Até a próxima!

Pode parecer estranho começar um texto de despedida pedindo desculpas, mas se tem algo que eu realmente prezo nessa vida é a sinceridade, principalmente a de um pedido de desculpas.

Desde que assumi o Manual do Usuário, em abril deste ano, um pouco para continuar a ter um espaço para escrever, um pouco para incentivar o Rodrigo Ghedin a abraçar uma oportunidade única, soube que seria difícil não apenas substituí-lo, mas também manter um blog que era o foco de alguém e que não teria como ser o meu.

Não por não querer me dedicar inteiramente ao blog, mas por não ter essa opção. As nossas realidades são bem diferentes e, desde o início, sabia que não poderia abandonar outros trabalhos para me dedicar inteiramente ao Manual do Usuário — ainda que meu sonho seja viver só do jornalismo de tecnologia.

Talvez isso não tenha ficado claro lá no início dessa nova gestão. Por isso, peço desculpas. Nesses seis meses em que estive à frente do blog, só consegui fazer a manutenção: posts como os de mochilas, mesas e ofertas do final de semana, a newsletter dos assinantes, o Guia Prático e um ou outro texto autoral. Contei com alguma ajuda do Leandro Souza (valeu, brother!) para isso, mas nem assim conseguimos encontrar um ritmo. Não é o que a comunidade merece, mas foi o que deu com os recursos de tempo e dinheiro que tínhamos — e aqui, de novo, desculpem a sinceridade.

Doeu, e muito, cada pedido por mais texto e cada assinante que deixou de contribuir. Tentei trazer novos colaboradores para atender a demanda, mas ser um blog independente que não aceita qualquer tipo de publicidade limita os investimentos. E longe de mim criticar; o que sempre gostei do Manual do Usuário é justamente o fato dele ser um espaço independente, não apenas no lado financeiro/comercial — o que, acreditem, já garante uma liberdade e tanto —, mas também no editorial.

Havia o entendimento, tanto para mim quanto para o Ghedin, que essa situação não era a ideal e que as coisas poderiam mudar eventualmente. Esse dia chegou: em outubro, o Manual do Usuário passará a ser um blog da Gazeta do Povo e voltará a ser tocado pelo Ghedin. Aliás, dúvidas, no guichê dele.

Já eu sigo a vida como editora do AndroidPIT (obrigada, Bruno Salutes, pela confiança) e, muito em breve, no Ada.vc, ao lado de duas mulheres que admiro muito e que criaram há alguns anos um site de tecnologia voltado para outras mulheres, Diana Assennato e Natasha Madov.

Nesse meio tempo, o Manual do Usuário entra em um breve hiato até que todos os trâmites da migração sejam finalizados. A única parte do site que não parará é o Guia Prático, nosso amado podcast, com a formação original, eu inclusa.

No mais, vida longa ao Manual do Usuário, que é mais do que um blog, é uma forma diferente de encarar a tecnologia, o jornalismo e o mercado como um todo. Ao Rodrigo Ghedin e a vocês, obrigada por tudo.

Desculpem qualquer coisa e até a próxima!

Eu no Galaxy Note 8. Foto: Emily Canto Nunes

Acompanhe

Newsletter (toda sexta, grátis):

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

61 comentários

  1. Atrasado, mas antes tarde do que nunca: VIDA LONGA AO MANUAL DO USUARIO!

    Agradeço ao Ghedin e a Emily por tocarem esse projeto tão dificil na era dos montes de informações que temos hoje. O site me ajudou a entender melhor sobre tecnologia, numa época onde eu estava começando a me interessar pelo assunto, fora o quanto já ajudou-me em trabalhos da faculdade. Enfim, boa sorte para Emily na sua nova caminhada, com certeza estarei acompanhando você no AndroidPIT. Quanto ao Ghedin, agradeço muito pelo projeto que ajudei desde que pude colaborar pois acreditei na idéia, continuarei a acompanhar você na Gazeta com certeza, abraço!

  2. Esse processo de absorção me lembra uma hipotética troca de mentes: mesmo que algumas características do site permaneçam, passar a ser parte da mídia mainstream afeta em alguns ideais que formaram a base deste espaço (como o paywall, que pode me empurrar para fora daqui se implantado).
    Para mim, com bem pouco tempo de frequência aqui, é triste mais uma transição. :(
    O podcast continua o/

  3. Emily parabens pelo esforço e pelo trabalho… me mantive fiel ao MANUAL mesmo com o Ghedin saindo… e acessava o site e ouço os podcasts normalmente… GOSTEI MUITO DE TRAZEREM O ANDRE FOGAÇA POR EX…

    Já entendi que o SITE irá para o GAZETA DO POVO e teremos a volta do Ghedin… o que nao deixa de ser uma OTIMA NOTICIA…

    Mas me atrapalhei um pouco com o PODCAST: você continua no Guia Pratico? O Ghedin vai participar o Guia Pratico? Ou tera (ou ja tem) um PODCAST no Gazeta do Povo?

    Se ja responderam essas perguntas nos comentarios abaixo peco desculpas pois não li.

    Emily novamente obrigado e Ghedin WELCOME BACK!

    nao da pra dizer o “BOM FILHO A CASA TORNA” mas quem sabe “O RETORNO DO REI”

    Boa sorte a todos e sucesso em tudo o que fizerem daqui pra frente!

    Abc

  4. Peço desculpas pela encheção de saco nos comentários e precisando (menos de grana, pois tou sem), tamos aí. Sucesso a @emilycantonunes:disqus nos novos trabalhos e ao @ghedin:disqus na nova fase do MDU. Só não vou estar por lá pois não tenho grana para assinar a Gazeta do Povo (que noto que tem textos ótimos, apesar de ter um ou outro lá que eu discorde). :)

  5. parabéns Emily p condução do MdU até aqui e sucesso ao Ghedin na nova fase do blog. #LLAP Guia Prático.

  6. Bom, sucesso na vida =D

    Eu gostava daqui exatamente pela pouca quantidade dos posts (me lembro de ter visto reclamações) porque isso me fazia ter tempo de acompanhar as coisas. Não curto muito sites que tem 190 matérias num dia. Não acontece tanta coisa assim em TI, sinceramente. Então, a baixa quantidade de posts nunca foi nada que me incomodasse, pelo contrário =D

    Uma pena o MdU ir pra Gazeta com o seu amado paywall (não visito sites com essa tática) e seu corpo de colunistas pra lá de questionáveis (um lugar que permite a existência do Constantino republicando textos do Instituto Liberal não merece muito respeito da minha parte), o que faz com que provavelmente eu encerre aqui o meu acompanhamento do blog =(

    1. Pois é, o Constantino é queimaceira, mas deve trazer assinantes. A Gazeta podia ao menos colocar alguém pra fazer contraponto (um Duvivier da vida).

      Mas tirando isso, tem muita pauta legal que foge do estilo hard news. Já estava pensando em assinar e com o Manual indo pra lá, vou acabar pagando mesmo.

      Parabéns a @emilycantonunes:disqus pelo bom trabalho. Bem que podia continuar contribuindo, uns guest posts e talz :)

        1. Se fossem só esses 3 estava OK, mas a Gazeta é tão triste que as vezes acho que o Dando Cenoura é o editor chefe daquilo. Espero que o Ghedin vingue lá e inaugure uma nova era. Por enquanto vou ficar compartilhando os posts dele pra Folha ver que ele é um boytechmagya e contrate-o pra tocar aquela editoria de “informatica” acabadinha deles.
          @ghedin:disqus reizinho, @Narloch nadinha.

  7. Mesmo com todas as dificuldades para manter a programação normal, vocês conseguiram dar corpo a um produto inesperado que foi o Guia Prático.

    Sucesso nos novos projetos e vida longa ao Guia Prático.

  8. Sentirei muita saudade Emily. Vou procurar te acompanhar nos novos locais.

    Sucesso viu!

    Vai ter mais vídeos seus? :)

  9. Poderia ficar triste, mas não, fico feliz por você, afinal não está abandonando o MdU, mas sim evoluindo. E isso é excelente. Você merece todo sucesso do mundo. O bom é que ainda poderei te ouvir nos podcasts e ver seus textos no AndroidPit, junto com a Stella que adoro de coração.

  10. Que triste. :(

    Fiquei muito animado com esse projeto desde o começo, inclusive acredito que eu tenha sido o primeiro assinante do MdU. E valeu a pena, fiquei feliz de ter acompanhado tudo e até ter conseguido contribuir com conteúdo para o site, aprendi e refleti muito com o MdU.

    Por fim, boa sorte em @emilycantonunes:disqus! A despeito das dificuldades, gostei muito do conteúdo produzido nesse curto período, tão bom quanto mas com sua própria abordagem. Vou até acompanhar o AndroidPIT mesmo não usando Android (no momento) e esse outro projeto que você está participando.

  11. Chato que o gazeta tem PAYWALL. Mais um blog bom de tecnologia q migra pra lá (antes foi a Bia Kunze do garota sem fio)

        1. Uso o Feedly, mas nem abro ele, pois uso a extensão “feedly notifier” para acompanhar direto no navegador, aí leio pela extensão msm, e no android uso o palabre, o melhor leitor que encontrei, dentre as dezenas que testei.

          1. Tenho usado há algum tempo o Palabre também. Estou bem satisfeito.
            Achava o aplicativo do Feedly lento, roque e não voltei mais para ver como está.
            Recomendo tambem.

          2. Nunca gostei do aplicativo do Feedly, antes usava o greader pro, até conhecer o palabre.

  12. Parabéns, Emily, pelo tempo que vc esteve à frente do blog!
    Te admiro muito como jornalista e sou fã, leitor do blog e ouvinte assíduo do Guia Prático (apesar de eu não comentar muito aqui hehehe)
    Fico feliz por vcs manterem o Guia Prático (que eu adoro e não perco um episódio).
    Boa sorte a você em todos os seus trabalhos e em sua carreira. O jornalismo de tecnologia precisa de mais pessoas humildes e entendidas como você
    Abraços

  13. Aproveite bastante, você fez muita coisa, a essência do manual continuou mesmo sem o Ghedin.
    Parabéns e bons frutos neste novo caminho.

  14. Primeiramente, sucesso, Emily! Sabendo que está no AndroidPit, darei uma olhada no veículo – acho que nunca entrei lá, para falar a verdade, rs.

    E não precisa pedir desculpas. Eu gostei dessa nova fase do Manual, especialmente do podcast com diversos convidados da imprensa especializada. Certamente sentiremos sua falta no novamente renovado manual que virá. Em verdade, nós leitores devemos é agradecer por esses 6 meses!

    Perguntas: 1 – o podcast entrará no feed dos demais podcasts da Gazeta do Povo ou seguirá separado? 2 – como funcionará o paywall da Gazeta do Povo para os então colaboradores do Manual?

    1. Aí estão questões interessantes.
      A do feed do Manual é mais simples de resolver, troca e pronto.

      Mas sobre o paywall, que nunca bati nele lá no site, complica. Além disso, a linha editorial como ficará? Continuará sendo um site slow web que busca por artigos mais interessantes ou será mais um site sobre tecnologia no mar dos que já temos. Afinal, lembro do @ghedin:disqus ter saído pela dificuldade em manter. Será que ele já se arranjou por lá?
      Tomara.

      1. Existe uma cláusula de exclusividade no meu contrato com a Gazeta do Povo, por isso não pude continuar escrevendo aqui. Estamos organizando as coisas para que tudo seja conciliável; ficará mais corrido para mim, mas acredito que dará tudo certo.

        Sobre as dúvidas do podcast e dos assinantes, peço um pouquinho de paciência. Ainda estamos acertando os últimos detalhes. O clima é bom e estou tomando um grande cuidado para afetar o mínimo possível as coisas como são aqui e para oferecer vantagens aos leitores e, principalmente, aos assinantes do Manual do Usuário nessa transição.

        1. @ghedin:disqus, fica tranquilo, paciência com essas mudanças eu tenho e sabe disso!
          Alias, a newsletter, está em estudo a manutenção?
          O podcast continuará com você, a @emilycantonunes:disqus, @roniuj:disqus e @paulohiga:disqus? Não dá ruim?

          1. A newsletter continuará, mas não será mais diária. Exige muito e não temos braço para isso. O podcast também seguirá como o daqui (inclusive, em seu próprio feed, separado dos demais da casa /cc @vinicius_barros:disqus); não sei como será a formação, porém.

      2. Pedro, a pergunta do feed do podcast é pelo fato de na Gazeta do Povo haver um feed único para todos os podcasts do veículo – inclusive o Ghedin tem um podcast lá. Particularmente, eu não gosto, pois caem no feed diversos podcasts que não são do meu interesse – não há um separado apenas para o de Nova Economia… A pergunta é se o Guia Prático seria integrado a esse feed.

        E sobre o paywall, acho um deal braker. Não acompanho o Ghedin lá tao de perto pois só são 3 (acho) notícias por mês livres e, como não moro em Curitiba, não tenho tanto interesse em assinar o jornal (aliado ao fato de não me alinhar ao viés de muitas das editorias). Preferiria continuar contribuindo ao Manual como já faço…

        1. Cara, verdade!
          Eu tinha me esquecido disso completamente, foi por isso que não assinei o podcast dele e da @garotasemfio:disqus.
          É como comentei, nunca bati na paywall, esperar para ver o que acontece.

  15. Boa Sorte! @emilycantonunes:disqus. Eu adoro esse blog e até fiz cobranças quanto a frequência no ultimo post livre, mas com certeza não lhe faltou empenho para tocar o Mdu obrigado por mante-lo vivo foi Ótimo enquanto durou ;)

  16. Hey, @emilycantonunes:disqus, parabéns pelo desafio aceito e completado.
    Não era para ser fácil, não foi. Mas tenha certeza quem estamos felizes em termos dividido este espaço tão bom do MdU com você.
    Agora é te acompanhar nos outros canais. E como gosto muito de newsletters já assinei a da Ada.
    Vida longa e próspera para você. ?

  17. É muito difícil manter um blog, te entendo, mas parabéns pelo o que tu manteve aqui no MdU, um dos meus blogs preferidos, que manteve sua simplicidade. E boa sorte nessa jornada jornalística ;)

  18. O site continuou com imensa qualidade e você deixou sua assinatura nesta fase. A acompanharei em suas futuras empreitadas.

  19. Boa sorte Emily,na minha singela opinião,o melhor blog do mundo ,olhemos futuro daqui diante e vida longa manualdousuario.

  20. Uma pena não ter dado certo, Emily. Espero que tu consiga realizar seu sonho logo. Forte abraço e longa vida ao MdU.

  21. Parabéns pelo trabalho e pela dedicação á frente do Manuel do Usuário, tenho certeza que a onda de mudanças serão positivas, tanto para os novos tempos do Manual quanto na sua carreira Emilly! ?

  22. Emily, eu sei que não deve ter sido fácil. Mas admiro sua coragem, tanto de ter assumido esse espaço como de agora estar se despedindo dessa forma.

    Desejo boa sorte e muito sucesso. Com certeza ainda vou te ler muito por aí!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!