Dois homens, em poses diferentes, usando cuecas pretas da Insider, um em cada canto da imagem. No centro, a frase: “A cueca mais confortável com 12% Off. Cupom MANUALDOUSUARIO12”

Novo dono do Audacity inicia coleta de dados dos usuários e impõe restrição a menores de idade

Não demorou dois meses para o Muse Group, novo dono Audacity, estragasse o popular editor de áudio de código aberto. Em um aviso de privacidade publicado na sexta (2), o Muse Group revelou novidades no mínimo suspeitas:

  • Coleta de “dados necessários para aplicação da lei, litígios e pedidos de autoridades (se houver)”.
  • Compartilhamento de dados com potenciais compradores, seus agentes e conselheiros e com Rússia e Estados Unidos, além do Espaço Econômico Europeu, onde estão os servidores do projeto.
  • Proibição de uso por menores de 13 anos.

Por que um editor de áudio, de uso offline, precisa coletar tais dados? E qual a motivação legítima para proibir seu uso por menores de 13 anos? (Sem falar que, como aponta o FossPost, essa restrição fere a GPL, licença sob a qual o Audacity é distribuído.)

Em fóruns online, já se notam movimentações para fazer um “fork” do Audacity e continuar o trabalho sem o envolvimento do Muse Group.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

8 comentários

    1. É uma boa pergunta. Eu desconheço alternativa de código aberto. O Reaper é fechado e, na real, pago, mas é aquele pago estilo WinRAR, sabe? Tem que pagar, mas se não quiser, não precisa.

      1. Voce pode usar o Reaper sem comprar licença, mas toda vez que abrir tem que dar ok na popup. A popup é eterna.

    2. O melhor é partir logo para DAWs (digital audio workstation), no Linux o que uso é o Ardour e é bem competente e robusto.

      Tem alguns similares ao Audacity como o Kwave e o Ocenaudio. Mas se a pessoa precisa trabalhar com áudio, deverá aprender a mexer com o “Jack” e usar um editor menos destrutivo.

      O Reaper é código fechado e é meio enrolado usar os vários plugins de código aberto, ao menos os que estão disponíveis no Linux.

      Outro de código aberto é o Rosegarden, ele é mais sequenciador do que DAW, mas tem vários recursos únicos como a opção de gerar e editar a tablatura.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário