Anatel abre consulta pública para obrigar fabricantes a adotarem USB-C para recarga de celulares.

A Anatel abriu uma consulta pública com a proposta de definir “requisitos técnicos para avaliação da conformidade de interface de carregamento por fio com padrão USB tipo C em telefones móveis celulares”.

Em outras palavras, a agência brasileira quer que todo celular vendido no Brasil use o padrão USB-C para recarga. No cenário atual, isso significa forçar a Apple a adotá-lo — é a única que usa outro formato, o Lightning.

A consulta pública 45/2022 ficará aberta até 26 de agosto. Ela chega após a União Europeia decidir a favor da mudança e dos Estados Unidos sinalizarem um movimento parecido. Na prática, talvez nem precisasse… Via Anatel.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

7 comentários

      1. Pois é, eu achava isso também até comprar um celular novo para minha mãe, que foi um Galaxy A03. Nunca me passou pela cabeça verificar se era realmente USB C. Quando chegou, fiquei com cara de trouxa pq era micro USB B. Nem leitor de digital o dito cujo tem. Pelo menos eu sou acumulador e tenho bastante cabo sobrando aqui.

  1. usb-c uma plaquinha com um capacitor de 20 volts com um regulador de tensão que detecta a tensão que o aparelho precisa e regula ela pra ele, a bateria do seu celular é 5 volts, se você mandar 20 pra ela é claro que vai detonar seu celular e a malandragem ta ai, se der problema no regulador de tensão thau pra sua placa