ThinkPad 8, cinco anos depois

Duas fotos, lado a lado, do tablet ThinkPad 8 com a tela ligada. As bordas estão com estouro de luz e a parte central tem um brilho diferente, esquisito, que dificulta a visualização.
Fotos: Rodrigo Ghedin/Manual do Usuário.

Por falar em sustentabilidade, encontrei o tablet ThinkPad 8, da Lenovo, que comprei e analisei aqui em fevereiro de 2016. Estava sem uso há uns três anos e guardado em um armário, ou seja, protegido do sol e da umidade. Mesmo após todo esse tempo parado, a bateria ainda deu carga e me permitiu ligá-lo. Por outro lado, a moldura emborrachada meio que derreteu (ficou grudenta) e a tela… as fotos acima dizem mais que qualquer palavra, embora me intrigue o que a destruiu de tal maneira. Talvez algum componente químico da moldura que escorreu para a tela? Vai para a doação, talvez como sucata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 comentários

  1. Olá. Como falou de doação, se ainda não tiver feito, adoraria receber um desse para um projetinho. Pago o frete. haha.
    Penso em adaptar um desses tablets com windows junto com um Motorola Lapdock que tenho. Daria um notebook de baixo custo. haha.

  2. Ghedin! Tenho o mesmo tablet, e no meu além das manchas na tela o líquido do LCD começou a escorrer para fora, nunca vi isso, maior perigo. Mesmo fora da garantia abri um reclamação no PROCON, achei absurdo porque sempre cuido muito bem dos meus gadgets, pesquisando encontrei várias reclamações semelhantes, inclusive a sua. (Acompanho você desde 2000 e bolinha (2012 talvez?) mas não sabia que tinha esse tablet, hahah)

    1. Ahh, aquele líquido esquisito nas beiradas é do LCD? O meu ficou imprestável; além da tela, está lento que dói. Se tiver algum retorno da Lenovo via Procon, me avise!

  3. Relaxa amigo esse problema é comum, todos os tablet do modelo teve, esse lançamento da lenovo foi um teste e praticamente todos aconteceu a mesma coisas eu mesmo tenho dois e que estão do mesmo jeito.

  4. Eu tenho um tablet com windows da Acer, um iconia w510, estava sem usar a um tempo e aconteceu a mesma coisa, a tele tá com uma macha enorme. Já quase não dava para utilizar ele por causa da lentidão, ele não aguenta tocar video do youtube, mas agora com a manhca nem pra coisas como ler pdfs da mais.

  5. Fala Ghedin,
    Comprei um tablet da HP de 7.1 polegada, outro mico… Lento demais pra tudo, aí tomei a melhor decisão da minha vida: formatei e só deixei atualizado o Kindle e o Google Livros (big techs, eu sei, eu sei mas fazer o que…).

    Melhor uso, um e-reader pesadão mas que inicia em 32 segundos.

    1. Tenho um HP de 8 polegadas e estou usando somente VLC media player pra ver séries. E usando Kindle e leitor de quadrinhos.

  6. Olá Ghedin, é defeito recorrente como um outro colega já apontou. O meu está igual, tela grudenta e vazamento do lcd. Começou nas pontas e hoje quase não dá para ver nada. A sugestão é usar como desktop, ligando uma tela externa pela saída mini hdmi. Se a placa vai aguentar, não se sabe.

  7. Eu tenho um Galaxy Tab original (7′, primeiro modelo, lançado no Brasil em 2011), que funciona até hoje. Ainda roda o Android 2.3.6.

    Mas eu tenho um uso muito específico pra ele: ler pdfs com muita formatação, que não ficam bons no Kindle ou no celular.

  8. Acredito que o problema seja simplesmente de película polarizadora, problema simples de resolver mas que dá um bom trabalho dependendo de como ela é instalada na tela…
    Estava procurando esse modelo para compra a pouco tempo, mas ainda tá meio salgado o valor

  9. Comprei um Tablet da Positivo em 2014 e ele ainda funciona até hoje. Uso ele diariamente pra assistir filmes e séries. A bateria ainda dá pro gasto.

  10. Aceito como doação (lá vai eu dar uma de pidão).

    O caso da tela provavelmente foi peso colocado em cima ou umidade (que entra pelas camadas da tela). Pode parecer que não, mas as vezes a umidade entra e não percebemos. Ou aparentemente também pode ser o fundo que tem leds queimados e precisam de reparo, tipo que nem tv retroiluminada por led.

    O ruim é achar tela para este tipo de equipamento, infelizmente.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário