Post Livre #97

É sexta-feira de novo e, desta vez, véspera de dias dos pais. Que tal além de falar sobre tecnologia e afins pensar em como supreender os pais com presentes legais e também tecnológicos? Meu pai não está mais por aqui, mas meu padrasto adora jogar no Facebook e por um tempão foi viciado em Angry Birds. E por aí? Quem é pai também pode contar o que gostaria de ganhar, né? Vem conversar nos comentários.

O Manual do Usuário é um blog independente que confia na generosidade dos leitores que podem colaborar para manter-se no ar. Saiba mais →

Acompanhe

  • Telegram
  • Twitter
  • Newsletter
  • Feed RSS

30 comentários

    1. Não sou nenhum grande conhecedor de aparelhos… Mas já usei 3 Xiaomis (atualmente tenho o Mi 5).

      Vale a pena sim importar, mas quando for fazê-lo, tenha preferência pelos modelos que foram lançados fora da China. Eu comprei o Mi 5s ao invés do Mi 5, acontece que ele a ROM global dele estava sempre desatualizada, não tinha suporte a custom ROMs (porque a Xiaomi não tinha liberado o código fonte) e parecia simplesmente abandonado a não ser que se usasse a ROM chinesa.

      Dei sorte que um amigo meu tinha acabado de importar o Mi 5, e quis trocar comigo.

      Então, eu recomendaria os modelos mais “conhecidos”, como o Mi 5, Redmi Note 4 ou o Mi 6(que ainda é China-only, mas com certeza vai deixar de ser logo)

      1. Bah, tu me dasanimou haha to esperando o Mi5s chegar pra aposentar meu Moto X

  1. Há alguns dias li uma matéria no Gizmodo em que o autor falava sobre substituir os programas instalados em nossos computadores por apps Web, achei meio radical a opinião dele e acho que deixou de considerar diversos aspectos, então fiquei em dúvida de o quanto isto é prático, eu por exemplo uso bem pouco apps Web, me restrinjo mais a salvar arquivos na nuvem, e vocês, usam muitos apps web ?

    Aqui está o link do artigo:
    http://fieldguide.gizmodo.com/you-dont-need-desktop-apps-anymore-1797457788

    1. Acho que é uma tendência clara há anos já essa migração gradual de aplicações desktop para aplicações web, com o Google sendo o mais interessado em criar essa plataforma web.

      Eu gosto de aplicações desktop, mesmo para coisas disponíveis na web, porque via de regra são mais poderosas.e rápidas que as alternativas web: Reeder para RSS, Spark para e-mail, Evernote para notas e Tweetbot para twitter. Quando estou no Linux, perco acesso a todos esses apps, mas as versões web fazem seu papel razoavelmente bem em substitui-los.

      A medida em que as tecnologias web melhoram, as diferenças entre a experiência desktop e web vai diminuindo. Para quem desenvolve o produto, é uma diferença enorme de custo manter o código para vários sistemas (Windows/Linux/Mac), as vantagens precisam ser muito grandes de uma aplicação desktop para justificar esse investimento.

      As aplicações desktop ficarão cada vez mais nichadas, mas sempre existirão para aplicações que tiram mais proveito de otimizações de hardware (edição de vídeo, CAD, games, etc…) e pessoal de TI é claro.

      Aliás, algo que acho ruim são aplicações Electron, como o editor Atom e o Slack, que são browsers fazendo o papel de aplicações desktop. Em geral, perde a principal vantagem de aplicações dedicadas que é um software mais otimizado.

      1. O Atom é uma das piores experiências de uso que eu já tive.

        Incrivelmente, o Discord é uma experiência bastante otimizada, mesmo feito no Electron.

        Eu não usi web apps pra quase nada também, mesmo no Windows eu uso aplicações desktop. Acho que apenas o Gmail é algo que eu acesso diariamente e quase que exclusivamente via web (raramente abro um aplicativo de email, a maior parte da minha interação com email é pelo telefone) e quando eu trabalhava fora de casa (mesinha, 8h por dia e CLT) eu usava o Outlook que era melhor do que qualquer plataforma web de email.

        1. Eu me impressiono com as pessoas usando Atom, mesmo com uma diferença de desempenho e consumo de memória absurdos em relação aos demais editores de texto. Talvez para quem tem um computador parrudo e trabalhe com desenvolvimento web, mas mesmo assim…tanto que eles estão colocando partes em C++ no editor.

          Se é para ser lento dessa forma, eu prefiro uma IDE como as da Jetbrains ou RStudio que oferecem diversos recursos exclusivos. Para editor de textos e projetos pequenos, a performance do Sublime não tem comparação, com o Atom abrir um arquivo de log é quase um suicídio para a aplicação.

          1. Se você usa pouco, acredito que esses problemas de performance sejam mais toleráveis, até porque eles costumam aparecer com arquivos e projetos grandes. Usando o dia inteiro que essas deficiências aparecem.

            Tem várias opções de editores mais simples e nativos para MacOS, mas eu não os conheço. Tem MUITO mesmo: Chocolat, Textastic, TextWrangler e CodeRunner 2 dos que me lembro. Só usei o TextWrangler e gostei bastante na época, hoje uso o Sublime Text…mas é bem caro se você não quiser usar o trial eterno dele.

        2. Eu tentei usar o Atom por um tempo, principalmente por ser do Github etc, mas não dá. Pesado demais. Hoje estou felizão usando o Vim.

      2. Em relação as aplicações Electron eu também não gosto muito, acho o design até legal mas não consigo utilizar por muito tempo.

      3. Electron é um quebra galho ruim. O Slack enquanto serviço é ótimo, mas o app dele para Windows (não testei em outros sistemas) é bem lento para abrir. Uma vez aberto é até bom nem fechar mais, senão dá preguiça de abrir de novo, parece um IDE.

    2. Praticamente todos os que eu tenho instalados no smartphone poderiam ser acessados via navegador. A maioria envia notificações via email (Telegram é um dos poucos que não enviam). O que impede de migrar de vez para web apps são pequenas limitações de alguns deles. Por exemplo: Twitter Lite para navegadores mobile não tem Moments. Outro exemplo: o Disqus não permite visualizar downvotes em nenhuma versão web.
      Quando os web apps estiverem em total pé de igualdade com os apps tradicionais, possivelmente veremos alguma mudança no uso desses serviços.

    3. A gente já usa muitos webapps no dia a dia sem perceber.

      A grande maioria das pessoas entra no Gmail/Outlook.com pela interface web.
      Mapas? No computador, são sinônimo de maps.google.com.
      Youtube? Dispensa comentários.
      Existe algum app desktop para o Disqus? Ou para fazer buscas no Google?

      Sempre haverá apps desktop, principalmente em nichos onde desempenho é mais importante (programação e edição de vídeos, só pra citar alguns), mas acredito que a tendência geral nos desktops está em usar webapps para a maioria das tarefas cotidianas. Já em ambiente mobile usamos apps pra quase tudo e o navegador é que acaba subutilizado, rs

    1. Os comentários são a fina flor da internet BR.

      Incrível, porém, como esses sites de tecnologia conseguem “agregar” muito mais desse pessoal mega-tóxico e burro (a maior parte ali é burro na acepção mais clássica da palavra).

      Sobre a “treta” do Google, é aquele problema de sempre: privilégios. Quem os tem e pode perder uma fração e acaba se sentindo incomodado com a ascensão de “pessoas não iguais”, digamos assim. É um problema muito complexo pra se conseguir, em menos de umas 2 ou 3 gerações, penetrar na cabeça e no entendimento do corpo social alt-right, principalmente o norte-americano.

  2. https://uploads.disquscdn.com/images/ecfa3240cc4e8c90c48d67a8a24da42211ddeb120a731af4d7e7bf7bf754e94a.jpg

    Países que possuem pelo menos uma Apple Store. O mapa (produzido por um usuário do reddit) é do ano passado mas acho que não teve grandes mudanças (parece que o méxico recebeu uma loja, entre outras novas).

    Não deixa de ser interessante: as lojas estão basicamente no Norte Global (com exceção, é claro, do Brasil), mas excluem quase toda a Europa Oriental e a Rússia.

    https://www.reddit.com/r/MapPorn/comments/3qn719/countries_with_apple_stores_1800_x_863_oc/

    1. Acho que um mapa contendo os pontos das Apple Stores seria mais interessante (e informativo): embora o Brasil conste na lista, acredito que só tenha uma ou duas lojas. O mesmo deve acontecer na China.

  3. Com certeza um presentão para os pais é uma Power Bank. O meu toda hora tá sem bateria fora de casa…

  4. Filmes da semana…
    Arthur legend of the sword. Um bom filme de ação. Se você gostou de outros filmes do Guy Ritchie vai gostar desse tambem.
    Embalado por esse eu comecei a assistir Excalibur. Que filme incrivel! ainda mais para os padrões de 1980…
    Essa semana vimos Guardiões da Galaxia vol 2…. que decepção.

    1. Eu assisti Planeta dos Macacos – A Guerra. Que filme triste do caramba! Cara, se não fosse pelo Bad Ape, eu tinha saído da sala de cinema com depressão. É um ótimo filme, todavia. E novamente todavia, O Confronto é melhor que A Guerra. #ProntoFalei.

  5. Meu pai não está mais aqui. Mas dei meu Kobo pra minha e ela está adorando.

Os comentários deste post foram fechados.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!