Serviço de newsletters do Facebook será encerrado em 2023.
Um dia o Google anuncia o encerramento do Stadia, no outro a Meta avisa que o Bulletin, serviço de newsletters premium vinculado ao Facebook, criado em junho de 2021 para concorrer com o Substack, sairá de cena em 2023.
O Bulletin durou pouco mais de um ano. O serviço atraiu ~120 escritores e jornalistas com gordos cheques e a promessa de apoio, mas, sem surpresa, não colou.
A Meta promete que pagará os valores prometidos integralmente, mesmo dos contratos que venceriam em 2024, e que os parceiros poderão levar bases de assinantes e arquivo de conteúdo para outras plataformas.
Pelo menos em um aspecto a Meta cumpriu sua palavra: a empresa bradava, no lançamento do Bulletin, que, diferentemente de rivais como o Substack, não cobraria taxas dos parceiros “até no mínimo 2023”. Dito e feito. Via New York Times (em inglês).
Essas empresas devem mesmo seguir aquilo que foi ‘vazado’ no 4chan: o que importa pra promoção é o lançamento de novos produtos, então depois que o produto é lançado todo o time de desenvolvimento sai e vai atrás de outro possível lançamento pra acumular pontos pra promoção.
Colei no meu Twitter a imagem que fala disso e que, apesar de ter ZERO fontes, faz sentido com a mentalidade das empresas de Big Tech e com o fluxo de produtos e serviços que vemos no Google e Facebook principalmente.
Link: https://twitter.com/balalo_1983/status/1577025812574146560