Os avanços da Anatel no combate a ligações abusivas de telemarketing.
A Anatel lançou o site Qual Empresa Me Ligou para “dedurar” quem faz ligações telefônicas não solicitadas. Basta informar o número que te ligou e o site devolve o nome da culpada.
Junto à consulta, a agência divulgou a lista dos “maiores ofensores”, 20 empresas cuja proporção de chamadas curtas entre o final de outubro e dezembro de 2022 foi maior que 85% e que ultrapassaram o limite de chamadas definido numa cautelar.
Ambas as iniciativas são bem intencionadas, mas não parecem úteis porque as empresas abusadoras são terceirizadas e, até onde se sabe, os nomes dos clientes não são divulgados.
Chamou-me a atenção o volume de chamadas curtas, aquelas com menos de três segundos que empresas de telemarketing abusivo fazem para otimizar as abordagens.
Entre 5 e 11 de junho de 2022, eram cerca de 4 bilhões por semana. O esforço da Anatel reduziu esse número em 40%. Ainda assim, entre 15 e 21 de janeiro foram 2,47 bilhões de chamadas. É muita coisa. Via Anatel.
otimo
O spam protection da Samsung é excelente nesse sentido. Eu não recebo UMA chamada dessas merdas. Se eu realmente mudar para o Pixel, vou sentir falta desse recurso.
Não recebo tais chamadas, não sei se é por causa do cadastro no Procon, filtro de spam do Android ou alguma outra coisa.
Sei que nos EUA é beeeeem pior.