WhatsApp agora notifica mensagens lidas com o tique duplo azul


5/11/14 às 17h45

Uma das coisas mais chatas e angustiantes do Facebook Messenger agora está presente no WhatsApp: a notificação de mensagem lida. Ela é indicada pelo tique duplo azul, e ainda não está disponível a todos os usuários.

Alguns que já contam com a novidade estranharam e foram à Internet tentar entender. Infelizmente, é isso mesmo, como já diz a documentação de ajuda do WhatsApp

Agora o WhatsApp avisa quando o contato leu sua mensagem.

A documentação específica para cada plataforma também já foi atualizada. iPhone, Android, Windows Phone e todas as demais estão contempladas. Por enquanto, parece só estar funcionando entre smartphones Android — se um dos dois usa iPhone ou Windows Phone, nenhum tique fica azul (obrigado, Vivian!):

Notificação de mensagem lida no WhatsApp.

Esta outra imagem, abaixo, mostra como o tique duplo azul aparece em uma conversa. Ela tem um detalhe (além do idioma hebraico): a novidade também vale para grupos. Nesse caso, considera-se a mensagem como lida quando todos os participantes do grupo a tiverem visto:

Todos do grupo leram a mensagem?
Imagem: Noam Fish.

A princípio achei que fosse um “tudo ou nada”, mas o WhatsApp também revela individualmente quem do grupo leu as mensagens, como apontou o leitor Luandersonn:

Mesmo em grupos, dá para saber quem leu as mensagens.

A documentação oficial não diz se o recurso é desativável. O WhatsApp permite, já faz algum tempo, desativar o “visto pela última vez às XX”, que alguns usuários usavam para cruzar com a hora em que uma mensagem era enviada e, disso, “saber” se o contato havia lido. Agora, porém, a informação é oficial e, aparentemente, obrigatória.

Assine o Manual do Usuário

Ao acessar este blog, você não é rastreado ou monitorado por empresas como Google, Facebook e outras de publicidade digital. A sua privacidade é preservada. O Manual do Usuário tenta viabilizar-se por métodos alternativos e éticos. O principal é o financiamento coletivo. Colabore — custa a partir de R$ 9 por mês:

Assine no Catarse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23 comentários

  1. PARA RECEBER A LIGAÇÃO CONVITE:

    1. Aualize a versão para a 2.11.561 ou superior (2.12 7)

    2. Via WhatsApp, envie “WhatsApp Convite” para +55 73 8127-6908. Obs: Pode demorar a responder.

    3. Quando receber a ligação, atenda.

    **** Somente solicite convite se seu celular for Android e estiver rodando a versão 2.11.561ou superior do WhatsApp ;)****
    Link para atualizar… http://www.whatsapp.com/android

  2. Ainda espero sonhando uma versão web do Whatsapp, recurso muito mais útil do que este – até porque, como a matéria expôs, já era possível deduzir que a pessoa leu a mensagem antes desta feature. Sei que a versão web talvez nunca saia, já que o modelo do Whatsapp é este mesmo, de substituir o SMS em dispositivos móveis. Mas como o mercado de tecnologia sempre surpreende, quem sabe…

  3. O duplo tique azul só aparece se a mensagem for lida dentro do aplicativo? E no caso de ser visualizada apenas na central de notificações ?

  4. Muitos reclamam e eu sei que tira parte da privacidade. Mas acho importante que uma ferramenta de comunicação instantânea informe se a mensagem foi lida. Comparo essa informação a uma ligação telefônica em que o outro lado fica mudo e perguntamos: “está ouvindo?”. Há uma necessidade óbvia de saber se o outro lado está captando nossa mensagem, caso contrário, tentamos por outro meio ou deixamos para depois. O problema está em como as pessoas lidam com isso e cobram dos outros, transformando-os em reféns de um smartphone cheio de mensagens “urgentes”.

    Se eu leio uma mensagem, não sou obrigado a respondê-la de imediato. Posso estar ocupado, e poucos entendem isso. Se tivessem mais bom senso nessa cobrança, ninguém estaria preocupado com isso. A informação de mensagem lida, inclusive, também agiliza a comunicação, evitando responder mensagens que não precisam de resposta, como um aviso que precisaria de um “Ok”.

    Enfim, gostando ou não, a tendência parece ser essa mesmo. Todos os mensageiros que conheço já possuem o recurso (facebook, hangouts, telegram). Só faltava o Whatsapp mesmo…

    1. Você poderia mostrar uma captura de tela do Hangouts avisando o horário que a mensagem foi lida? Eu não achei essa informação aqui, só que eu uso o programa “original” só no iPad. No computador uso um cliente de terceiros, que evidentemente não tem esse recurso, e no celular não uso.

      1. No Hangouts, o recurso existe e, apesar de mais completo, por mostrar exatamente qual o último ponto da conversa que o outro leu, é mais discreto e poucas pessoas notam o detalhe. Eu descobri através de testes próprios.

        Quando você está em uma conversa, inclusive em um grupo, existem ícones menores com as fotos das pessoas que se posicionam no texto conforme elas leem. Então, quando todos esses avatares estão na parte inferior, significa que todos leram.

        E mais: se o ícone estiver esmaecido, é porque a pessoa não está ativa. Do contrário, ela está com a sua mensagem aberta, olhando para a tela.

        Veja se dá para entender nessa imagem. Uma pessoa do grupo já leu tudo e outra não. Note também que ambas estão com os avatares esmaecidos.

        1. Obrigado pela imagem e pela explicação.
          Consegui simular essas situações no Hangouts para iPad.

          Essas carinhas menores indicando o ponto até onde a pessoa leu também aparecem no iPad, mas eu sinceramente nem imaginava que significassem isso.

  5. Aparentemente já está funcionando em todas as plataformas.

    Testei no Windows Phone, me comunicando com um Android, e apareceu o tique azul em ambos.

  6. Previsível, mas desaprovo, que desculpa vou dar agora para os donos dos grupos que participo e que estão “mutados”?

    OBS: “Luanderson”. Meu último N já está em depressão, sempre excluído.

      1. Acho que as pessoas hoje tem frescuras demais e são, sim, grosseiras, quando veem mensagens dos outros e ignoram, mas ficam o tempo todo checando Instagram, Facebook. Se não querem responder, que digam de uma vez e não se finjam de mortas e depois, saem reclamando porque o app entrega que leu.