É assim que a Netflix acabará com o compartilhamento de senhas.
“As pessoas que não moram em sua residência precisam usar a própria conta para assistir à Netflix.” É assim que a Netflix abre o documento em que explica como combaterá o compartilhamento de senhas.
A Netflix usará “informações como endereços IP, IDs de dispositivos e atividade da conta em aparelhos conectados à conta Netflix” para determinar quais são associados à residência do titular.
Quando detectar um aparelho estranho (leia-se em outra rede Wi-Fi ou que não acesse a Netflix regularmente da rede da residência do titular), a empresa exigirá uma senha temporária enviada ao titular.
Patético. Boa sorte com isso.
Embora a documentação atualizada só tenha sido descoberta agora, o primeiro registro da versão brasileira salvo na Wayback Machine data de 25 de dezembro de 2022. A ofensiva contra o compartilhamento de senhas deve começar ainda neste trimestre, segundo o Wall Street Journal. Via Netflix.
Do nosso arquivo: Netflix e a impossibilidade de negócios sustentáveis (abril de 2022).
Quero ver como será a implementação para quem tem casa de praia, campo etc. e está lá e cá com frequência. Será que vai detectar isso ou vai ficar toda hora importunando para confirmar a identidade?
Enfim, hoje em dia eu procuro só me preocupar com algo quando essa coisa realmente estiver acontecendo. Por enquanto mantém tudo como está.
Em breve, Adeus Netflix!
Viajando um pouco na maionese aqui, penso se não seria uma espécie de “experiência”. Adota-se as novas políticas de preço. Se perder clientes (e dinheiro), vão tentar reverter.
Outra coisa que me passou na cabeça é se a Netflix não tá fazendo isso já pensando em por exemplo pra oferecer canais ao vivo.
Mas… não é só criar um e-mail compartilhado para a conta da Netflix?
“A Netflix usará “informações como endereços IP, IDs de dispositivos e atividade da conta em aparelhos conectados à conta Netflix” para determinar quais são associados à residência do titular.”
Sim, mas…
“Quando detectar um aparelho estranho (leia-se em outra rede Wi-Fi ou que não acesse a Netflix regularmente da rede da residência do titular), a empresa exigirá uma senha temporária enviada ao titular.”
E parece que a Netflix já está escondendo o plano básico sem anúncios
https://www.tecmundo.com.br/minha-serie/259994-netflix-excluir-plano-barato-anuncios-brasil-entenda.htm
Coincidência? Talvez não.
Típica dark pattern.
Enganando o consumidor para pagar muito mais em um plano sem anúncios, mesmo tendo um mais em conta.
Meu dilema: saio do KOTAS que eu estou e crio um meu, com colegas do trabalho (todos em TI). 1x por mes eles se conectam em VPN na minha casa para “dar um ping” na netflix.
Ou simplesmente chega, vou para o Paulo Coelho.
Vejamos….
em um lado vai dar um trabalho do inferno, custa dinheiro, pode não funcionar. Mas enquanto eles não descobrirem meu esquema eu poderei ser cliente e pagar.
Por outro lado seria apenas baixar e assistir….
Difícil né?
Claro, se tiverem um plano mais barato onde eu possa assinar sozinho 4k to dentro! Mas infelizmente a ideia dessa empresa é que apenas famílias precisam dessa resolução toda.
Mesmo para quem trabalha em TI, esse primeiro esquema não é nada interessante. rs
Lendo as “regras” me trás uma nada agradável lembrança das burocracias e dificuldades de TVs a cabo. Examplos: Pagar o ponto adicional, contratos complicados, pacotes que não fazem sentido, etc.
Parece que esse é o caminho da Netflix…
É um bom paralelo! Acho, porém, que o exemplo mais próximo é o do Spotify, que já faz um jogo pesado contra compartilhamento de senhas.
Essas empresas têm uma vantagem sobre as de TV a cabo, que é a expertise em UX. Vão cobrar mais? Vão, mas pelo menos será bem fácil/nada burocrático pagar o adicional. (Ou assim espero.)
O Spotify faz daquele jeito né? Na minha conta, pediu pra todo mundo colocar o mesmo endereço; um que já não resido mais há pelo menos uns 4 anos.
Minha conta, e de todo mundo que está na conta familiar, continua ativa e sem problemas.
Pagar o ponto adicional: ✓
(paga mais para cada TV em casa que acessar)
contratos complicados: ✓
(pode tentar fora de casa, mas por x dias, e tem de voltar em casa a cada y tempo, e conectar para o servidor deles checar que voce ainda mora ali….)
pacotes que não fazem sentido: ✓
(com propagandas e ideal para seu celular! Mas com o pacote PREMIUM você tem a resolução 4K! )
É. Boa analogia….