“Outros jeitos de pensar a tecnologia”: O Manual do Usuário virou papel

Vários zines do Manual do Usuário empilhados, sobre um chão de madeira texturizado.

É com uma imensa alegria que anuncio a pré-venda do zine Outros jeitos de pensar a tecnologia: Textos selecionados do Manual do Usuário (2021–2022), o nosso primeiro produto físico.

O zine já está em pré-venda. Clique aqui para encomendá-lo — custa só R$ 35, com frete fixo de R$ 6,35 para todo o Brasil. Os envios serão feitos a partir de 17 de outubro.

Você assina/apoia o Manual? Confira seu e-mail, tem um cupom de 10% de desconto te esperando lá.

Nosso zine foi produzido e é vendido pela Casatrês, uma editora de Florianópolis (SC) especializada nesse formato. Alguns meses atrás, um dos sócios de lá, o Felipe, mandou um alô por e-mail. Não demorou muito para que a ideia de transformar o site em zine surgisse — Felipe e Marília, a outra sócia, abraçaram a ideia de imediato.

Não sei se “zine” é um termo que todos conhecem, nem se tem um conceito definido. Vejo o zine como uma interseção entre o livro publicado, com ISBN e tudo, e aquelas folhas soltas contendo um artigo especial que alguns de nós imprimem para ler com mais conforto, no papel.

Lançar um zine condiz com a nossa proposta e trajetória. Em muitos aspectos, vejo o site existindo nas interseções, da mesma maneira que o zine existe na interseção editorial que comentei acima. O Manual é uma publicação coloquial que dialoga com a academia; que acompanha o mercado, mas sempre da perspectiva das pessoas; que atende ao rigor ético que se espera do jornalismo profissional, mas com muito espaço à opinião e a maluquices como aquela piada de primeiro de abril em 2019 que agora vira realidade — em partes.

O zine é composto por dez colunas de opinião, as melhores (na minha avaliação) publicadas no último ano. Ele conta com um primoroso prefácio assinado pela Tatiana Dias, editora sênior do The Intercept Brasil.

Algumas pessoas se surpreendem quando digo que prefiro ler em papel. Não tenho um Kindle e raramente me dedico a e-books. Publicar o Manual do Usuário em papel é, também por isso, uma enorme satisfação.

O zine Outros jeitos de pensar a tecnologia: Textos selecionados do Manual do Usuário (2021–2022) já está em pré-venda na loja virtual da Casatrês. Garanta o seu.

E tem mais!

No próximo sábado (15/10), faremos uma festinha para celebrar o lançamento do zine e o aniversário de nove anos do Manual do Usuário. Será a partir das 16h, na Petrisseri, em Curitiba, o novo bar/restaurante do Felipe Petri.

A Petrisseri fica na Rua Tenente João Gomes da Silva, 405, no bairro Mercês. Teremos algumas cópias do zine à venda no local. Espero você lá!

Mais fotinhas:

Vários zines do Manual do Usuário empilhados, sobre um chão de madeira texturizado.
Foto: Casatrês/Divulgação.
Zine do Manual do Usuário aberto, foto de cima, com duas cópias ao lado segurando a central aberta.
Foto: Casatrês/Divulgação.
Pilha de zines do Manual, com orientação alternada — alguns mostrando a lombada costurada, outros as folhas.
Foto: Casatrês/Divulgação.
Foto de cima do zine “Outros jeitos de pensar a tecnologia”, do Manual do Usuário, contra uma superfície de madeira.
Foto: Casatrês/Divulgação.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

14 comentários

  1. Eu gosto da ideia, mas no meu caso, dou preferência aos e-books e mais ainda aos e-books sem DRM, pelo simples fato que não tenho mais onde colocar livros. Abro uma exceção para os livros de arte e gastronomia.

    Além disso, gosto da ideia de poder levar toda a minha biblioteca comigo para qualquer lugar do mundo no futuro, não importando onde esteja. Por isso (só por isso), gostaria de ver a publicação no formato digital.

    Se tem algo que aprendí nos anos como product manager é que não somos os usuários dos nossos produtos.

  2. Ah Zine me lembra a época de militante.

    Dei uma olhada na loja, alguém indicaria alguma outra zine para pegar junto e aproveitar o frete?

  3. Já garanti um pra mim. achei uma ótima forma de apoiar o MdU e levar manual pra quem está acostumado a ler em papel

  4. Já garanti o meu, fiquei um pouco confuso com o site deles, depois que paguei tinha mandado o comprovante por email, mas não tive nenhum retorno por garantia mandei no whatsapp e ai me confirmaram. Porque no site não achei como fazer login depois! rs

  5. Gostei da ideia e uma pena que estarei em Curitiba apenas no dia 28.
    Compra já realizada.

  6. Eu amei a ideia! Parabéns, Ghedin :)

    Uma pergunta: haverá envio para fora do país? Vejo que o e-book, nesse caso, não faz sentido

  7. Que sensacional! Uma parceria entre vocês e a Tatiana Dias só pode sair coisa muito boa.