Ao contrário dos portais de notícias e de outros lugares da internet, no Manual do Usuário os comentários são legais, interessantes e enriquecedores. Esta página é um guia rápido para auxiliar quem participa dos debates a usar melhor os nossos recursos e entender como funciona a moderação.
1. Regras de convivência
- Quando você se comunica via internet, tudo o que vê é uma tela, mas atrás dela existem pessoas de carne e osso, com sentimentos. Sempre tenha isso em mente antes de mandar um comentário. Quando estiver respondendo alguém, questione-se: “Eu diria isso na cara da pessoa?” Se a resposta for “não”, reconsidere sua resposta.
- Sempre parta da premissa de que as pessoas com quem você está conversando são suas amigas, e não suas inimigas, e que estão dialogando de boa-fé, sem ironia, sarcasmo ou segundas intenções.
- Cuidado com a escrita. Não precisa ser um Machado de Assis, mas tente se fazer entender. Nossa comunicação é por texto escrito, um formato que dá brechas para interpretações diversas. Por isso, tente ser o mais objetivo e claro possível.
- Não se exige cadastro prévio para comentar aqui. Comentários anônimos ou publicados sob pseudônimos são bem-vindos.
- Reservo-me o direito de apagar ou editar, de pronto, qualquer comentário considerado ofensivo, que contenha desinformação explícita ou de fontes não confiáveis, com sinais de spam ou que, de qualquer outra forma, contribua para desestabilizar o ambiente. Sempre que possível e conveniente, aviso o(a) autor(a) da exclusão e do que a motivou (pelo e-mail fornecido junto ao comentário).
- No mesmo sentido, “meta comentários”, ou seja, aqueles que apontam erros de digitação, que são recados para mim ou ainda que não dialoguem diretamente com o assunto em debate, poderão ser excluídos.
- No Órbita, reservo-me o direito de alterar títulos e links a fim de manter os padrões de correção ortográfica, estilo e observância às demais regras de convivência. Em mudanças maiores, farei um esforço para avisar o(a) autor(a) da conversa modificada.
2. Selo de verificação
O selo de verificação () sinaliza que o(a) comentarista em questão é registrado e está logado(a) no site. Apenas isso.
O cadastro no Manual é totalmente gratuito. Para solicitar o seu, clique aqui.
3. Imagem de exibição (avatar)
Para que sua foto (ou qualquer outra imagem) apareça junto aos seus comentários, é preciso fazer um cadastro gratuito no Gravatar.
Feito isso, faça login e, lá dentro, associe o e-mail que você usa para comentar aqui a uma imagem de exibição (avatar). Novas imagens ou trocas podem levar algum tempo para serem refletidas nos nossos comentários devido ao cache.
O Gravatar é um serviço gratuito oferecido pela Automattic, empresa por trás do desenvolvimento do WordPress, sistema de gerenciamento de conteúdo usado pelo Manual do Usuário. Antes de fazer seu cadastro, leia a política de privacidade deles.
4. Formatação do texto
Os comentários podem ser formatados usando Markdown ou HTML básico.
Markdown é uma sintaxe de formatação para texto puro, criada por John Gruber em 2004. Ela permite formatar o texto usando sinais simples e legíveis — por exemplo **negrito**. A Wikipédia tem uma lista básica da sintaxe.
O HTML é uma linguagem de marcação bem simples, a base de toda a web — incluindo esta página que você está lendo. Diferente do Markdown, o HTML funciona com tags indicadas pelos sinais <
e >
. Para deixar um trecho em negrito, por exemplo, <b>escreva assim</b>
.
O WordPress permite um rol limitado de tags HTML no formulário de comentários. As mais importantes/úteis são estas:
<b>texto</b>
, para deixar em negrito.<i>texto</i>
, para deixar em itálico.<code>texto</code>
, para sinalizar um trecho de código.<blockquote>citação</blockquote>
, para destacar uma citação (use como se fosse um parágrafo).<a href="URL">link</a>
, para criar um link.
5. Errei meu comentário, e agora?
Todos os comentários publicados no Manual do Usuário, sem exceção são lidos. Isso significa que erros evidentes, como falhas nas tags HTML e repostas postadas no lugar errado, são corrigidas de pronto, assim que notados. Caso deseje, pode sinalizar esses erros com uma resposta ao comentário problemático. Nesse caso, o aviso será apagado após o erro ser corrigido.
Erros de português não são corrigidos, porém. Caso cometa um e deseje que seja corrigido, você pode republicar o comentário com a correção (o mais antigo/errado será excluído) ou pedir, por e-mail ou em resposta ao próprio comentário, para que eu o corrija.
O mesmo vale para a exclusão de comentários. O WordPress não oferece um mecanismo para que o próprio comentarista exclua seus comentários. Você pode solicitar a exclusão por e-mail, usando o mesmo endereço de e-mail que usou para assinar/publicar o comentário. (Essa medida visa evitar abusos, como alguém pedir a exclusão de comentários de outra pessoa.)
Última atualização em 25/8/2023.