Novas maneiras de organizar conteúdo para “ler/ouvir depois”.

Atualizações recentes dos aplicativos AntennaPod e Pocket me chamaram a atenção por redesenharem a tela inicial. No lugar da antiga lista comprida de coisas salvas (podcasts e artigos da web), apareceu uma tela dinâmica, com vários filtros e até sugestões de conteúdos.

Lembrei-me da máxima de que todo índice cresce até que seja necessária um mecanismo de pesquisa para encontrar o que se deseja, e toda pesquisa cresce até que seja necessária uma curadoria para encontrar o que se deseja.

Não sei ao certo onde as novas telas iniciais do AntennaPod e Pocket se encaixam. Parecem ser respostas a uma espécie de fadiga de conteúdo, um remédio para evitar que os usuários declarem falência das suas listas intermináveis e crescentes de coisas para ouvir/ler “um dia”.

Ainda que eu prefira uma lista ordenada por padrão (gosto dos filtros como opções), artifícios do tipo devem funcionar com muita gente. Afinal, há uma década a maioria trocou o controle absoluto dos feeds RSS pelo caos e incerteza das redes sociais para acompanhar o noticiário. (A expectativa de que chatbots substituirão os buscadores web reforça essa impressão.) Via AntennaPod, Pocket (ambos em inglês).

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

11 comentários

  1. AntenaPod me perdeu por causa da falta de backup e sincronização, a nuvem deles vivia fora do ar.

    Quando meu celular deu pau perdi tudo, daí mudei para algo com sincronização mais simplificada.

  2. Eu também uso RSS, e já tive uma crise de seguir muitas emissoras e ter montanhas de textos sem ler, pra ”depois”. Em vez de continuar e subir para pesquisa e curadoria, parei e pensei em reduzir, decrescimento saudável, e desassinei os produtores que gostava menos, não informava igual a outros melhores, ou simplesmente era repetido ou comercial. E passei a pensar 2 vezes antes de salvar algo para depois, se aquilo não tinha valor discernível no momento, eu deixava ir.
    Reduzir o conteúdo em vez de querer ter a ilusão de ter posse de mais e mais. Funciona quando dá para fazer.

  3. A respeito da lista de Itens Salvos: tenho uma lista de vídeos “para ver mais tarde” no YouTube que me parece ser impossível de zerar. O próprio aplicativo carece de opções para ordenar e consumir essa lista: é só do mais antigo para o mais recente, e vice-versa. Uma opção para classificar por tamanho do vídeo ou por canal seria bem-vinda.

    Me parece que é proposital que a lista de itens salvos (ou “ver mais tarde”) seja negligenciada, não só no YouTube mas também em outras redes sociais, como Instagram, Twitter e Facebook. Se você está vendo vídeos antigos, não está vendo os vídeos novos ou as recomendações, o que parece bem errado para as big techs. E assim, essa funcionalidade de salvar um conteúdo parece estar ali meio que a contragosto, ou por obrigação. Ou é só impressão minha?

  4. Eu já troquei tudo pelo feed RSS. De ser algo que nem acompanho a página se não tiver RSS.

  5. ainda estou tentando me acostumar com a nova versão do AtennaPod, o que gostei de cara foi visualizar a capa do episódio, pois antes era só quando tocava o podcast, mas de resto ainda é um pouco confuso pra mim.

  6. Tenho sentido falta de imagens para ilustrar o posts aqui no MdU.
    Ainda mais neste caso, que estão sendo comentadas justamente a parte visual dos apps.

    1. É algo intencional mesmo. Tenho dado preferência a usar somente texto nos posts mais curtos, com links para quem quiser ver imagens e vídeos ou se aprofundar no assunto abordado.

  7. Sempre gostei muito do Pocket por seu funcionamento com a lista principal e as tags. Até houve uma época em que fui tomado por uma impressão errada de que o Pocket seria meu novo gerenciador de favoritos (a gestão do Chrome e do Firefox faz algum tempo que precisa de uma atualização), mas não durou mais que dois meses e vi que um serviço web, embora mais bonito, não seria tão prático.

    Já sobre o conteúdo com curadoria automática, ele não é necessariamente um atrativo, mas também não me incomoda. Acho até que me faz pensar em revisitar o app para ver aonde as atualizações o tem levado.

  8. Quando comecei a testar o beta do Pocket, também achei estranho. Aos poucos fui me acostumando, e apesar de ñ consumir muito as sugestões, uma vez o outra me pego lendo algum artigo sugerido.

    No meu caso, saio um pouco dos textoz que geralmente salvo para ler depois: tecnologia. hahaha