Uma das poucas unanimidades da internet é que as áreas de comentários dos grandes portais são horríveis. Em muitos casos, o baixo nível se repete em jornais, sites especializados e blogs. Apesar da má fama mais que justificada, não precisa ser assim.
Apoie pelo PicPay / Apoie pelo Catarse
Para o apoio anual por boleto bancário ou Pix, mande um e-mail.
Um dos pilares do Manual do Usuário é a comunidade, ou a participação dos leitores em tudo que acontece no site e nas demais plataformas onde ele marca presença. Com moderação ativa, abertura ao contraditório e regras mínimas de convivência, cada post nasce com o potencial de ser enriquecido pela caixa de comentários colada neles. Na maioria dos casos, esse potencial se realiza.
Um grande sinal da saúde dos comentários é o post livre, que semanalmente abre espaço para debatermos quaisquer assuntos, de tecnologia ou não, com centenas de comentários em cada edição. Quando ele não está aberto, a conversa segue no grupo do Telegram, exclusivo para assinantes (+R$ 16), que também faz as vezes de “conselho editorial”.
Há muita troca nesses ambientes e sinto que quem publica aqui recebe tanto quanto contribui aos debates. Sempre foi o objetivo estabelecer essa relação horizontal com quem nos lê e é uma satisfação imensa, constante, tê-lo atingido.
Esta exaltação à comunidade do Manual do Usuário é o primeiro de uma série de quatro posts destacando os pilares do projeto, parte de uma campanha de fomento ao programa de assinaturas, a principal fonte de receita que mantém as luzes acesas e me permite ter dedicação exclusiva. A meta de assinaturas para tornar o site autossustentável ainda não foi batida. Por isso, se você gosta daqui, tem condições e quer que este espaço continue existindo, considere apoiar-nos:
Apoie pelo PicPay / Apoie pelo Catarse
Para o apoio anual por boleto bancário ou Pix, mande um e-mail.
Ilustração do topo: Toia Cruz.
Edição 20#29
- Apoie Para variar, uma área de comentários agradável e útil
- Tecnocracia O Brasil real não cabe nas discussões delirantes do Twitter
- Análise O teclado Bluetooth mais barato do Brasil vale a pena?
- Escritório em casa O escritório em casa do matemático aplicado Caio Volpato
- Vamos conversar? Post livre #234
- Bloco de notas O destino incerto do TikTok