Relatório da moderação de comentários (abril e maio de 2024)

O compromisso de transparência do Manual no que tange à moderação de comentários muda um pouco daqui em diante.

Não conseguimos eleger um novo Comitê de Supervisão por falta de candidatos, o que me levou à sua dissolução. Desses limões, tentei fazer uma limonada: a partir de agora, o “comitê” passa a ser composto por você e todo mundo que acompanha o site.

A cada bimestre, publicarei os casos moderados e as respectivas soluções, tal qual fazíamos quando havia Comitê de Supervisão. A diferença óbvia é que agora não teremos o parecer deles.

A propósito, reitero o agradecimento aos membros originais do Comitê — Cíntia Reinaux, Emanuel Henn e Michele Strohschein — e aos dois candidatos da tentativa frustrada de eleição da nova formação — Edson Neto e Paulo Pilotti Duarte. Valeu!

***

Este bimestre foi trabalhoso na moderação, com 15 casos.

Alguns leitores se tornaram recorrentes em criar confusão nos comentários e, como se nota pela reação de alguns deles aos meus e-mails, é meio que por esporte ou não terem nada melhor para fazer.

Sempre tento levar numa boa, equilibrando a necessidade de manter o ambiente do Manual saudável e, ao mesmo tempo, convidativo — mesmo para aqueles que têm opiniões diferentes das minhas e do perfil médio de quem me lê.

Nesse bimestre, senti-me um pouco cansado dessa dinâmica. Talvez eu aperte um pouco mais os critérios para moderar comentários; cogito incluir uma regra abrangente nas de convivência, algo na linha “não seja desagradável”. É subjetivo? Sim, mas o que não é quando se trata de comunicação entre seres humanos?

Vamos aos casos. Para facilitar a minha vida, em vez do arquivo *.pdf, publicarei o relatório direto na página mesmo.


Caso 2024-13, 7 de abril

Post: https://manualdousuario.net/elon-musk-alexandre-de-moraes/

Comentário:

MR. MUSK PRESIDENTE

Solução, caso 2024-13

Exclusão do comentário. Esse leitor estava tumultuando o espaço; deixei os outros comentários, mas achei esse provocativo e sem contexto.

Enviei o seguinte e-mail:

Oi [leitor],

Parece-me que você é novo no Manual do Usuário. Bem-vindo!

Peço que dê uma lida nas regras de convivência do site: https://manualdousuario.net/doc-comentarios/#regras

Esse tipo de comentário acirra os ânimos e não contribui para o debate. Por isso, excluí ele, ok?

Abraço,

Leitor ficou bastante irritado e respondeu o seguinte:

Sr. Rodrigo,
Eu veementemente discordo da exclusão, e veja bem :
O site manual do usuario é novo na internet, considerando que eu t3nho 37 anos e uso a internet desde a epoca do bug do milenio. Lembra ?
Entao, estou aqui ha. .. cerca de 27 anos .

Olha, eu gostaria que o sr fizesse a des exclusão dos meus comentarios, ou entao, solicitaria que o sr moderasse boa parte dos comentários que andei vendo .

E digo mais:
Um usuario novo, comentando no seu site, é de suma importância para ele. Tendo em vista que sao comentários reais feitos com cuidado, um por um, manualmente, e sem pretensão nenhuma, diferente de muitos outros comentarios que observei, que aparentemente tem teor negativo e intuito pretensioso .

Bom, se tratando apenas desse comentário, relevo meu pedido. No entanto, caso observe outros comentários meus sendo excluidos enquanto os demais usuários tem maior liberdade, nos veremos la no twitter, ok ?

Veja que… meu comentário foi feito em meu nome. Com meu email completo e todos os dados reais .

Se trata de um artigo falando sobre liberdade de expressao na internet onde o conteudo entra em contradicao, pois o site é um dominio .net e nao .br .
Veja so: se o site é .net .. presumo que o site defende a internet e deveria presar pela liberdade de expressao e controlar conteudo ilícito .

Ja pensou se o meu compromisso com a Internet nao existisse? O sr. Sabe o empenho que tenho tido ao longo da vida para preservar, moderar e educar usuarios brasileiros na internet ?

Agora, so imagine … que restrições como esta podem muito bem chegar ao conhecimento de elon musk .

Caso se disponha a conversar tenho muito a colaborar .
[número de telefone]
É o meu zap

Um abraco

[leitor]
Webmaster

Não respondi.

Dois dias depois, o mesmo leitor voltou a um post de janeiro e deixou um comentário mal criado, que não foi aprovado/liberado e não respondi:

So nao entendi se o artigo é sobre o linux ou sobre o ios .
Parece mais um merchan da apple, ou um diario de um usuário arrependido .
Outra coisa.. é obvio que o sr nao fez isso tudo saindo do ios assim de cara.
E …. se é pra falar de uma migracao, ficou a duvida .. o que aconteceu com o “restante” da sua vida virtual no ios ?
Lembrando que a apple é um lixo.. e que os novos processadores rodam sistemas operacionais semelhantes ao linux, ou seja o ios novo ate onde sei é wuase o linux. Mas tem gente que sahe falar mais a respeito disso .


Caso 2024-14, 9 de abril

Post: https://manualdousuario.net/orbita-post/fraude-no-e-social-ja-viram/

Comentário:

Um absurdo isso! Não entendo como o ESocial permite que esses vagabundos façam isso . Dor de cabeça , tem gente que tem que contratar advogado para ver isso

Solução, caso 2024-14

Exclusão do comentário. Leitora não tinha outros comentários no site, ou seja, deve ter encontrado o post pelo Google. Deixou outros comentários que mantive; só apaguei esse pelo tom exaltado. Não enviei e-mail.


Caso 2024-15, 18 de abril

Post: https://manualdousuario.net/orbita-post/emulador-para-ios/

Comentário:

Fazer igual com as IAs… Se eu não quiser encontrar roms dos jogos, quais sites devo evitar?

Solução, caso 2024-15

Comentário excluído. Talvez devesse deixar explícito nas regras de convivência que indicações e pedidos para conteúdo pirateado não é permitido nos comentários do Manual.

E-mail enviado ao leitor:

Se o moderador fosse uma IA, essa aí passaria, hehe.

Tive que excluir o comentário 🥲

Resposta:

Poxa…

Mas ta valendo pq depois a casa cai para você né..


Caso 2024-16, 22 de abril

Post: https://manualdousuario.net/orbita-post/a-internet-esta-comecando-a-quebrar-aqui-esta-o-porque-em-ingles/

Comentário:

Vim só pela bunda da Kardashian

Solução, caso 2024-16

Comentário excluído. Não entendi o contexto (não assisti ao vídeo do post), por isso tratei de perguntar ao leitor no e-mail com a justificativa da exclusão:

Oi [leitor],

Onde tem bunda da Kardashian?

Comentários assim podem afastar as poucas mulheres que frequentam os comentários do Manual. Por isso, excluí, ok?

Conto com sua compreensão.

Instantes depois, respondeu com o link da sessão de fotos da Kardashian que “quebrou a internet”, e aí entendi a relação com a conversa no Órbita. (Tinha esquecido total disso.)

Ainda assim, optei por manter o comentário excluído e respondi:

Ah, ESSA bunda 😄

Vou deixar essa para o comitê de supervisão da moderação, ok?

Resposta dele:

Cara, não me preocupo com nada disso, deixa apagado mesmo.


Caso 2024-17, 23 de abril

Post: https://manualdousuario.net/mesa-de-trabalho-keli-vasconcelos/

Comentário:

“todo mundo com a coluna em dia?” Provavelmente melhor do que você, com essa altura de tela e cadeira.

Solução, caso 2024-17

Exclusão do comentário. Desnecessariamente agressivo com a Keli, que enviou sua mesa com toda a boa vontade do mundo.

Enviei este e-mail:

Oi [leitor],

A crítica é válida, mas pode ser feita de um jeito mais amigável, né? Lembre-se da regra de convivência #1 do nosso espaço de comentários:

• Quando você se comunica via internet, tudo o que vê é uma tela, mas atrás dela existem pessoas de carne e osso, com sentimentos. Sempre tenha isso em mente antes de mandar um comentário. Quando estiver respondendo alguém, questione-se: “Eu diria isso na cara da pessoa?” Se a resposta for “não”, reconsidere sua resposta.

Você poderia repostar seu comentário com um texto menos agressivo?

Obrigado,


Caso 2024-18, 23 de abril

Post: https://manualdousuario.net/orbita-post/folha-lanca-blog-evangelicos/

Comentário:

“Como cristã, o seu comentário me pareceu ele mesmo bastante preconceituoso e intolerante, mas entendo o contexto que pode ter te levado a ter essa visão.”

Acho que o contexto foi a bíblia, as igrejas e os parlamentares cristãos. E sempre ouço que “não são todos assim”, mas se você é conivente com esse tipo, frequenta os mesmos lugares, acredita nas mesmas coisas, é igual (ou pior).

Solução, caso 2024-18

Exclusão do comentário. E-mail enviado ao leitor:

Oi [leitor],

Por favor, não faça ataques a outros leitores (em especial a uma leitora) presumindo que eles sejam assim ou assado por manifestarem uma opinião ou crença. Isso deteriora o ambiente de debates e pesa o clima.

Excluí seu comentário, ok?


Caso 2024-19, 30 de abril

Post: https://manualdousuario.net/hyfetch-neofetch-alternativa/

Comentário:

O screenfetch pelo menos não lhe força a aderir a ideologias duvidosas.

Solução, caso 2024-19

O post se referia a um aplicativo que exibe esquemas de cores LGBTQ+. Excluí o comentário e enviei este e-mail ao autor:

Oi [leitor],

LGBTQ+ não é “ideologia duvidosa”.

Seu comentário foi desrespeitoso com pessoas gays e trans, por isso foi excluído, ok?

Espero que compreenda e reveja esse posicionamento.

Abraço,


Caso 2024-20, 3 de maio

Post: https://manualdousuario.net/atalho-ios-salvar-arquivos-texto/

Comentário:

Pela proposta do próprio OP, entendo que esse método não tem lógica, pois apesar do formato txt ser o mais simples, o método é uma grande gambiarra que joga por terra toda a simplicidade.

Obs: cadê o comentário do rapaz que discordou do dono do site?

Solução, caso 2024-20

Exclusão. Leitor anônimo, sem e-mail válido. A última linha (não tenho a menor ideia a que comentário ele se refere), todo o comentário, na real, me pareceu alguém inflamado (troll) querendo apenas tumultuar o espaço. Foi uma exclusão preventiva.


Caso 2024-21, 3 de maio

Post: https://manualdousuario.net/ia-generativa-duvidas/

Comentário:

“Sempre parta da premissa de que as pessoas com quem você está conversando são suas amigas, e não suas inimigas, e que estão dialogando de boa-fé, sem ironia, sarcasmo ou segundas intenções.” :D

Solução, caso 2024-21

Exclusão. Leitor buscou uma das regras de convivência para questionar uma suposta hipocrisia minha ao perguntar a outro se ele era novo no espaço. (Esse outro leitor havia escrito que era “estranho ter esse tipo de opinião num blog de tecnologia”.) Acontece que meu comentário não foi irônico nem sarcástico. Às vezes, alguém cai de para-quedas e estranha o posicionamento pé no chão do Manual.

Tentei enviar um e-mail, mas (sem surpresa) o endereço deixado era falso. Mensagem que enviei:

Oi [leitor],

Foi uma pergunta sem um pingo de ironia, acredite.

Excluí seu comentário, ok?

Abraço,


Caso 2024-22, 7 de maio

Post: https://manualdousuario.net/orbita-post/por-onde-voce-se-informa/

Comentário:

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk isso é porque tu é contra o Bolsonaro, ta sentindo ainda? Esquece, vida que segue

Solução, caso 2024-22

Exclusão. Sem comentários, né. Deixou endereço de e-mail válido, mas não mandei mensagem.


Caso 2024-23, 24 de maio

Post: https://manualdousuario.net/chatgpt-scarlett-johansson/

Comentário:

Não. Um computador “Após dar ao ChatGPT o superpoder de ser interrompida por homens sem reclamar, Sam foi além e demonstrou que a OpenAI também é capaz de ignorar o “não” de uma mulher.”
É muito idiota colocando relações escrunchulas, pessoas que conseguem fazer o exercício mental que “a voz é feminina portanto é mulhé portanto se ofender o PC está ofendendo mulhé” portanto “tratar mal com um PC é porque fala mal com uma mulhé”. É MUITA IDIOTICE.
Ainda bem que meu google home tem voz masculina (optei porque soa bem melhor, simples assim). Sem sarcasmo, pois se eu desse o comando “cala a boca” para interromper ele falando (sim, comando real funcional e prático) e essa máquina tivesse voz feminina eu podia me ferrar. QUE SOCIEDADE DE MERDA!

E então me vem um monte de chorão de AI, entre os que deliriam que um dia vai ser inteligente de verdade, e entre os que reclamam que não presta para nada e simplesmente não deixam nesse caso “apenas morrer porra!” no NFT. E claro não esquece dos chorões Microsoft, pois eu nunca vou sair do XP para usar o Windows 7! Ops… fico no 7 mas não vou pro 10. Ops, 2024… fico no 10 mas não vou para o 11!!! E segue essa linha até o fim dos tempos, que será quando o linux será relevante em desktop.

E agora problema global?
Combustíveis fósseis, desmatamento e agricultura estão em outro nível nisso! Agora empresas tentam lançar um novo google e isso que é o problema? “Ah mas não, tem de pensar nas pequenas coisas” né?? Pois eu ando de transporte público, se tu andas de carro, sobre essa lógica de tudo conta, é tu que não ajuda, diferente de min!

Ah mas usou a voz dela…. E DAÍ?? Processinho no meio e deu. Não é a última vez, e nem perto da primeira, que algo assim aconteceu!

Solução, caso 2024-23

Fechei os comentários diante da porradaria generalizada. Ao autor do comentário acima, enviei este e-mail:

Oi [leitor],

Olha, eu aceito numa boa comentários contrários à minha visão, quando são respeitosos. Os seus, no geral, são; alguns às vezes ficam no limiar. O que não entendo é a energia gasta para ser o do contra.

Isso acaba inflamando o ambiente e me obriga a tomar alguma atitude — neste caso, fechei os comentários.

Resposta do leitor:

Cara as vezes estou iddle demais no trabalho.
Te falar a real, cansa. Porra. É uma baboseira tão grande, tipo “voz de computador” ter relação ao que a pessoa fala com o computador…. de verdade, eu mando o meu google “ok google, cala a boca”. Quem usa sabe que ele é uma merda e volta e meia responde bosta…. E até hoje não tinha pensado que dependendo do tom emulado de voz do google isso pode ser… uma ofensa? Ah para!

Mas sim estou no limiar 😊 Muito até… mas se é para ficar dando like sem adicionar vou para uma rede social.

Não ofendo indivíduos pois é burrice, se fiz foi sem querer e todos nós somos idiotas as vezes, faz parte.

Mas grupos grandes de pessoas sim, se são estrupidos tem de ter argumentos melhores ou deixar de serem estrupidos. Lembra como era “micro$oft”? Levfou tempo para “alguém perceber” que o google estava ainda pior, pois tudo que escutava era eco micro$oft micro$oft micro$oft micro$oft…. Lembra como falavam mal do Vista apenas porque ovelhinha corria uma atras da outra sem pensar, e então o Projeto Mojave mostrar que todos eram ovelhas?
A maioria pode estar errada, e ofender a maioria deve doer em quem merece. O indivíduo, porém, é mais complexo claro e a generalização nesse ponto pode ser errada.(como um feliz que consegue me chamar de direita quando, pela primeira vez na vida! (juro!), fiquei feliz por ter notado no cara que é presidente pois sem ele o meu RS estaria ainda pior).

Enfim, como vc ve com esse reply… iddle.
As vezes tento dar um tempo, mas acho bem divertido de ver tudo lá….

Não é a primeira vez que recebo email de vocês, e meu ego até pensa nisso em pontos como esse.

Eu:

O problema é que seu “iddle” acaba ofendendo outras pessoas. E a troco de… nada, sabe? É só um blog que você está lendo. Fica um clima ruim — e ISSO me incomoda, porque é o meu site que fica com um clima ruim.

Seria o mesmo que você chegar numa roda de amigos e falar que a opinião de um (ou de quase todos) é bem bosta. Eu não sei como é seu relacionamento com amigos, mas eu, pessoalmente, desgosto desse comportamento.

Leitor:

Adoro quando alguem me mostra que estou errado. Diferimos aqui.
Até no teu blog já mudei de opinião pois pessoas simplesmente me mostraram que eu estava errado.
Adoro mesmo, pois se mudou a minha opinião mudou a forma de eu pensar, e assim “evoluí”!

Ao “clima” lembro de ter visto algo que para min pareceu explicar bem: na minha época pernas rochas de jogar futebol (ou garrafão!!), cair de bicicleta e levar ponto… isso doía e fazia nós aprendermos, e evitar. Hoje em dia como ninguém se machuca mais são palavras que “doem”. Cara… eu era nerd e era azucrinado por muitos, obvio, mas eu tinha medo de apanhar na saída do colégio não de ser chamado de palavras.

Criamos uma geração de bebês. :/


Caso 2024-24, 24 de maio

Post: https://manualdousuario.net/chatgpt-scarlett-johansson/

Comentário:

Você pode discordar da maioria dos comentarista do MDU, mas pelo menos faça de forma menos agressiva rsrsrs. Mas confesso que eu ri no “… pois eu nunca vou sair do XP para usar o Windows 7! Ops… fico no 7 mas não vou pro 10. Ops, 2024… fico no 10 mas não vou para o 11!!!”

Solução, caso 2024-24

Comentário ficou retido e não foi aprovado. Leitor é reincidente em inflamar o ambiente.

Enviei este e-mail:

Oi [leitor],

Seu comentário ficou retido e não foi liberado. Comentários desdenhosos do tipo, feitos apenas para inflamar o ambiente, não têm espaço no Manual.

Espero que compreenda.

Resposta do leitor:

OK, sem problemas.


Caso 2024-25, 24 de maio

Post: https://manualdousuario.net/chatgpt-scarlett-johansson/

Comentário:

[Outro leitor], eu já conheci pessoas ignorantes mas pessoas ignorantes, cínicas e prepotentes como você acho que nunca

Solução, caso 2024-25

Exclusão do comentário. Ataques “ad hominem” não são tolerados no Manual.

Enviei este e-mail ao autor:

Oi [leitor],

Por favor, evite ataques “ad hominem”. Eles ferem as regras de convivência do Manual.

Excluí seu comentário, ok?

Abraço,


Caso 2024-26, 24 de maio

Post: https://manualdousuario.net/orbita-post/netflix-aumenta-preco-de-todos-os-seus-planos-no-brasil/

Comentário:

Quando o assunto é pirataria de áudio e vídeo, o pessoal aqui é meio que ok e até incentivam, desde que não tenha IA envolvida, claro. Muito interessante essa dualidade.

Solução, caso 2024-26

Troll recorrente. Muito interessante essa obsessão em comentar groselha num site de que, aparentemente, nem gosta. Ainda mandei um e-mail ao fulano:

Oi [leitor],

Comentário excluído com base na regra #5 (“[…] [comentário] que contribua para desestabilizar o ambiente”).

Resposta do leitor:

Eu discordo, mas ok, vc que manda.


Caso 2024-27, 25 de maio

Post: https://manualdousuario.net/samsung-tv-nu7100-tu8000-defeito/

Comentário:

Boa noite aconteceu com a minha televisão eu tive que contratar um advogado para poder ter solução. Como as audiências são por vídeo chamada. Vou te passar o escritório de advogados que entrou com recursos e tdo deu certo. [número de telefone]. Chama no watts e fala que eu te indiquei. Boa sorte

Solução, caso 2024-27

Exclusão do comentário. Seria muito difícil atestar a legitimidade do telefone informado — poderia ser um golpe ou coisa do tipo.

Enviei este e-mail a quem comentou:

Oi [leitor], tudo bem?

Como é muito difícil atestar a legitimidade do escritório informado, optei por excluir seu comentário.

Espero que compreenda.

Abraço,


Caso 2024-28, 30 de maio

Post: https://manualdousuario.net/orbita-post/fim-da-isencao-para-compras-de-ate-us-50/

Comentário:

Lula não conseguiu vetar e se quisesse vetar, já teria posto a PF para prender Arthur Lira (a forma mais divertida de fazer político ter medo, diga-se). Mas Lula é conversinha demais para isso. Ao meu ver, como diria Reinaldo, abaixar os custos de impostos dos produtos nacionais seria mais interessante. Talvez mais ainda incentivar a produção nacional de itens, já que a Ásia em si nessa parte dominou demais. Problema é que estamos anos atrasados…

Solução, caso 2024-28

Comentário foi barrado e o mantive assim. Tom inflamatório em um debate que já estava meio fora dos trilhos.

Enviei este e-mail ao leitor (que, desconfio, é um das antigas que havia parado de ler o site por discordâncias e voltou com um pseudônimo):

Olá,

Seu comentário foi barrado e vou mantê-lo assim pelo tom inflamatório.

Espero que compreenda.

A newsletter do Manual. Gratuita. Cancele quando quiser:

Quais edições extras deseja receber?


Siga no Bluesky, Mastodon e Telegram. Inscreva-se nas notificações push e no Feed RSS.

16 comentários

  1. O quase-comitê, se existisse, concordaria com suas decisões, Ghedin kk

    Curioso… Não lembro de haver tantos comentários agressivos nos relatórios anteriores 🤔

  2. Leio o Manual tem um tempo e, como a primeira vez que leio um relatório desses, acho que não discordo de nada tomado por aqui. E se discordasse, o Ghedin tá correto em moderar o espaço que é dele. Tem uns comentários que as vezes parecem que são quase ameaças…

    Fico só com a dúvida se postar os comentários de forma pública aqui é a melhor forma de mandar esse relatório. Parece uma forma de recompensar pessoas por terem, de certa forma, quebrado as regras do site. Elas podem se identificar como autores do post e continuarem a inflamação. Ou mesmo não se identificar e se vangloriarem de estarem causando o caos por aí…

    1. Não havia atentado a tal hipótese, Victor. (E não duvido que os relatórios possam virar uma motivação para arruaça, hehe.) A nossa comunidade é pequena, do tipo que dá para conhecer muita gente “de nome”, então acho que esse risco, se existir, é baixo e mitigável.

  3. Haja disposição e saúde mental pra moderar gente sem noção 🤡

  4. “Tom inflamatório” é utilizado como forma de justificar a ‘moderação’ dos comentários (remoção da mensagem). Ok, eu acho justo – desde que isso possa valer para todos. Ocorre que já percebi tantos comentários “ácidos” nesse site e essas pessoas nunca são censuradas… Por quê? Afinal, qual o critério para selecionar o que é e o que não é “tom inflamatório”? Acho muito legal a ideia da transparência; particularmente, nunca havia visto isso em outro blog, achei a ideia realmente muito boa. Mas sinto que, estando no outro espectro político da maioria que frequenta este site, a qualquer momento posso ser censurado por dizer algo que a maioria (daqui) discorde – e isto ser justificado como “tom inflamatóri “. No último comentário deste relatório (“Lula não conseguiu vetar…”), por exemplo, não há razoabilidade alguma na remoção, foi apenas uma opinião ~ política, é verdade, mas ainda assim opinião ~ contrária à opinião da maioria que acessa este blog.

    1. Fábio (e os demais que reclamam de “censura”), não existe censura em local privado. O Manual, embora seja aberto ao público, é o meu site, então o “critério” é o que acho inflamatório. Puxo uma resposta dada a um leitor, no relatório acima, para ilustrar a maneira como a banda toca:

      Seria o mesmo que você chegar numa roda de amigos e falar que a opinião de um (ou de quase todos) é bem bosta. Eu não sei como é seu relacionamento com amigos, mas eu, pessoalmente, desgosto desse comportamento.

      Quase desnecessário dizer, tento ser razoável nas minhas decisões — e admito que já pesei a mão em algumas ocasiões; foi numa dessas, aliás, que surgiu a ideia do comitê e dos relatórios de transparência.

      Isso não significa, porém, que alguém deva esperar “imparcialidade”, “liberdade de expressão absoluta” ou qualquer coisa do tipo daqui ou de mim. Moderação é e sempre será uma atividade subjetiva e — não só pelos relatórios — acho que é bem fácil sacar (como você sacou) que certas opiniões e posicionamentos não são tolerados ou bem recebidos por aqui.

  5. Oi Rodrigo, lá vem eu com textão! Trabalho complicado, e ao mesmo tempo necessário, que é a moderar e ainda ter a transparência em mostrar aqui. E como já comentaram aqui, é preciso muita resiliência (e saúde mental) para tanto. Caramba, sobrou até pra essa sessão tão legal é enviar a mesa de trabalho e justamente implicaram com a que mandei! Agradeço por sua atenção e por apagar o post. Bom, como respondi todos os comentários lá no post sobre meu humilde home office, vou responder a pessoa: sim, a minha coluna tá boa, a mesa tá boa, tá tudo bem, inclusive a paz que habita em mim (claro, que tem dias que não são bons, mas faço o que posso). Grosseria não leva a nada, só mesmo a mais problemas. E, como boa sonhadora que sou, espero um dia não precisar ter esse relatório de moderação. Espero um dia convivermos bem on e offline para continuarmos essa jornada incrível que é viver. Estamos todos nessa jornada, cada um em sua estrada, que façamos as melhores caminhadas. Vida longa ao Manual do Usuário e obrigada mais uma vez, sucesso!

  6. Caramba… tem que ter cabeça pra moderar e responder cada um desses comentários. Tem um aí que eu sabia que era questão de tempo até ele aparecer nesse relatório. rsrs Tenso!

  7. O camarada do Elon Musk (o primeiro) deve ter usado IA para gerar essa resposta, não é possível que seja real.

    Ghedin, uma sugestão que eu tenho é você usar e-mails possivelmente mais impessoais mesmo. Não precisa ter um tom humano, só manda “comentário apagado por violar regra xxx” e aí talvez um comentário humanizado quando for aplicável.

    Acho que eu entenderia receber um e-mail assim.

  8. Meus comentários foram excluídos, mas em nenhum momento fui desrespeitoso ou como fui chamado (Troll).
    Mas eu vi muitos comentários no site dignos de serem excluídos, se assim seguisse a coerências.
    Questiono se tem dois pesos e duas medidas.

    1. Concordo.

      Tirando o caso do comentário chamando o outro de ignorante, cínico e prepotente, nunca vi esse leitor assíduo ser moderado, sendo que é um dos que mais ofende e rebaixa e opinião dos outros.
      Enquanto isso, afastaram o comentarista que, segundo o Ghedin, fica no “limiar da ofensa”, sendo que ele sempre fazia um contraponto ao pensamento dominante.

      1. Aparentemente o contraditório, mesmo que realizado com urbanidade, não é algo valorizado neste site. Palavras do proprietário do site no meu comentário:

        “[…] certas opiniões e posicionamentos não são tolerados ou bem recebidos por aqui.”.

        1. Muito pelo contrário, o contraditório é tolerado e incentivado. O que não é tolerado são opiniões criminosas e/ou desrespeitosas, comigo ou (principalmente) com terceiros.

  9. Caramba, Ghedin, que bimestre agitado. Obrigado pelo esforço em manter o espaço saudável, mesmo que, imagino, às custas da sua saúde mental e paciência!

    1. Foi exatamente o que me deixou pensativo aqui. Acho que li por cima só os 2 ou 3 primeiros e já fiquei cansado. Admiro o esforço do guedin de além de tentar manter saudável o espaço tentar ser de certa forma imparcial e compreensível, mas é um trabalho árduo na internet, as pessoas se sentem poderosas e acham que podem fazer qualquer coisa e trollar. Com a dissolução do comitê imagino que vai ficar mais pesado a partir de agora, acho justificável uma certa dureza nas decisões sem tanto espaço pra réplica, com objetivo de manter a saúde do dono do site.

      1. Obrigado pela preocupação, gente! ❤️

        A respeito da dissolução do comitê, ela não acarreta mais trabalho para mim. O papel do comitê era revisional, ou seja, ele analisava e opinava as decisões que eu tomava ao final de cada bimestre. Do meu lado, o trabalho segue o mesmo — até um pouco menos, na real, pois agora não preciso preparar e compartilhar o relatório previamente com os membros do comitê.