Windows 11 ganha suporte a RAR, 7-Zip e outros formatos de compactação.
Enterrado no anúncio do Bing Chat (ChatGPT) dentro do Windows 11, a Microsoft revelou que seu sistema operacional ganhará suporte nativo a outros formatos de compactação além do *.zip
, como *.7z
, *.rar
e *.gz
— todos os suportados pela biblioteca libarchive. Será que as pessoas continuarão instalando (ou comprando) o WinRAR e similares? Via Microsoft (em inglês).
Eu lembro uma vez que baixei o WinRAR nos primórdios da internet discada, e o programa veio compactado em .rar 🤡
7-zip ainda vai ser superior pra compactar.
Vendo o noticiário tech da gringa, é impressionante que a melhor receptividade de todos os anúncios da BUILD, refere-se a isso, como a Microsoft finalmente ter colocado uma função nova que as pessoas realmente queriam.
Tipo aqui: https://www.neowin.net/news/opening-rar-files-natively-in-windows-11-is-coming-and-people-online-are-going-crazy-over-it/
Espero que a Microsoft tenha incorporado o suporte ao rar pagando a licença. @Ghedin ativa o jornalismo investigativo aí pra conseguir essa info! :D
A Microsoft está usando uma biblioteca de código aberto, a libarchive. Não deve estar pagando nada a ninguém.
Saquei, então o suporte ao RAR deve ser somente leitura, como consta na wiki da libarchive.
Finalmente alguma melhoria no Windows. Funcionando direitinho e tendo suporte pra linha de comando, vai ser uma mão na roda pra várias coisas. Só não tem uma data estimada pra isso ainda, ne?
É óbvio que as pessoas continuarão instalando os softwares. Que pergunta…
eu acho um questionamento válido o do post, pois ele fará nativamente a mesma coisa de um aplicativo, não tem pq instalar um externo, a não ser que ofereça outras coisas.
Muita gente vai instalar por força do hábito… muita gente vai instalar por não saber desse recurso, muita gente vai instalar porque está acostumada com a interface medonha do WinRar…
concordo!
eu por exemplo, na última compra de notebook não instalei o 7-zip, e só fui sentir falta ao tentar abrir um arquivo com a extensão, se já tivesse suporte eu não iria instalar nada, pois ao dar o clique-duplo ele já iria abrir, dispensando um app extra e eu nem sentiria falta dele, ouso dizer que muita gente vai nessa linha.