Logo do Manual num monitor Retina.

O que esperar do Manual do Usuário em 2016


18/12/15 às 15h36

Se no final de 2014 havia um ar de incerteza por aqui, um ano depois as coisas estão melhores no Manual do Usuário. O fluxo de caixa estabilizou-se e a visão que tenho do site evoluiu. Por isso, 2016 deverá ser muito bom.

O ano prestes a acabar, 2015, não foi fácil. Ainda divido as atenções entre site e universidade, o que me toma bastante tempo — e, com a greve dos professores e funcionários no primeiro semestre, ficou tudo amontoado neste fim de ano. E teve aquele assalto, que adiou o planejamento de algumas ações, além do óbvio impacto financeiro. Mas mesmo com esses obstáculos o Manual não estagnou. Todas as métricas, como comentei no post do seu segundo aniversário, aumentaram, e a comunidade em torno do site continua se fortalecendo: a quantidade de assinantes dobrou em relação ao final de 2014 e os posts livres batem recordes de participação seguidamente sem perderem a qualidade que lhes é característica.

Aliás, uma revelação importante que tive nesse ano foi a de que a parte mais valiosa do site são vocês, leitores. Por um bom tempo, do início até alguns meses atrás, eu via a audiência, a comunidade como uma consequência do editorial. Talvez tivesse que ser assim num primeiro momento ou talvez seja assim de fato. Porém, agora, quando tenho que tomar alguma decisão aqui, levo em conta primeiro o leitor, depois todo o resto. Os posts, claro, continuam importantes e seguirão no mesmo ritmo, mas o foco é outro, está em vocês, e isso se refletirá nas atividades que desenvolveremos em 2016.

Para o ano que vem, teremos:

  • O retorno de seções como “Na mochila” e “Mostre a sua mesa de trabalho”, ambas finalmente abertas ao público.
  • Uma seção totalmente nova, de fomento à cultura, com base em discussões — mais detalhes no começo de janeiro.
  • Menos ênfase a reviews e, com o tempo economizado deles, mais posts analíticos e/ou reflexivos sobre tecnologia. Faz mais sentido, eu gosto mais de escrevê-los e, pelo que leio e ouço, vocês gostam mais desses também.
  • Para quem não assina o site por não ter um cartão de crédito internacional, será possível fazer a assinatura até por boleto bancário. Isso, somado às comissões da área de promoções, se torna cada vez mais imprescindível a fim de me livrar da necessidade de procurar anunciantes para que a roda continue girando.
  • A volta do podcast, agora semanal, com a Emily Canto Nunes do iG Tecnologia reforçando o time e os retornos de Paulo Higa e Joel Nascimento Jr.
  • Links abrindo em novas abas (ufa!).

De hoje até 11 de janeiro, o Manual do Usuário dará aquela tradicional parada. Na real, será mais uma reduzida, já que nesse intervalo publicarei alguns reviews que ficaram pendentes durante o ano, além de dar orientações sobre as novas seções.

Antes de fechar, agradeço a todos que me ajudaram nos bastidores em 2015: Davi Andrade, Fabi Iglesias, Gabriel Von Doscht, Guilherme Teixeira, Gus Fune, Julian Fernandes, Leon Cavalcanti Rocha e Vitor Paladini.

E também àqueles que publicaram alguma coisa no Manual no mesmo período: Aline Valek, Beatriz Lobato, Eloy Machado, Gabriel Arruda, João Paes Neto, Natália Viana, Rodrigo Santiago e Sophie Secaf.

A todos, em especial a você, leitor, muito obrigado por tudo. Aproveite bem as festas e até 2016!

Revisão por Guilherme Teixeira.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

29 comentários

  1. Conheci o blog Manual do Usuário há pouco tempo, mas ele já se tornou leitura obrigatória. Os textos têm excelente qualidade e os temas abordados são todos do meu mais absoluto interesse. Na verdade é de interesse de todos os geeks que querem entender mais e melhor esse nosso adorável mundo novo tecnológico em mutação constante. Parabéns pelo trabalho. Que venha 2016!

  2. Ghedin, uma idéia para dar um incentivo ao seu fluxo de caixa seria criar uma seção para vendas de alguns itens únicos, brindes do site, por exemplo, comece só com uma caneca do MdU. Não precisa criar um e-commerce para isso, ao contrário, crie uma seção e apresente como forma de contribuir para o crescimento do site, coloque explicando que a venda da caneca é uma forma de contribuir e como você trabalha só, coloca os itens nos correios quinzenalmente (para não tomar seu tempo). Não é difícil criar itens do próprio site, você tem muita criatividade e acredito que muitos aqui com toda certeza iria comprar.

    1. É algo que está nos planos, mas não por agora. Falta tempo para correr atrás e, imagino, a logística da coisa precisaria ser muito bem estudada também. Obrigado pela sugestão!

  3. No ano de 2015 o MdU me surpreendeu. Sinceramente, não gostava muito desse site e acabei mudando de opinião.

    Foi interessante ver como você escuta os leitores e faz coisas malucas (como quando você começou a encher o MdU de posts, depois de um pedido de um leitor).

    Ao mesmo tempo é notável como você não gosta de fazer reviews, por sinal, a análise com comentários foi ótima e você deveria seguir novamente aquele estilo.

    Os posts livres foram bons e cansativos.

    Fiquei triste pelo seu assalto.

    Bom natal para você e faça melhor em 2016.

  4. O que falar desse site que mal conheço e já admiro pacas?
    Me tornei frequentador assíduo (e assinante) esse ano.
    Acho que o trabalho aqui feito é mais que excelente. Não se acha no Br (lá fora eu não sei) site com tamanha qualidade. Ainda mais se considerarmos que é efetivamente tocado por uma única pessoa.
    Claro que sempre há espaços para melhorar, e as projeções para 2016 estão no caminho certo.
    Também acho incrível o engajamento da “comunidade”. Os posta livres são o maior exemplo disso.
    Nem sempre comento, pois as vezes não da tempo mesmo, mas estou sempre por aqui.
    Abraço a todos os amigos do MdU. Ano que vem estaremos fortes por aqui.

  5. Olha os cara…nem colocaram meu nome em quem escreveu texto site…cancelar minha inscrição hoje haha

    Gostei das novidades, bem legal como os leitores estão sendo ouvidos. :D

  6. Ghedin, obrigado. Vc mandou muito bem em 2015. Torço para que o MdU cresça em 2016. Se joga, sem medo de ser feliz. Obrigado novamente!

  7. Engraçado como costumamos reparar de forma absurda defeitos e ignorar qualidades, NUNCA reparei que não há basicamente nada de anuncio no layout do site até ler essa matéria. Algo incrível levando em conta 2015, onde os anúncios invadiram de forma exagerada praticamente toda a web.

  8. É um dos poucos blogs que desabilito os ad-blockers. Ano que vem, pretendo entrar para o time dos “patrões”.

    Sucesso Ghedin!

  9. “Links abrindo em novas abas (ufa!).”

    Eu bem que cliquei em um link pra ver. Maldito impulso. De qualquer forma, MdU tem um caminho promissor, estaremos de olho em 2016!

    Vida longa ao MdU!²

  10. Boaa Ghedin! Passei a visitar o site este ano e já é o meu site mais aberto! Conteúdo sempre muito bom! Parabéns, e como disse o @fredmmtt:disqus, vida longa ao MdU!

  11. Boaa Ghedin! Passei a visitar o site este ano e já é o meu site mais aberto! Conteúdo sempre muito bom! Parabéns, e como disse o @fredmmtt:disqus, vida longa ao MdU!

  12. Ghedin, o que você acha de fazer algo tipo o Life Hack (se eu não me engano tem o site, mas eu lia o que o gizmodo br traduzia e publicava)? eu acho a ideia bem interessante, tipo dicas de produtividade, como usar “melhor” o smartphone, falando em smartphone, eu sempre achei muito legal ver o que as pessoas deixam na tela de bloqueio e na sua home, já pensou em fazer uma sessão assim? E poderia também dar dicas de app’s, mas não um app qualquer, como muitos sites/blogs fazem, mas sim alguns que realmente ajudem na produtividade / que tenham funcionalidade únicas e / ou diferentes.

    Eu uso um aplicativo chamado Shush, e enquanto uso o meu smartphone quando recebo ligações/mensagem ele não toca/vibra, daí quando eu bloqueio a tela a configuração do som volta ao normal, acho muito útil. Também tem o IFTT, aparentemente é muito útil, não achei até agora um tutorial BR que me ensinasse tudo que preciso, tentei usar uma vez, mas a receita que eu criei não funcionou e estava tudo configurado corretamente. Poderia falar sobre isso, não acho que fique maçante.

    Falar também sobre projetos interessantes do Kickstarter, Idiegogo, Kickante e similares (e lógico, dar mais ênfase no projetos brasileiros).

    Pensei aqui agora, fazer mensal / quinzenal / semanal um post sobre livros, os que você lê, ou caso não leia, abrir para o pessoal comentar o que está lendo, porque está lendo e o que está achando, o que vale a pena, o que não vale…

    Acho que ficou um pouco confuso e longo, desculpa, heheh

    1. Várias ideias, Weller! Algumas já aparecem vez ou outra (dicas de apps, por exemplo), outras eu acho mais do mesmo e/ou sem muita relevância (projetos do Kickstarter e telas de celular). E a dos livros é bem boa, mesmo.

      Valeu!

      1. Concordo com o amigo ai acima, uma sessão Mensal / Quinzenal / Semanal sobre uma indicação de Livros séria uma ótima ideia! E talvez se tivéssemos uma coluna tipo: “O leitor escreve/recomenda” não apenas limitando-se a livros, poderia ter uma dica sobre: jogos, HQ, Devices e etc, seria bem dinâmico ao site :D

      2. Ooo… Dica de apps é legal, hein?! Eu adoro testar apps. Na verdade fico tao “escravo” disso que criei uma conta de e-mail só pra cadastro em apps novos para o período de teste. Seria realmente bem bom se isso ocorresse aqui.