Ferramenta para exportar dados do Skoob

Alguns usuários do Skoob não gostaram muito da notícia de que a rede social de livros foi comprada pela Americanas. Para piorar, o Skoob não oferece uma ferramenta de exportação de dados. (Antes de inscrever-se em qualquer serviço em que você acrescenta dados, sempre verifique se esse recurso é oferecido.)

De forma extraoficial, porém, é possível libertar seus dados do Skoob. O desenvolvedor Artur Prado criou uma ferramenta que exporta os dados de um perfil do Skoob para um arquivo *.csv, a SkoobCrawler. Ela pede nome de usuário e senha, um método não muito convidativo, mas provavelmente não poderia ser de outra forma porque o Skoob não tem uma API pública. (Em todo caso, o código-fonte da ferramenta é aberto e Artur está no Twitter para trocar uma ideia.) Dica do Guilherme Teixeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 comentários

  1. Olá, pessoal!

    Agradeço por disponibilizar esse site / sistema para exportar os dados do Skoob. De fato, na formatação .csv os dados ficam separados por vírgulas. Se a pessoa deseja transformar em .xlsx, deve abrir uma nova pasta de trabalho do Excel (abrir novo documento, para facilitar), procurar o campo DADOS, depois seleciona, ao lado do campo obter Dados tem um com esse título Text/CSV. Clica nesse ícone, e procura o arquivo que baixou da ferramenta indicada acima. Vai aparecer umas formatações de dados, provavelmente vai estar selecionado “vírgula”, mas no corpo do texto, mostrará os dados sendo separados por colunas. Confirme e aguarde um pouco. Quando finalizar, é só salvar o arquivo gerado. Pronto. Se desejar, você conseguirá gerenciar os seus livros pelo Excel.

  2. Meu deus, QUE MARAVILHOSO!! 🤩🤩🤩 Obrigada (quem criou e quem divulgou, hahaha)!

    Pelo que eu li, salva um cvs (que parece ser o formato de importação do goodreads) bem bonitinho. Vou testar assim que estiver no notebook e volto pra dizer como foi!

    1. Fiquei tão emocionada que até errei o nome do formato, hahaha. :D

      Mas, infelizmente, não rolou, galera. Talvez ajude pra quem vai usar o goodreads e quer pelo menos ter os livros adicionados, mas como uma cópia dos dados, pra mim, não funcionou. Gera um arquivo assim:

      Title,Author,ISBN,My Rating,Average Rating,Publisher,Binding,Year Published,Original Publication Year,Date Read,Date Added,Bookshelves,My Review
      “Gone, Baby, Gone”,Dennis Lehane,8535905944,,,Companhia das Letras,,2005,2005,,,,
      Cega,Karin Slaughter,8501068888,,,Record,,2005,2005,,,,

      Não tem classificação, não tem se foi lido ou qualquer outro status (isso já tinham comentado que não tinha mesmo), histórico ou resenhas… Mas agradeço mesmo assim a boa vontade! Pelo menos, antes de ler alguma coisa, dá pra pesquisar se eu já li antes, hahaha (rindo porque eu já li o mesmo livro duas vezes sem saber; só fui descobrir depois, sem querer).

      “Antes de inscrever-se em qualquer serviço em que você acrescenta dados, sempre verifique se esse recurso é oferecido.”
      Vou levar pra vida o conselho.

  3. to pensando em usar o evernote também para isso, apesar que ficaria bem manual.

    aliás, o evernote é considerado Big Tech?

    1. Não sei se é uma big tech por definição, mas é com certeza não é uma opção boa para privacidade. O Evernote é de código fechado e não criptografa suas notas, então eu particularmente não vejo muita diferença real entre usar o Evernote, o Google Keep, o Notion ou similares para essa finalidade.

      Mas, claro, é só minha opinião. =)

      1. O Evernote ainda uso porque simplesmente não vejo um concorrente a altura. É quase certo que um código aberto nunca terá os mesmos recursos, ainda mais por ser pago. A parte de código fechado não necessariamente é um problema tendo em vista o modelo de negócio. Mas não ser criptografado é bem preocupante de fato.

        1. isso é fato, testei o joplin por um tempo, ele tenta ser um evernote de código aberto, mas não é a mesma coisa, não chega nem perto, então acabei cedendo e voltando a usar o elefante

    2. Quase ninguém comenta sobre o Microsoft OneNote. Eu uso, e pra mim é perfeito. Tem uma infinidade de recursos (inclusive escrita à mão, anexos dos mais variados tipos, etc). Busque reviews no YouTube e verá que é o mais poderoso de todos. Talvez o concorrente mais próximo seja o Notion. Agora em relação à privacidade, data mining, essas coisas… eu já fui muito preocupado com isso, agora desencanei. Uso sempre o que for mais útil.

      1. eu cheguei a testar o OneNote um tempo mas não o curti muito, continuo achando evernote bem melhor e mais organizado

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário