Vazam dados pessoais de 533 milhões de usuários do Facebook

Um banco de dados com registros de 533 milhões de usuários do Facebook foram disponibilizados gratuitamente na internet. O banco contém números de telefone, IDs do Facebook, nomes completos, localizações, aniversários, biografias, status de relacionamento, data da criação do perfil e, em alguns casos, endereços de e-mail, e segundo a Hudson Rock, empresa de ciberinteligência que descobriu o vazamento, provavelmente foi criado explorando uma falha do início de 2020 no Facebook que permitia capturar telefones de qualquer usuário.

O Business Insider fez alguns testes preliminares, com sucesso, para atestar a legitimidade dos dados vazados.

Alon Gal, co-fundador e CTO da Hudson Rock, especificou de quais países são os dados. No Brasil, são 8,06 milhões de perfis afetados. Via Business Insider (em inglês), @UnderTheBreach/Twitter (em inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 comentários

  1. Com o tanto de vazamento de dados será que não está na hora de tornar todos esses dados públicos? Pelo menos assim todas as pessoas poderão utiliza-los, ao ínves de apenas alguns poucos.

    1. Acho que não? Essa lógica é… perigosa, para dizer o mínimo. Se corrupção acontece de qualquer jeito, vamos liberá-la? Sem falar que: qual uso não criminoso, imoral ou inoportuno poderia derivar da posse de um banco de dados de meio bilhão de pessoas?

  2. Preciso fechar minha conta urgente, uma empresa que tem um patrimônio maior que muito PIB de alguns países, usa nossos dados com muito descaso, que alias, sempre foi assim.

    1. Eu fechei a minha conta em dezembro do ano passado, e não fez muita diferença, a maioria das pessoas ainda conversa muito por whatsapp e instagram, então não foi uma perda grande. Acho que só os grupos do face que fazem falta, com aquela vibe de página misturada com fórum.
      De resto me sinto muito feliz por ter uma rede social a menos pra acessar haha

      1. Eu uso facebook para comprar e vender – parece que o Face conseguiu achar um bom nicho no BRBR. Mais para comprar do que para vender na verdade.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário