Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

Dicas e orientações para os comentários

Ao contrário dos portais de notícias e de outros lugares da internet, no Manual do Usuário os comentários são legais, interessantes e enriquecedores. Esta página é um guia rápido para auxiliar quem participa dos debates a usar melhor os nossos recursos e entender como funciona a moderação.

1. Regras de convivência

  1. Quando você se comunica online, tudo o que vê é uma tela, mas atrás dela existem pessoas de carne e osso, com sentimentos. Sempre tenha isso em mente antes de mandar qualquer mensagem. Quando conversar com alguém, questione-se: Eu diria isso na cara da pessoa? Se a resposta for “não”, reconsidere.
  2. Sempre parta da premissa de que as pessoas com quem você está conversando são suas amigas, e não suas inimigas, e que estão dialogando de boa-fé, sem ironia, sarcasmo ou segundas intenções.
  3. Cuidado com a escrita. Não precisa ser um Machado de Assis, mas tente se fazer entender. Nossa comunicação é por texto escrito, o que dá brecha para interpretações diversas.
  4. Não se exige cadastro prévio para comentários. Não faço questão de que os leitores se identifiquem — comentários anônimos ou sob pseudônimos são bem-vindos.
  5. Reservo-me o direito de apagar, de pronto, qualquer comentário considerado ofensivo ou com sinais de spam ou que, de qualquer outra forma, contribua para desestabilizar o ambiente. Sempre que possível e conveniente, aviso o autor da exclusão e do que a motivou (pelo e-mail fornecido junto ao comentário).
  6. No mesmo sentido, “meta comentários”, ou seja, aqueles que apontam erros de digitação, que são recados para mim ou ainda que não dialoguem diretamente com o assunto em debate, poderão ser excluídos.

↑ Voltar ao menu

2. Imagem de exibição (avatar)

Para que sua foto (ou qualquer outra imagem) apareça junto aos seus comentários, é preciso fazer um cadastro gratuito no Gravatar.

Feito isso, faça login e, lá dentro, associe o e-mail que você usa para comentar aqui a uma imagem de exibição (avatar). Novas imagens ou trocas podem levar algum tempo para serem refletidas nos nossos comentários devido ao cache.

O Gravatar é um serviço gratuito oferecido pela Automattic, empresa por trás do desenvolvimento do WordPress, sistema de gerenciamento de conteúdo usado pelo Manual do Usuário. Antes de fazer seu cadastro, leia a política de privacidade deles.

↑ Voltar ao menu

3. Formatação do texto

Os comentários podem ser formatados usando HTML básico. O HTML é uma linguagem de marcação bem simples; o que você escreve aparece no texto, não tem muito segredo. Assim, para deixar um trecho em negrito, basta que você escreva esse trecho entre as tags de negrito — <b>um trecho</b>.

O WordPress permite um rol limitado de tags HTML. As mais importantes/úteis são as seguintes:

  • <b>texto</b>, para deixar em negrito.
  • <i>texto</i>, para deixar em itálico.
  • <code>texto</code>, para sinalizar um trecho de código.
  • <blockquote>citação</blockquote>, para destacar uma citação (use como se fosse um parágrafo).
  • <a href="URL">link</a>, para criar um link.

↑ Voltar ao menu

4. Errei meu comentário, e agora?

Todos os comentários, sem exceção, publicados no Manual do Usuário são lidos por mim. Isso significa que erros evidentes, como falhas nas tags HTML e repostas postadas no lugar errado, são corrigidas de pronto.

Erros de português não são corrigidos, porém. Caso comenta um e deseje corrigi-lo, você pode republicar o comentário com a correção (o mais antigo/errado será excluído por mim) ou pedir, por e-mail ou em resposta ao próprio comentário, para que eu o corrija.

O mesmo vale para a exclusão de comentários. O WordPress não oferece um mecanismo para que o próprio comentarista exclua seus comentários. Você pode, porém, solicitar a exclusão por e-mail, usando o mesmo endereço de e-mail que usou para assinar/publicar o comentário. (Essa medida visa evitar abusos, como alguém pedir a exclusão de comentários de outra pessoa.)

↑ Voltar ao menu

Última atualização em 24/5/2022.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário