows 7! Ops… fico no 7 mas não vou pro 10. Ops, 2024… fico no 10 mas não vou para o 11!!! E segue essa linha até o fim dos tempos, que será quando o linux será relevante em desktop.
E agora problema global?
Combustíveis fósseis, desmatamento e agricultura estão em outro nível nisso! Agora empresas tentam lançar um novo google e isso que é o problema? “Ah mas não, tem de pensar nas pequenas coisas” né?? Pois eu ando de transporte público, se tu andas de carro, sobre essa lógica de tudo conta, é tu que não ajuda, diferente de min!
Ah mas usou a voz dela…. E DAÍ?? Processinho no meio e deu. Não é a última vez, e nem perto da primeira, que algo assim aconteceu!
Votos: 0Ja prevejo que o próximo relatório das moderações de comentários do MdU vai ser bem massa. Mas sempre é bom confirmar que todo mundo que se finge em cima do muro sempre cai pra direita, é só questão de tempo.
Votos: 0Opa. Política.
Votos: 0Antigamente toda discussão que vai demais vira discussão sobre nazismo. Ou to velho mesmo, ou você que está muito jovem para min. Ambos?
De qualquer forma, o importante é [não] manter o ponto.
Você julgou que ele é direita só por um comentário? Caraca, parece coisa de seita religiosa.
“Sempre parta da premissa de que as pessoas com quem você está conversando são suas amigas, e não suas inimigas, e que estão dialogando de boa-fé, sem ironia, sarcasmo ou segundas intenções.”
Regra de convivência número 2. O relatório de moderação serve pra você também, e pra mim, já que estou fazendo um meta comentário.
Vamos ver se pau que bate em Chico também bate em Francisco.
Votos: 0Vc está pior de interpretação que o Altman.
Votos: 0Ninguém está preocupado com o computador mas com o significado de colocar uma voz feminina que é ser interrompida, será que isso não lembra nada? É o que a situação representa. Não a situação em si.
andré, esse seu positivismo tecnológico ficou lá no século 19
Votos: 0Junto com um monte de gente que trabalha em tecnologia.
Votos: 0por isso é um campo tão tóxico e cheio de gente antiética
Votos: 0PS: deviam ter copiado a voz do Morgan Freeman. Mas entendo a escolha de Scarlett Johansson. Apenas foi infeliz demais por terem tentado falar com ela antes, ficou meio na cara….
Votos: 0O senhor Altman tentou cativar uma galera fã do filme, e a coisa não saiu conforme o esperado, agora vai levar um processinho.
A torcida pelo fracasso da IA é tão grande aqui no MDU que fico imaginando como vai ser a recepção quando a Apple lançar a dela, já que ela é o último bastião da “privacidade”.
Votos: 0não falo pelos outros, mas não sou contra a IA, sou contra patrões
IA devia ser tecnologia pública, aberta, livre e sem fins lucrativos
Votos: 0Deveríamos bater palma pra bilionário de tecnologia fazendo fortuna roubando trabalho alheio?
Votos: 0Eita, gente, pesou o clima aqui nos comentários. Vou fechá-los para todos acalmarem os ânimos, ok?
Votos: 0@feed Bom post! Capta momento que vai reverberar. A destituição de Sam Altman no ano passado faz mais sentido agora. O #Caff mandou bem apontando um campo onde a IA está "gerando" empregos:https://mato.social/@josemurilo/112512452312472354
Votos: 0