Como falar com alguém no WhatsApp sem adicionar o número

Não é raro se ver em situações em que parece que o WhatsApp é o único meio de comunicação que existe. No comércio, entre profissionais liberais e ao fazer contato com novas pessoas, o aplicativo é quase sempre invocado e já ocupa o espaço que, em outros tempos, era destinado ao velho telefone ou ao e-mail.

Só que nem sempre os contatos estabelecidos pelo WhatsApp são duradouros, ou seja, em muitos cenários, não é desejável adicionar o número das pessoas na agenda de contatos apenas para uma conversa rápida. Pense em um negócio que você esteja fechando no Mercado Livre ou OLX, por exemplo. Felizmente, existe uma maneira de fazer esse contato sem encher a sua agenda com números de estranhos.

Este recurso é chamado Conversa em um clique. Trata-se de um atalho que, ao ser aberto no navegador, te leva à janela de conversação com o número desejado, disposto no endereço da página.

O endereço é o seguinte:

https://wa.me/número do telefone

No lugar de número do telefone, você coloca o telefone completo da pessoa com quem deseja falar, incluindo o DDI. O DDI do Brasil é 55 e, no caso da Conversa em um clique, não precisa colocar o 0 (zero) nem o sinal de + (mais) antes. Não se esqueça, também, do DDD, que varia de região para região.

Um exemplo prático. Digamos que eu queira mandar uma mensagem para o número 12345 1234 de São Paulo, onde o DDD é 11. O endereço para abrir a janela seria o seguinte:

https://wa.me/5511123451234

Basta acessá-lo no navegador (Chrome, Safari etc.) que uma mensagem perguntando se deseja abrir o WhatsApp aparecerá. Obviamente, é preciso ter o app instalado no smartphone.

Essa dica também funciona para o WhatsApp Web. Ao acessar um endereço do tipo no navegador, ele abrirá a versão web diretamente.

Telas mostrando o início de uma conversa no WhatsApp sem adicionar o número aos contatos.
Abrindo uma conversa com um número no WhatsApp sem adicioná-lo. Imagem: Reprodução.

Para quem tem sites e quer divulgar o número para um público amplo e difuso, existe a opção de pré-programar uma mensagem no link. Voltando ao nosso número de exemplo, o link abaixo abre a mesma janela de conversa, mas com o texto “Oi, tudo bem?” pronto para ser enviado:

https://wa.me/5511123451234?text=Oi,%20tudo%20bem?

Note que, no lugar dos espaços, coloquei o código %20. Resumindo um negócio complexo, é por esse código que os navegadores web entendem o espaço.

Um jeito mais fácil

Não é muito difícil lembrar do endereço, mas existe uma maneira ainda mais fácil de abrir conversas no WhatsApp com números que não estão salvos na agenda.

O ZapDireto é um site que traz uma interface simples para essa tarefa. Criado por Juan Lourenço, administrador de São Paulo, e Rafael Toledo, programador de Maringá, ele apenas pede o número desejado e faz aquele trabalho descrito acima automaticamente.

Print do site ZapDireto.
Interface do ZapDireto. Imagem: Reprodução.

A dupla criou o site por necessidade pessoal. “Eu sofria cadastrando pessoas nos contatos só pra falar algo temporário — por exemplo, interessado em comprar algo meu no OLX ou alguém que encontrei no trabalho, preciso mandar algo, mas não vou manter contato depois, ou um fornecedor/loja que tem WhatsApp”, explicou Lourenço.

Outro ainda mais fácil (mas só no iOS)

Após a publicação desta dica, o leitor Andrey compartilhou nos comentários um atalho para o iOS/iPhone para a mesma finalidade, o Chamar no Zap.

Para usar o “Chamar no Zap” (nome do atalho), é preciso ter o app correspondente instalado — baixe-o aqui, gratuitamente.

Feito isso, basta tocar no atalho (dá para colocá-lo na área de widgets do iOS, à esquerda da tela inicial) e escolher se deseja colar o telefone da área de transferência (e, nesse caso, não precisa colocar o DDI).

Atenção à privacidade

Importante notar que, em qualquer desses modos, a outra pessoa fica sabendo o seu número do celular, já que esse dado é impossível de ser ocultado de contatos que não estão na sua agenda no WhatsApp. Outros, como foto do perfil, recado (mensagem que aparece embaixo do nome) e o “visto por último”, podem ser restritos a apenas contatos. Para isso, vá às opções do aplicativo e, lá, entre em Conta e, depois, Privacidade.

O Manual do Usuário é um blog independente que confia na generosidade dos leitores que podem colaborar para manter-se no ar. Saiba mais →

Acompanhe

  • Telegram
  • Twitter
  • Newsletter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!