Todo sábado, pego uns links que acumulei ao longo da semana e que, embora curiosos e/ou interessantes, não renderam nem notinhas, e os publico num compilado que chamo de “achados e perdidos”. É um conteúdo mais leve, curto, quase lúdico — a cara do fim de semana.
***

— Fizeram tomografias computadorizadas dos três AirPods que a Apple já lançou. O nível de miniaturização é espantoso (em inglês).
— Uma demonstração do motor gráfico Unreal 5 baseada em Matrix (em inglês). O começo é super interessante, pena que da metade para frente vira um bangue-bangue bobo.
— Sabe quando você entra em uma loja online, clica em um produto e aparece “14 pessoas estão vendo também”? Quase sempre é mentira (em inglês).
— No dia 14, a Oppo vai apresentar um celular com câmera retrátil. Tem um teaser já.
— Este canal de uma pessoa tocando piano (de verdade) como se fosse Guitar Hero.
— Uma interrupção na AWS (nuvem da Amazon) travou por algumas horascampainhas, robôs aspiradores de pó e outros utilitários domésticos. Internet das Coisas, que ideia maluca.
— Eu acho o visual da Wikipédia perfeito, mas se você discorda, talvez esta extensão que “moderniza” o leiaute lhe agrade. Para Chrome, Edge e Firefox.
— btop++ é um monitor de recursos com jeitão de video game para sistemas *Unix.
— LinkLonk é um leitor de feeds RSS com um sistema de links mais populares por votação.
— Uma coleção de pequenos e adoráveis aplicativos web/gráficos (em inglês).
— Esta extensão do Gnome habilita o “modo cubo” (em inglês) — e não, você não voltou a 2009; é uma extensão nova, feita só de zoeira.
— Debates legais que estão rolando no post livre:
– Pedido só no iFood.
– Recomendação de webcam.
– Quem usa o Google Assistente?
– Futebol no streaming.
– IPO do Nubank.
– Como melhorar o inglês sem gastar.
– Vizinhos barulhentos: como lidar?
– Relatório da Linux Foundation feito no Mac?
— No podcast Guia Prático desta semana (ouça!), Galileu Nogueira indicou o episódio de K-Pop da série Explicando [Netflix] e o filme Black Pink: Light up the sky [Netflix]; Jacque indicou o livro O debate [Amazon, Magalu, editora]1, de Jorge Furtado e Guel Arraes e publicado pela Cobogó; e eu, o filme Disque M para matar [HBO Max, Oldflix], de Alfred Hitchcock.
— Para fechar, uma foto do Rodrigo Capuski no nosso grupo de fotografia no Flickr — veja as demais e mande a sua!

Falcão Chimango construindo seu ninho na janela de uma casa na região rural de Manzanares, Argentina.
📅 12/11/2019
🗺 Manzanares, Argentina
- Ao comprar por estes links, o Manual do Usuário recebe uma pequena comissão das lojas. O preço final para você não muda. ↩
Infelizmente a extensão da Wikipedia bugou aqui pra mim e deixou um espaço lateral em branco enorme a esquerda. Uma pena, pois o site ficou 10x melhor com ela.
Que foto maravilhosa!
única coisa que falta no site wikipedia é um modo escuro
eu uso uma extensão do Firefox (Dark Background Ligh text) que muda TODOS os sites para modo escuro, mas é claro que um design escuro nativo vai ser muito melhor
antes eu usava a extensão UserStyles, parei de usar depois que descobriram problemas de segurança
com relação ao modo “cubo” para o Gnome: eu adorava o Compiz, era um negócio mil anos luz à frente de qualquer coisa que tinha no Windows, mas era um empecilho ao foco e à produtividade, que são objetivos do Gnome … eu sugiro 2 extensões focadas em efeitos (simples) para o Gnome: uma que traz de volta as “janelas gelatinosas”, e outra que tem o efeito de “lâmpada mágica” (que também tem no MacOS) ao minizar e restaurar janelas … quem usa Gnome pode procurar no site extensions.gnome.org … outra extensão essencial para mim (não é de efeitos) é “dash-to-panel”, que uso em modo auto hide na borda superior (também esse esquema auto hide na borda superior com barra de tarefas do Windows)
que foto
qual é o objetivo da câmera retrátil da Oppo?
Zoom óptico maior, provavelmente.
esse leiaute proposto para a Wikipédia devia ser adotado pela Wikimedia Foundation imediatamente
ficou ótimo
Ainda sobre a Wikipédia, tem também o Wikiwand, que também apresenta “artigos embelezados”.
E aqui tem um diferencial: Tu pode pesquisar algum artigo e visualizar direto no Wikiwand, sem precisar de extensão.