Assaltaram meu apartamento e isso talvez afete o site

Ontem à tarde, entre 15h50 e 16h30, alguém invadiu meu apartamento e levou um bocado de coisas: notebook, três celulares (!), tablet, um Kindle, câmera, controle remoto da TV (?), cabos, fones de ouvido e um boneco do Android (sério). Felizmente todos os meus arquivos e coisas importantes tinham backup na nuvem, e umas poucas fotos, ainda não passadas para lá, estavam num HD externo que foi deixado para trás.

Já contei a história várias vezes, inclusive à polícia, que está cuidando do caso, então não pretendo entrar em detalhes (eu não estava em casa e não corri risco algum). Este post é só um aviso de que, talvez, as coisas fiquem mais lentas que o de costume por aqui até que eu consiga repor o básico. Mas só a partir de semana que vem; tinha adiantado a pauta dessa por conta de compromissos na universidade, então vai ter post novo e tudo mais.

O Manual do Usuário é um blog independente que confia na generosidade dos leitores que podem colaborar para manter-se no ar. Saiba mais →

Acompanhe

  • Telegram
  • Twitter
  • Newsletter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48 comentários

  1. O foda disso tudo é que mesmo que o ladrão seja pego, já deve ter passado suas coisas “no cobre”. Uma lástima a situação, mas ainda bem que você não estava em casa e nem correu risco contra sua integridade. Ano passado vivi uma situação tensa, onde um falso leiturista da CEMIG entrou em minha casa e estava tentando passar o bico na minha mãe com história furada de troca do padrão, que teria de ser feita de forma imediata, naquela hora, sob risco de multa alta e até corte. Ele queria que ela fosse na rua comprar o novo com o ‘colega’ (enquanto ele ficava esperando, claro). Ela estava acreditando. Como estava em casa e ele não sabia, quando surgi, ficou nervoso, tentando me convencer também e não caía na conversa mole dele e (eu) só ficava de olho numa faca da cozinha, porque se ele fizesse um movimento brusco, a colocaria em seu pescoço. Não foi necessário porque ele acabou intimidado e saiu, dizendo que depois voltava para trocar mas vai fazer um ano e, graças a Deus, nunca mais!

    CEMIG é a companhia energética de MG, onde moro.

  2. Força Ghedin. Sei como é isso, aqui em casa eles entraram de madrugada enquanto a gente dormia, isso alguns dias depois de ter me mudado pra casa nova.

  3. A Zona 7 (acho que é ai que você mora, né?) e sua segurança exemplar, quando eu morei ai assaltos eram coisas corriqueiras (isso faz uns 7 anos) e pelo visto só está piorando…

    Desejo sorte para que você possa recuperar alguns dos seus pertences e dou duas dicas:
    1º Fique de olho nos grupos de venda do facebook, as vezes o cara da mole de anunciar alguma coisa.
    2º Mude-se dai (foi o que eu fiz), procure um bairro mais “familiar”, as vezes compensa morar um pouquinho longe da universidade, mas ter mais segurança.

  4. Situação desagradável. Já passei por isso. Ghedin, dê uma especulada sobre seguro residencial. Compensa…

  5. Rodrigo, que chato isso, sou leitor assíduo aqui apesar de não comentar muito. Sugiro que, depois de reaver os equips necessários para continuar com esse ótimo site, você dê uma olhada em algumas opções de gadgets de segurança e quem sabe até não falar deles para nós. Já vi alguns que tem sensor de movimento, camera pra atender campainha e vários outros tipos, mas nunca procurei aqui no BR, pode ser uma boa pra você. Boa sorte com tudo e estarei aqui acompanhando o site, parabéns pelo trabalho e continue que tá massa!

  6. Poxa, cara. Eu tenho obsessão por segurança. Eu instalei várias câmeras e sensores em minha casa, tudo por uns R$ 1500 (eu mesmo instalei) e todos os celulares eu instalei o Cerberus e os PC instalei o Prey. Também tenho um backup em um HD escondido na casa, para que não seja encontrado por algum ladrão (eu trabalho com projetos em SIG e CAD e eles são muito pesados e custariam muito caro manter eles na nuvem).

    1. Meu irmão teve um notebook e uma máquina roubada. Na época, eu tinha formatado o notebook e esqueci de instalar o Prey. Me arrependo até hoje disto. Estava pensando aqui se tinha como rastrear um equipamento pelo Mac Adress, mas na época não achei um mac guardado.

      Vou começar a anotar os mac adress dos equipamentos que uso em casa para ver se é uma chance de rastreio.

      1. Mas a localização do PC via endereço MAC só seria capaz em uma rede local, não? Quando um equipamento está conectado a um roteador ou modem, o endereço MAC dos equipamentos fica inacessível, ao menos que o PC, por exemplo, tenha sido instalado nele algum programa anti roubo.

  7. Sei que agora é tarde para seu notebook, mas uso o prey em meus computadores.
    É gratuito para até 5 dispositivos e roda sem aparecer no gerenciador de tarefas.

  8. Situação de impotência total. Só quem já sofreu isso que sabe. Comigo foi pior, botaram a arma em mim e tudo mais..

    A pessoa fica por alguns momentos desmotivada, mas bola pra frente cara. Seu trabalho é ótimo e quem é correto em atitudes, tem o dele sempre guardado.

    PAZ!

    1. É essa a sensação que o sujeito tem, impotência.

      Mas isso tem cara de roubo para sustentar vício. São coisas fáceis de carregar e trocar por pedra.

      Ghedin você consegue se recuperar, o vagabundo amanhã ou depois leva um tiro ou fica sequelado e nós continuamos com as nossas vidas e com as pessoas que amamos.

      Força e sucesso.

  9. Ghedin, uma boa para uma pauta … como sistemas de localização de dispositivo funcionaram em uma situação real…

  10. Não deixe um absurdo como esse parar você, Ghedin. Dei uma força ali pelo PayPal, mas se você puder fazer uma vaquinha de alguma forma, sem intermediários mesmo, acho que é possível que você consiga mais facilmente a ajuda da comunidade aqui.

    A primeira reação da minha esposa aqui foi “será que não foi alguém que sabia que você tinha essas coisas?” Quando eu tava no Giz, ela sempre ficava com medo de eu revelar demais onde morava, porque o povo que lia o site sabia que tinha um monte de coisa tecnológica de valor (várias que não eram minhas, mas de teste). Enfim, pode ter sido só por acaso, você foi a vítima da vez, como tantas outras são, mas se o ladrão for pego, seria bom fazer um follow-up de como ele te escolheu como vítima.

    Força aí!

    1. Acho que o ladrão só deu sorte de arrombar justo o meu apartamento, Pedro. Houve um relato de tentativa uns dias antes em outro do meu andar, e ontem, além do meu, ele também invadiu o da frente. Levou TV (!), bolsas, roupas e perfumes de lá.

      Mas o cara era profissional. Pelas características, deve ter estudado o prédio, a fragilidade da segurança, os hábitos dos moradores (ele foi embora quando eu cheguei em casa, deixando uma mochila abarrotada para trás; eu estava de carro, ou seja, ele sabia qual era o meu).

      Vizinhos e câmeras de outros prédios estão ajudando na identificação e estou torcendo para que peguem ele mesmo, porque há indícios de que não foi um roubo ocasional. Hoje descobrimos que outro prédio foi assaltado faz algumas semanas por alguém que bate com a descrição dele, usando os mesmos métodos.

  11. Esquisito Ghedin! Parece que o cara já sabia o que você tinha ou fazia uma boa ideia do que tinha.

    O risco é ter sido alguém do prédio ou por perto.Agora é comprar um cofre ou fazer um “deposito” com porta reforçada. :(

    Força!

  12. Ghedin, algum desses celulares (não sei se você postaria os modelos aqui) tinha algum serviço de rastreamento? Sei que é óbvio que você já fez tudo o que é possível nesse sentido, por não ser leigo, mas pensei em um gancho pra uma pauta sobre isso.

    Outra coisa: os 3 aparelhos eram seus ou estava algum em teste?

    1. O iPhone tinha e conseguimos uma localização depois do roubo. A polícia está averiguando.

      Um dos três aparelhos era de empréstimo. Já avisei a loja que tinha cedido e está tudo bem.

  13. E aqui temos uma grande ironia, ter seu notebook roubado pouco tempo depois de ter escrito um texto dizendo que mesmo sendo antigo estava satisfeito com ele. :(

  14. Que pena Ghedin! =(

    Infelizmente o Brasil está atolado em corrupção e violência. Sair de casa é um teste de sobrevivência e ficar também.

    Boa sorte.

    ps: Tem que ser um ladrão muito f.d.p. para roubar até um boneco do Android (ou pode ser alguém que conhecia sua rotina).

  15. Alguém organize uma vaquinha pra comprar pelo menos o notebook pra ele. Eu tô dentro.

    Ou se manifeste, Ghedin. E lembre-se que vc não pode recusar nossa ajuda.

    1. Ótima idéia ! Ghedin, depositei uma doação via Paypal (link acima) e sugiro a todos nós que curtimos o trabalho do MdU que façamos o mesmo dentro de nossas possibilidades. Confirme recebimento por favor. Abraços e cuide-se !

    2. Não estou negando ajuda e inclusive agradeço (muito!) quem se dispuser a doar uns trocados (como o @alvaroapsantos:disqus e alguns outros leitores já fizeram; o caminho é o botão do PayPal ali em cima dos comentários), mas não farei uma mobilização em torno disso. Há causas mais importantes e gente mais necessitada precisando e, na condição em que estou, me sentiria mal em dividir os holofotes com essas pessoas. O rombo foi considerável, mas é contornável e não é como se fossem coisas essenciais, vitais etc.

      Enfim, obrigado pelo apoio, pessoal :)

    3. Não estou negando ajuda e inclusive agradeço (muito!) quem se dispuser a doar uns trocados (como o @alvaroapsantos:disqus e alguns outros leitores já fizeram; o caminho é o botão do PayPal ali em cima dos comentários), mas não farei uma mobilização em torno disso. Há causas mais importantes e gente mais necessitada precisando e, na condição em que estou, me sentiria mal em dividir os holofotes com essas pessoas. O rombo foi considerável, mas é contornável e não é como se fossem coisas essenciais, vitais etc.

      Enfim, obrigado pelo apoio, pessoal :)

    1. Muito pelo contrário. É importante discutir sobre isso, pois a situação do Brasil se tornou completamente caótico nessa área nos últimos anos.

        1. É um problema sistêmico e, de verdade, começar outra discussão como aquela de matar bandido/não matar bandido aqui no Manual, como a que rolou algumas semanas atrás, não vai ajudar muito…

  16. Que merda cara… pelo menos vc não correu nenhum risco… bens materiais a gente trabalha e repõe na medida do possível, boa sorte!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!