Comunidades online começam a banir ilustrações geradas por inteligência artificial.
Andy Baio compilou comunicados de algumas comunidades online que baniram o uso de ilustrações/imagens geradas por inteligências artificiais, como o DALL-E 2, Midjourney (que já ganhou um concurso) e Stable Diffusion.
O DeviantArt, uma das maiores do tipo, ainda não tomou partido, mas Andy diz que as reclamações de usuários humanos do enorme volume de ilustrações geradas artificialmente têm aumentado.
O Lexica dá uma boa dimensão do problema que essas IAs representam a tais comunidades: trata-se de um banco de imagens pesquisáveis que já contém 10 milhões de imagens, todas geradas em poucas semanas por alguns beta testers da Stable Difussion. O volume de produção está em outra magnitude, em uma escala não-humana. Via Waxy (em inglês).
Li a matéria do Waxy e, claro, fiquei assustado. Não gostaria de posar de “ludita” aqui, mas na condição de ilustrador e usuário do DeviantArt, é óbvio que eu quero o banimento total de conteúdos gerados por IAs. Sei, no entanto, que isso não adiantará muito no fim das contas. Ainda que o banimento das IAs das comunidades online signifique uma “vitória” para os artistas humanos, que poderão continuar exibindo seu trabalho (de graça ou até mesmo pagando) em sites, blogs e redes sociais, o mundo real (leia-se editores e diretores de arte) vai se aproveitar totalmente das vantagens financeiras oferecidas pelas IAs. Afinal, é mais vantagem pagar uma módica assinatura mensal num DALL-E da vida do que ficar procurando um ilustrador. É a realização de um pesadelo: depois de anos forçados a baixar cada vez mais o preço de seu trabalho, finalmente os artistas reais serão totalmente eliminados dos poucos meios que ainda os buscam. Espero estar errado. Na verdade, imploro para que eu esteja errado!
É assustador mesmo, eu que não sou artista visual já fico com um nó na garganta sempre que penso no futuro com essas ferramentas, imagina vocês.