Não demorou dois meses para o Muse Group, novo dono Audacity, estragasse o popular editor de áudio de código aberto. Em um aviso de privacidade publicado na sexta (2), o Muse Group revelou novidades no mínimo suspeitas:
- Coleta de “dados necessários para aplicação da lei, litígios e pedidos de autoridades (se houver)”.
- Compartilhamento de dados com potenciais compradores, seus agentes e conselheiros e com Rússia e Estados Unidos, além do Espaço Econômico Europeu, onde estão os servidores do projeto.
- Proibição de uso por menores de 13 anos.
Por que um editor de áudio, de uso offline, precisa coletar tais dados? E qual a motivação legítima para proibir seu uso por menores de 13 anos? (Sem falar que, como aponta o FossPost, essa restrição fere a GPL, licença sob a qual o Audacity é distribuído.)
Em fóruns online, já se notam movimentações para fazer um “fork” do Audacity e continuar o trabalho sem o envolvimento do Muse Group.
quais são os bons editores de áudio de código aberto? o reaper é um desses?
É uma boa pergunta. Eu desconheço alternativa de código aberto. O Reaper é fechado e, na real, pago, mas é aquele pago estilo WinRAR, sabe? Tem que pagar, mas se não quiser, não precisa.
Voce pode usar o Reaper sem comprar licença, mas toda vez que abrir tem que dar ok na popup. A popup é eterna.
O melhor é partir logo para DAWs (digital audio workstation), no Linux o que uso é o Ardour e é bem competente e robusto.
Tem alguns similares ao Audacity como o Kwave e o Ocenaudio. Mas se a pessoa precisa trabalhar com áudio, deverá aprender a mexer com o “Jack” e usar um editor menos destrutivo.
O Reaper é código fechado e é meio enrolado usar os vários plugins de código aberto, ao menos os que estão disponíveis no Linux.
Outro de código aberto é o Rosegarden, ele é mais sequenciador do que DAW, mas tem vários recursos únicos como a opção de gerar e editar a tablatura.
Que façam um fork e dessa vez com um ícone mais bonito. Ahahahahah
Um software simples e competente.
Horrível. Pelo menos foram honestos. :’D
Espero que a comunidade faça um fork sem essas bobagens.