Bloco de notas ganhará abas no Windows 11

Interrompo o recesso do Manual para dar uma notícia de última hora: o Bloco de notas do Windows 11 ganhará suporte a abas em algum momento próximo.
Um funcionário da Microsoft postou um print do aplicativo exibindo duas abas. (A janela também apresenta uma faixa vermelha em que se lê “Confidencial: Não debata os recursos nem tire prints”. Ops!)
Aplicativos similares ao Bloco de notas de outros sistemas operacionais, como o Editor de Texto do macOS e do Linux/Gnome (apps diferentes, apesar do mesmo nome), trabalham com abas há tempos. Nunca vi muita utilidade nelas nesse contexto, mas talvez seja só o meu fluxo de trabalho. Via Windows Central (em inglês).
Vai ser rebatizado de Notepad+ou-
Votos: 0Ia bem comentar isso, meu notepad++ quando vejo já tem umas 30 ou 40 abas, mas principalmente porque ele permite fechar o notepad++ sem precisar salvar os arquivos, e quando abre eles estão lá ainda.
Votos: 0Eu também gosto muito desse recurso do N++.
Até simpatizo com o Bloco de Notas, mas o motivo de eu gostar dele é justamente a ausência de recursos, hehe.
Votos: 0Abas são fundamentais para mim, especialmente porque normalmente uso esses editores como uma “área de trabalho” para textos.
Mas o bloco de notas continua simples demais, sempre instalo o Notepad++ no Windows. Apesar de uma pegada “aplicativo Windows 2000” e milhões de recursos, continua rápido e serve para ler alguns logs e fazer algumas manipulações mais complexas.
Votos: 0Isso já deveria ter sido implementado a muito tempo. Uso e abuso do Notepad, e com essa atualização vai me dar mais fluidez para minhas dezenas de textos.
Votos: 0eu uso mais de um bloco de notas ao mesmo tempo, e calculadora, poderia ter abas também.
Votos: 0idem aqui!
me incomoda um programa ter várias janelas, hahaha
Votos: 0Eita que uma mudança no Bloco de Notas tira o Ghedin do recesso 🤭
Assim como outros, sou adepto do Notepad++. Não sei se digo se é bom a ideia da MS. Mas não deixa de ser relevante de fato.
PS: bom descanso e boas festas. Até o ano que vem (ou a algum “break news” que quebre esse recesso de novo 😁).
Votos: 0Antes tarde do que mais tarde. Se bem que com o foco da MS em abas agora, era uma questão de tempo. Será que o Paint é o próximo? xD
Uso o Notepads desde o lançamento. É um app UWP feito por um funcionário da MS no tempo livre (é um projeto pessoal que ele começou quando estava aprendendo a programar!). Recomendo pra quem busca uma alternativa ao Bloco de notas nativo (especialmente no 10).
Votos: 0https://github.com/0x7c13/Notepads
Abas em Paint seria o equivalente em “camadas” no Photoshop?
(Sim, foi um comentário bobo, eu sei… e o Paint.NET tem já abas….)
Votos: 0Tentei usar o Windows 11 por algum tempo e isso me pegou demais. Como uso diariamente o Gedit com muitas abas, para anotações e textos rápidos, ficou inviável usar Windows. Baixei até notepad++ e outros, mas nada é simples e funcional.
Votos: 0