5 extensões de navegador para economizar na Black Friday


14/11/18 às 11h15

Lista de compras fechada, computador e conexão à internet funcionais e cartão de crédito na mão: tudo pronto para aproveitar a Black Friday. Apesar das reclamações costumeiras da data, muitos produtos e lojas realmente ficam mais baratos. E para provar, extensões de navegador ajudam a não pagar “a metade do dobro”.

O Manual do Usuário selecionou cinco extensões que poderão ser úteis na Black Friday. A maioria funciona apenas no Chrome, o que é uma pena. Mas, apenas neste dia, dá para abrir mão do seu outro navegador e usar o do Google — se você não usa outro, deveria.

Black Friday de Verdade

Extensão Black Friday de Verdade ativa em um produto em uma loja virtual.
Extensão Black Friday de Verdade.

É uma das extensões mais completas. Ao abrir a página do produto em alguma loja, tendo a extensão Black Friday de Verdade instalada, uma barra surge no topo dela informando se o preço informado é o menor no varejo online brasileiro e com outras ferramentas, como comparador de preços, gráfico de evolução do preço e um campo para cadastrar um “alerta” — você informa o valor que deseja pagar e, quando o produto ficar abaixo dele, é avisado via notificação. Ela também testa cupons na hora do pagamento.

Esta extensão é similar a outras dezenas disponíveis na Chrome Web Store com marcas de blogs de tecnologia, canais do YouTube e de plataformas de desconto. Provavelmente seja uma extensão “white label” fornecida para todos, ou seja, no fim elas prestam rigorosamente o mesmo serviço.

Detalhe: por padrão, esta extensão insere anúncios de promoções no canto superior da página. De todas as páginas. Você pode clicar no ícone do sino cortado para desativá-las, mas não existe a opção permanente — apenas um dia, uma semana ou um ano.

As três opções de desativação da notificação da extensão Black Friday de Verdade.
Cadê a opção “para sempre”?

Buscapé na Hora

Um dos mais tradicionais comparadores de preços do Brasil, o Buscapé tem uma extensão mais simples e direta: ela exibe um box no canto superior direito das páginas de produtos informando o preço deles em outras lojas e o gráfico de variação ao longo do tempo.

Cuponomia

Extensão Cuponomia exibindo cupons ativos em uma loja virtual.
Extensão Cuponomia ativada em uma loja virtual.

Outra de alerta, mas esta tem um escopo maior. Após instalar o Cuponomia, sempre que você entrar em uma loja virtual a extensão exibirá um box com todos os cupons ativos no momento naquele local.

Cashback

Os sistemas de cashback devolvem parte do dinheiro gasto na compra realizada em lojas parceiras. Alguns têm parceria com mais de 1.600 lojas, com porcentagens de retorno que, em raros casos, chegam a 50%.

Os seguintes cashbacks têm extensão para Chrome: Cashola, Ganhe de Volta, Méliuz, Mooba e Salim.

Em todos os casos, as extensões avisam se a loja que está sendo visitada é parceria e qual a porcentagem da devolução. A do Ganhe de Volta tem um extra: ela leva essas informações diretamente à página de resultados da busca do Google.

Rastreador de pacotes

Compra feita, agora é só aguardar a entrega. Com o Rastreador de Pacotes dos Correios (que não tem qualquer relação com os Correios), o usuário consegue monitorar em tempo real o avanço no processo de entrega.

A extensão exige um cadastro, mas é bem completa. De qualquer forma, a maioria das lojas faz um acompanhamento bem próximo via e-mail, então ela vale mais a pena para os impacientes.

Cuidado com a privacidade!

Um traço comum a todas essas extensões é que, para instalá-las, é preciso conceder uma permissão bastante abrangente dentro do Chrome. “Ler e modificar todos os seus dados nos websites que você visitar”, diz ela. Em termos mais simples, significa que as extensões conseguem detectar e modificar todas as páginas que você navega.

Todas garantem respeitar a privacidade do usuário. Só que é desconfortável, para dizer o mínimo, navegar com uma extensão monitorando todos os seus passos na web.

A maioria das funcionalidades oferecidas não precisa desse acesso irrestrito e indefinido. Os cupons automáticos e os comparativos de preços, provavelmente as duas mais importantes, só precisam funcionar na hora da compra.

Por isso, uma boa ideia para preservar a privacidade é mantê-las desativadas.

No Chrome, é bem simples fazer isso. Basta acessar a página chrome://extensions/ e clicar no seletor de cada extensão que quiser desativar. Esse procedimento não remove a extensão, apenas a desativa. Aí quando você estiver prestes a comprar, basta reativá-la para aproveitar os benefícios sem comprometer (tanto) a sua privacidade. (Existe o risco de que alguns dados da sua compra sejam coletados, mas não dados sensíveis como número do cartão, por exemplo.)

Tela de gerenciamento de extensões do Chrome.
No exemplo acima, todas as extensões estão desativadas com exceção da Ghostery.

E, lembre-se sempre: ao comprar com desconto de 50%, 70% um produto de que não precisa ou não quer, você não está economizando, mas gastando. Muita calma nessa hora, foco na lista preparada previamente e boas compras!

Acompanhe o Manual do Usuário por e-mail (newsletter), Twitter e Telegram.

2 comentários sobre “5 extensões de navegador para economizar na Black Friday”

  1. Esses plugins de acompanhamento de preços só não perdem para os famigerados aplicativos de ‘segurança’ de alguns bancos (Warsaw, Gbplugin, etc). Eles injetam códigos javascript em cada site que você visita (mesmo não sendo de e-commerce) e causa conflitos, lentidões e travamentos em seu navegador.

    1. Sim. É desaconselhável, como informo no final do texto, deixá-los ativados sempre. O ideal é usá-los apenas antes da compra, para ter certeza de que não há outro preço ou condição melhor em uma loja concorrente.

      Eu sou do time que não usa extensões. No meu computador pessoal, nenhuma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *