Bloco de notas ganhará abas no Windows 11

Print do Bloco de notas do Windows 11, em modo escuro, com duas abas.
Imagem: Windows Central/Reprodução.

Interrompo o recesso do Manual para dar uma notícia de última hora: o Bloco de notas do Windows 11 ganhará suporte a abas em algum momento próximo.

Um funcionário da Microsoft postou um print do aplicativo exibindo duas abas. (A janela também apresenta uma faixa vermelha em que se lê “Confidencial: Não debata os recursos nem tire prints”. Ops!)

Aplicativos similares ao Bloco de notas de outros sistemas operacionais, como o Editor de Texto do macOS e do Linux/Gnome (apps diferentes, apesar do mesmo nome), trabalham com abas há tempos. Nunca vi muita utilidade nelas nesse contexto, mas talvez seja só o meu fluxo de trabalho. Via Windows Central (em inglês).

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

11 comentários

  1. Tentei usar o Windows 11 por algum tempo e isso me pegou demais. Como uso diariamente o Gedit com muitas abas, para anotações e textos rápidos, ficou inviável usar Windows. Baixei até notepad++ e outros, mas nada é simples e funcional.

  2. Antes tarde do que mais tarde. Se bem que com o foco da MS em abas agora, era uma questão de tempo. Será que o Paint é o próximo? xD

    Uso o Notepads desde o lançamento. É um app UWP feito por um funcionário da MS no tempo livre (é um projeto pessoal que ele começou quando estava aprendendo a programar!). Recomendo pra quem busca uma alternativa ao Bloco de notas nativo (especialmente no 10).
    https://github.com/0x7c13/Notepads

    1. Abas em Paint seria o equivalente em “camadas” no Photoshop?

      (Sim, foi um comentário bobo, eu sei… e o Paint.NET tem já abas….)

  3. Eita que uma mudança no Bloco de Notas tira o Ghedin do recesso 🤭

    Assim como outros, sou adepto do Notepad++. Não sei se digo se é bom a ideia da MS. Mas não deixa de ser relevante de fato.

    PS: bom descanso e boas festas. Até o ano que vem (ou a algum “break news” que quebre esse recesso de novo 😁).

  4. Isso já deveria ter sido implementado a muito tempo. Uso e abuso do Notepad, e com essa atualização vai me dar mais fluidez para minhas dezenas de textos.

  5. Abas são fundamentais para mim, especialmente porque normalmente uso esses editores como uma “área de trabalho” para textos.

    Mas o bloco de notas continua simples demais, sempre instalo o Notepad++ no Windows. Apesar de uma pegada “aplicativo Windows 2000” e milhões de recursos, continua rápido e serve para ler alguns logs e fazer algumas manipulações mais complexas.

    1. Ia bem comentar isso, meu notepad++ quando vejo já tem umas 30 ou 40 abas, mas principalmente porque ele permite fechar o notepad++ sem precisar salvar os arquivos, e quando abre eles estão lá ainda.

      1. Eu também gosto muito desse recurso do N++.

        Até simpatizo com o Bloco de Notas, mas o motivo de eu gostar dele é justamente a ausência de recursos, hehe.