Usuário relata que ~60 GB da memória do seu Galaxy S23 Ultra são consumidos pelo sistema.

Pessoas que compraram o novo Galaxy S23 têm reportado um consumo enorme da memória de armazenamento com o sistema-base. Um usuário no Twitter, dono de um Galaxy S23 Ultra de 512 GB, mostrou o sistema ocupando 57 GB.

Esse valor é quase quatro vezes o que o mesmo Android 13 ocupa num Pixel 7 do Google (~15 GB). No meu iPhone SE, o iOS 16.3 e os “dados do sistema” ocupam 26,5 GB. O macOS Ventura, um sistema para computadores, 32,9 GB.

O Ars Technica especula que a duplicidade de aplicativos da Samsung (de baixa qualidade) e acordos que pré-instalam aplicativos de terceiros (Facebook, Microsoft Office e sabe-se lá o que mais) podem ser os culpados.

Será por isso que a Samsung está oferecendo “upgrade” de memória de armazenamento? (Compre a versão de 128 GB, leve a de 256 GB, por exemplo.) A promoção vale até 5 de março. Via @alexmaxham/Twitter, Ars Technica (ambos em inglês).

Não é a primeira vez que o espaço consumido pelos arquivos do sistema em celulares vira polêmica. No Brasil, em 2017 a Apple foi condenada a pagar multa de R$ 100 mil e a readequar suas peças publicitárias devido à mesma questão, em uma ação movida pela Proteste. A diferença de espaço perdida pelos usuários, porém? Três giga bytes. Via Gazeta do Povo/leiaisso.net.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

7 comentários

  1. Isso tá com cara de cache de outros apps escondido, além do excesso de bloatware.

    Meu S21 com 1 semana de uso, do nada, ficou com 30GB ocupados classificados como “outros” no armazenamento, fora do cache. Aí quando investigue mais a fundo, descobri que era o Telegram que fazia download automático de todas as mídias.

    Em aparelhos da Samsung, tem muita coisa que não é classificada, daí você precisa ficar olhando app por app pra descobrir o que tá ocupando o armazenamento.

  2. Até o do Pixel acho exagerado. Podia ser mais fácil pra gente remover essas coisas que não precisa.

  3. Enquanto isso, quantos GB ocupa um Android rodando Lineage OS sem os apps fechados da Google, ou com o microG?

    1. o meu Max Pro M1 tá com 11GB usados, mas tem o microg, mercado livre, shopee, nubank, aliexpress e paypal instalados…. então ‘limpo’ mesmo eu diria que pode chegar a menos de 10GB

  4. Acho que para cada atualização de um app no Android, ele provavelmente mantém uma ou duas versões do apk, por isso o peso. Ou também um “rollover” de emergência para atualização de firmware. Mas isso é uma TEORIA.

    Meu celular atual é 32 GB de Armazenamento, deles 17,6 GB usando sistema + arquivos atuais (e um cartão de 16GB que deixo para fotos e músicas).

    Em tempos: quem quiser conferir, existe o Disk Usage para mostrar (em gráficos) o uso do Armazenamento – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.diskusage (Google Play) https://f-droid.org/packages/com.google.android.diskusage/ (F-Droid)

    1. Só porque dei enter no comentário, apareceu no DiskUsage o uso do meu. 9,03 GB só de arquivos de sistema O_o (Android 8 / Moto G5 Plus)