A melhor novidade do iOS 15 são os sons de fundo

Três prints de um iPhone, mostrando o passo a passo para acessar e configurar os sons de fundo via Central de Controle no iOS 15.

Costumo aguardar algumas semanas para atualizar meus dispositivos para novas grandes versões (já falei isso, né?), porém abri uma exceção ao iOS 15 por conta de um recurso que não foi sequer mencionado na apresentação do sistema (acho?) e que só entrou no meu radar nesta semana, após o lançamento da versão final: os sons de fundo.

Os sons de fundo ficam em Ajustes, Acessibilidade, Áudio/Visual, mas a melhor maneira de acessá-los é acrescentando um atalho à Central de Controle — como na imagem acima.

Como o próprio nome diz, são… sons de fundo, barulhinhos constantes que ajudam a te isolar do mundo externo. O iOS 15 oferece seis: ruído equilibrado, ruído brilhante, ruído escuro, oceano, chuva e riacho. Não há quaisquer opções disponíveis fora o volume.

Muitos anos atrás, fiz uma peregrinação nas lojas de aplicativos atrás de apps do tipo. Pode parecer bobeira (talvez seja), mas são raros os realmente bons para esse fim. Um problema comum e chato: como esses barulhos costumam ser um arquivo de áudio curto repetido indefinidamente, em muitos casos a lacuna entre o fim e o reinício dele fica bem perceptível. Se o objetivo é concentrar-se, rupturas mínimas como essa saltam aos olhos — ou melhor, aos ouvidos.

Os sons de fundo da Apple parecem ser de ótima qualidade! (Mais uma categoria de apps que foi “sherlockada”?) Eles só ficam devendo em personalização. Se para você isso é importante, minha recomendação — derivada daquela peregrinação de anos atrás — é o Noisli (Android, iOS). Custa uns trocados (entre R$ 8 e 11, dependendo da plataforma), mas vale cada centavo: a qualidade dos sons é altíssima, a variedade é grande e é possível combiná-los com volumes independentes para cada tipo de som.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 comentários

  1. Uso um que se chama Elpy, pra Windows. Com ele você pode configurar até 3 tipos de sons ao mesmo tempo em volumes diferentes, pode salvar essa configuração para depois, além de ter algumas já definidas por padrão. Ele tem 19 sons de ótima qualidade, é gratuito e tem um timer que nunca usei.
    Coloco som de chuva em 5% de volume, fogueira em 10%, volume mestre em 50/70% e faço tudo com o trem de fundo, esqueço do app, da vida, é o sonho do foco pra mim.

    1. Mas parando para pensar aqui: eu consigo deixar ele rodando enquanto ouço uma música ou um podcast? Dois sons ao mesmo tempo? Talvez fique uma bagunça, mas talvez seja interessante hahaha

      1. Testei aqui e percebi que o som de fundo fica com um volume mais baixo, assim você consegue prestar mais atenção no áudio que começou a tocar.

  2. Sei bem das ressalvas (justíssimas) em se usar produtos da Amazon, mas a Alexa faz isso nativamente tb

  3. Apesar de espírito inovador da Apple, dessa vez, não merece o crédito. Isso é apenas ruido branco, disponível em diversos videos do YouTube ou playslist do seu app favorito.

    Pode procurar por white noise, dark noise ou sleeping/studing sounds: piano, forest, ocean, nature, guitar até “Beatles for study”

    1. Ah, claro, meu elogio não é para o ruído branco em sim, mas à implementação. No YouTube, só para começar, se você não for assinante pago não consegue desligar a tela do celular enquanto ouve. E, como escrevi no post, existe um punhado de apps específicos para isso, ainda que a maioria seja de baixa qualidade.

      1. Ghedin, mas pode usar spotify, deezer e afins pra ouvir ruidos ambiente e deixar a tela desligada.

        1. Sim, mas curiosamente nunca os usei para isso. Veja, o recurso do iOS 15 não inviabiliza outras alternativas. Só achei curioso e, para mim (e imagino que mais pessoas), útil. E ainda que nenhum outro sistema traga isso nativamente, o espírito do meu comentário não foi o de elogiar o poder de ~inovação da Apple, só apontar um recurso legal que está meio escondido no sistema.

  4. Rodrigo, apenas uma observação sobre o Noisli.
    Pelas resenhas na Google Play ele está muito mal avaliado, segundo relatos contando com vários bugs, sendo o pior caso o do aplicativo abrir e fechar logo em seguida. E lá fala também que a última atualização foi em 19/04/2017.

    1. Uhh, que coisa! Depois que li seu comentário, notei que a versão para iOS também não é atualizada desde 2017, porém aqui continua funcionando bem. Boa observação, Diego!

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário