Spotify e Reddit se rendem à interface estilo TikTok.
Se o TikTok for banido dos Estados Unidos — uma hipótese longínqua, mas não descartada —, seu fantasma continuará pairando sobre os usuários norte-americanos. E não digo isso apenas pela “tiktokzação” do Instagram.
Nesta semana, o Reddit anunciou um novo feed de vídeos no estilo TikTok e o Spotify reformulou a interface do seu aplicativo, que agora incluí um feed vertical infinito que… lembra o TikTok.
A outra frente em que o TikTok se destaca, a recomendação de conteúdo por inteligência artificial, está bem representada no Artifact, o novo aplicativo dos criadores do Instagram — que nem disfarçam a inspiração e definem o app como o “TikTok de textos”.
O último fenômeno do tipo foi quando todos os gerentes de produtos decidiram que stories com bolinhas no topo da tela, a grande sacada do Snapchat, eram algo imprescindível em seus aplicativos. Sobrou quem? Só o Instagram, se não me falhe a memória.
Em tempo: o Spotify ainda não oferece músicas em alta qualidade (hi-fi), um ano após prometer o recurso. É o único dos grandes apps de streaming de música que ainda não o tem. Via Spotify, Reddit (ambos em inglês).
Tô bem feliz no Deezer. Ótima interface, Flow, hi-fi no plano premium sem custo adicional. Em raros casos não encontro algum álbum, mas a interface web ser mil vezes melhor o que o Spotify se tornou e que o YTM jamais foi é mais que o suficiente para me manter por lá, sendo o hi-fi sem custo adicional apenas a cereja no bolo – mesmo porque mal percebo a diferença.
ps: só uso a interface web porque o app do windows não tem suporte a hotkeys, o que é uma falha grave pra mim, mas chrome+streamkeys resolveu.
No Spotify Lite continua a mesma coisa de sempre, aquela interface meio meh, mas que é leve e sem firulas.
tenho um caso de amor e ódio com o Spotify. Já cheguei a pegar todos os trials de apps de musica e NENHUM é tão rápido e tem qualquer funcionalidade similar ao Connect. Sendo esse ultimo o maior diferencial, tem letras traduzidas etc. Os demais sempre pecam em algo, vou resumir aqui: Amazon music – lerdo que dá raiva, youtube music – rapido, porem faltam as letras a la karaoke, tidal – melhor de todos, o app pra desktop é PWA, Apple Music – experiencia é bem mista, no iPhone é bem rápido, mas a versão web é HORRIVEL, nem parece ser de uma das empresas mais ricas do mundo! (tem app nativo pra win11 em beta)
Off-topic: fiquei uns dias sem entrar aqui no site e senti falta de algo… acabou o post livre?
Sim e não? Migramos para o Órbita.
Aqui o anúncio da mudança.
Ah, não sabia. Obrigado pela resposta, vou dar uma olhada lá pra entender.
Acabou! Agora é tudo no Órbita. Perdeu-se a magia do MdU
Faz uns 6 meses que fui para o TIDAL justamente por que estava saturado do caminho que o Spotify estava levando com sua interface e conteúdos. Infelizmente, parece que só tende a piorar.
Você está gostando do Tidal? Nem me refiro à qualidade de som, mais na usabilidade mesmo. Assino o Spotify desde o começo e essa mudança no app é a desculpa que eu estava procurando para mudar. Além de outros problemas mais.
É muito triste ver que constantemente diversos serviços perdem suas caracteristicas em busca de mais usuários através da moda do momento. Dessa forma acabam perdedndo o que as torna únicas e acabamos em meio a um mar de muitos aplicativos parecidos.
Apesar de nao gostar é interessante notar que o que deslanchou o TikTok foi exatamente o seu diferencial.
Sobre o hi-fi no spotify, acho que é a nova Internet fibra de 1 giga. Pessoal fica clamando por um recurso que exige equipamento específico pra usufruir e, no final, não consegue perceber a diferença de um streaming na qualidade alta pra um hi-fi.
Eu assinei o Qobuz pra testar. Acabei cancelando pq o único “ganho” foi uma interface confusa e lenta.
Vai ter o mesmo final, em breve só vão usar no YouTube e no próprio TikTok (que se fdor banido dos EUA, acaba ressurgindo com outro nome).
Hoje, stories só sobrevivem no Snapchat (sim, ainda) e no Instagram. E mesmo no Instagram, cada story postado tenta te empurrar pra postar em “cross-post” com o Facebook.
Acho que a grande diferença é que o TikTok, pelo menos, parece aprender mesmo os meus gostos. Eu nunca (quase nunca) vejo vídeos de extrema-direita por lá. Nos “shorts” do YouTube a proporção é mais ou menos 3:1 (mesmo eu sinalizando que não quero ver; mas o mesmo vale para canais e vídeos). YouTube hoje é o grande campo “aberto” de disseminação da cultura channer e da alt-right mundial.
Veremos até quando vai durar essa “nova moda”.
Acredito que o Facebook também ainda tem essa coisa dos stories.