Respostas rápidas via notificações no iOS 8 são úteis, mas por ora estão restritas ao iMessage


19/9/14 às 15h13

O iOS 8 tem tantos recursos legais que talvez Joanna Stern, do Wall Street Journal,  não tenha exagerado ao dizer que instalá-lo é como ter um novo smartphone sem precisar comprar um.

Recurso muito útil.
Valeu, Rics!

Um dos mais legais é a resposta rápida na notificação do iMessage. Ao receber uma mensagem, se você puxa a notificação para baixo um campo de texto aparece, junto com o teclado, permitindo que se digite a resposta dali mesmo, sem a necessidade de abrir o app inteiro ou sair do app em uso no momento. É prático num nível que nem mesmo o sistema de notificações do Android é, e ele desde sempre foi referência nessa área.

A única limitação é que… bem, é um recurso, por ora, apenas do iMessage. É a nova versão do iOS que o viabiliza, mas nenhum outro app replica essa facilidade. E ainda há alguns casos de uso que precisam de mais reflexão para serem melhores, como o recebimento de novas mensagens enquanto se está digitando uma resposta rápida. A mensagem não é atualizada e a única saída é tocar na notificação para abrir o iMessage e, aí sim, visualizar o que chegou por último.

Talvez a resposta rápida do iMessage siga o mesmo destino do TouchID: a princípio, restrito para destravar o iPhone e fazer compras na App Store, no iOS 8 qualquer desenvolvedor tem acesso a ele e coisas legais propiciadas pela nova extensibilidade do sistema, como o 1Password onipresente, já estão aparecendo.

Notificações do Twitter adaptadas ao iOS 8.
Imagem: MacStories.

A área de notificações ainda tem outros recursos bacanas, como botões de ação ao alcance de um arrasto, remoção de notificações individuais e widgets no painel Hoje. Alguns apps já se aproveitam disso — Twitter, Wunderlist e Dropbox, para citar alguns.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 comentários

  1. Tenho o iPhone 5 e atualizei pro ios8 porém não consigo responder as notificações do iMessage na tela bloqueada , não aparece opção de responder , Oque deve ser ?

  2. U have got to be kidding me? … Cancelei a assinatura online do WSJ por causa das bobeiras que fala essa Joanna; uma semana de assinatura nesse blog aqui, que considero bacana pra caramba, a mesma sinistra pessoa é referenciada como exemplo? Pqp: Essa vai me perseguir até nos últimos dias de vida; to ferrado!

    1. No App de mensagens de uma equipe de terceiros com jailbreak tem mais de 3 anos. Fala sério, compara algo nativo com algo modificado, não tem como. Se quer comparar os recursos que a equipe do Cyanogen faz, compre com o que a galera do jailbreak faz.

        1. Eu sei. Qual o smartphone no brasil que vem com Cyanogenmod instalado? Nenhum. Samsung, lg, sony, htc e motorola, nenhum deles vem com o Cyanogenmod instalado. E o Cyanogenmod não deixa de ser uma customização do android feito por terceiros.

  3. No meio dos rumores do que viria para o WP8.1 “quick responses” estava incluso. Já seria aberto a qualquer desenvolvedor. Acredito que ainda venha. Isso é um recurso excelente, sobretudo para apps de troca de mensagens.