Anatel abre consulta pública sobre atribuição de número exclusivo para telemarketing

A Anatel abriu uma consulta pública para definir os detalhes da atribuição de número exclusivo para serviços de telemarketing. Pela proposta, formulada em parceria com as operadoras de telefonia, chamadas do tipo partiriam de números iniciados com o código 0303. Segundo a agência, “o uso padronizado dessa numeração será uma ferramenta importante para o consumidor na identificação das chamadas de telemarketing”. As contribuições da sociedade serão aceitas até 29 de setembro. Via Anatel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 comentários

  1. Infelizmente as ligações de números desconhecidos quebraram a função de telefone e SMS no meu celular. Não uso mais.
    Pra falar comigo tem que me chamar no e-mail ou WhatsApp.

  2. A Oi me envia SMS todos os dias com propaganda da oi fibra e oi play, serviços que não me interessam. Já cadastrei no Não perturbe e já liguei 3x para o serviço de atendimento da própria oi pedindo para pararem de me enviar mensagens e nada de resolver.

      1. Eu me esqueci de mencionar que também já fiz esse procedimento! O seu link me fez baixar o app da Anatel para registrar uma reclamação. Mas percebi que o procedimento exige o número do protocolo registrado na ouvidoria da operadora. E para registrar na ouvidoria da Oi preciso de um número de protocolo de um atendimento. Então a sequência precisa ser: 1) procurar atendimento pedindo o cancelamento das mensagens e anotar o número do protocolo de atendimento; 2) se não funcionar, registrar demanda com protocolo na ouvidoria da Oi; 3) se não funcionar, registrar reclamação na Anatel.

  3. Parece interessante, mas na prática sabemos que não vai adiantar. Isso acaba só sendo uma cortina de fumaça.

    E como já dito, já estão migrando o telemarketing e os golpes para o Whatsapp. Então fica meio inútil. “Nada” vai impedir que seja que continue o uso de linhas laranjas em número comum para tais atos.

  4. Só melhoraria, se listassem a quem o número pertence e para quem estas empresas estão prestando serviço. Ai seria perfeito. O que recebo de ligações de um mesmo número, todos os dias, é impossível. Preciso manter minha linha fixa por conta de meus pais. Já tentei bloquear, mas é só bloquear que aparece um número novo. E o pior, nunca falam nada. E BTW meu número já está na lista do PROCON para não receber ligações.

    1. Minha esposa faz questão de manter a linha fixa por causa dos parentes idosos. Ano passado, com a migração do plano de internet, acabamos mudando o número fixo (o antigo tocava entre 30 e 50 vezes ao dia apenas com esse tipo de ligação). Com a nova linha comprei um bloqueador e já são quase 50 números cadastrados nele. Vez ou outra aparece um número novo (e logo salvo no bloqueador) e tenho alguma paz.

      No celular uso o Should I Answer e tem algum sossego também.

  5. Às vezes tenho a impressão de que a Anatel espera o setor migrar de tecnologia pra tomar uma decisão impopular sobre uma prática abusiva.
    Muitos serviços que eu uso já transferiram a chatice do telemarketing pro WhatsApp.
    Quando, e se, isso entrar em vigor, não sei se vai ser tão útil.
    Tem potencial de ajudar contra golpistas, mas como validação de quem faz uso do serviço deve ser tão frágil quanto o fornecimento de CNPJ pra empresas fantasmas, não espero muita coisa.
    Várias dessas discussões podiam ser preemptivas ou concomitantes com novas tecnologias, visto que legislar demora tanto. Sei que tem risco, como a tec não vingar, mas o ônus da reação lenta parece que tem sido pior.

  6. Sensacional. Só depois alguém criar um app bloqueando os 0303 e pronto.
    Só que a lei tem que garantir punição alta a quem burle, porque senão adianta nada.

  7. À primeira vista, parece bem interessante. Eu deixo de atender várias ligações porque não sei mais identificar número pessoal de telemarketing. Quem não é meu contato (às vezes, até eles, hahaha), raramente ou quase nunca é atendido.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário