Dois homens, em poses diferentes, usando cuecas pretas da Insider, um em cada canto da imagem. No centro, a frase: “A cueca mais confortável com 12% Off. Cupom MANUALDOUSUARIO12”

Cadê a edição desta semana?

Alguns leitores sentiram falta da edição desta semana. Não teve mesmo. Falha minha não ter avisado (a explicação só foi no relatório de dezembro enviado aos apoiadores do site.)

Em 2021, o carro-chefe do Manual do Usuário continuará sendo as edições semanais, só que num ritmo menos forte, ou seja, serão edições, sem “semanais”. No ano passado, publiquei 46 (!) edições, um volume insano para uma operação tão pequena como esta. O reflexo disso foi uma espécie de gangorra qualitativa, com algumas edições muito boas permeadas por outras não tão boas, essas últimas publicadas quando faltou tempo para fechar matérias e a pressão do prazo me levou a publicar coisas não ruins, mas aquém do que poderiam ter sido.

Para 2021, minha intenção é colocar no ar algo entre 20 e 25 edições, sempre puxadas por uma reportagem ou artigo realmente bem trabalhado — como aquela do Open Banking. (O número não é por acaso; na curadoria do ano passado, há ~25 reportagens das do tipo que quero continuar publicando.) Com as notinhas diárias, acho que o espaçamento maior entre uma e outra edição não será sentido como abandono ou desinteresse pelo site.

Além de dar um respiro na produção, o espaçamento maior entre as edições traz outra vantagem: abrir espaço para experimentações. É esse tempo extra que viabiliza a produção dos vídeos do canal e dos podcasts da casa, e que me permite escrever o artigo de opinião da newsletter toda semana. (Tudo isso, aliás, segue com periodicidade semanal, com exceção do Tecnocracia, que continua quinzenal.)

Semana que vem, aliás, tem Tecnocracia. A próxima edição do Manual será publicada no dia 4 de fevereiro.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

3 comentários

      1. Se não fosse um misto de preguiça e também experiências negativas anteriores, até montaria um fórum de leitores do MdU que não são “assinantes” (seja pq como eu tem problemas para se organizar financeiramente ou pq está bem abaixo dos ganhos para poder ajudar a manter também).

        De qualquer forma, os assuntos que rolam no Post Livre acabam rolando em outras redes sociais.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário