Dicas e orientações para os comentários

Ao contrário dos portais de notícias e de outros lugares da internet, no Manual do Usuário os comentários são legais, interessantes e enriquecedores. Esta página é um guia rápido para auxiliar quem participa dos debates a usar melhor os nossos recursos e entender como funciona a moderação.

1. Imagem de exibição (avatar)

Para que sua foto (ou qualquer outra imagem) apareça junto aos seus comentários, é preciso fazer um cadastro gratuito no Gravatar.

Feito isso, faça login e, lá dentro, associe o e-mail que você usa para comentar aqui a uma imagem de exibição (avatar). Novas imagens ou trocas podem levar algum tempo para serem refletidas nos nossos comentários devido ao cache.

O Gravatar é um serviço gratuito oferecido pela Automattic, empresa por trás do desenvolvimento do WordPress, sistema de gerenciamento de conteúdo usado pelo Manual do Usuário. Antes de fazer seu cadastro, leia a política de privacidade deles.

↑ Voltar ao menu

2. Formatação do texto

Os comentários podem ser formatados usando HTML básico. O HTML é uma linguagem de marcação bem simples; o que você escreve aparece no texto, não tem muito segredo. Assim, para deixar um trecho em negrito, basta que você escreva esse trecho entre as tags de negrito — <b>um trecho</b>.

O WordPress permite um rol limitado de tags HTML. As mais importantes/úteis são as seguintes:

  • <b>texto</b>, para deixar em negrito.
  • <i>texto</i>, para deixar em itálico.
  • <code>texto</code>, para sinalizar um trecho de código.
  • <blockquote>citação</blockquote>, para destacar uma citação (use como se fosse um parágrafo).
  • <a href="URL">link</a>, para criar um link.

↑ Voltar ao menu

3. Errei meu comentário, e agora?

Todos os comentários, sem exceção, publicados no Manual do Usuário são lidos por mim. Isso significa que erros evidentes, como falhas nas tags HTML e repostas postadas no lugar errado, são corrigidas de pronto.

Erros de português não são corrigidos, porém. Caso comenta um e deseje corrigi-lo, você pode republicar o comentário com a correção (o mais antigo/errado será excluído por mim) ou pedir, por e-mail ou em resposta ao próprio comentário, para que eu o corrija.

O mesmo vale para a exclusão de comentários. O WordPress não oferece um mecanismo para que o próprio comentarista exclua seus comentários. Você pode, porém, solicitar a exclusão por e-mail, usando o mesmo endereço de e-mail que usou para assinar/publicar o comentário. (Essa medida visa evitar abusos, como alguém pedir a exclusão de comentários de outra pessoa.)

↑ Voltar ao menu

4. Regras de convivência

  • Quando você se comunica online, tudo o que vê é uma tela, mas atrás dela existem pessoas de carne e osso, com sentimentos. Sempre tenha isso em mente antes de mandar qualquer mensagem. Quando conversar com alguém, questione-se: Eu diria isso na cara da pessoa? Se a resposta for “não”, reconsidere.
  • Sempre parta da premissa de que as pessoas com quem você está conversando são suas amigas, e não suas inimigas, e que estão dialogando de boa-fé, sem ironia, sarcasmo ou segundas intenções.
  • Cuidado com a escrita. Não precisa ser um Machado de Assis, mas tente se fazer entender. Nossa comunicação é por texto escrito, o que dá brecha para interpretações diversas.
  • Não se exige cadastro prévio para comentários. Não faço questão de que os leitores se identifiquem — comentários anônimos ou sob pseudônimos são bem-vindos.
  • Reservo-me o direito de apagar, de pronto, qualquer comentário considerado ofensivo ou com sinais de spam ou que, de qualquer outra forma, contribua para desestabilizar o ambiente. Sempre que possível e conveniente, aviso o autor da exclusão e do que a motivou (pelo e-mail fornecido junto ao comentário).
  • No mesmo sentido, “meta comentários”, ou seja, aqueles que apontam erros de digitação, que são recados para mim ou ainda que não dialoguem diretamente com o assunto em debate, poderão ser excluídos.

↑ Voltar ao menu

Última atualização em 6/1/2022.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário