Primeiras impressões do Moto E

Recebi ontem o Moto E, smartphone mais em conta da Motorola. Passarei uns dias usando ele, testando seus recursos, encontrando virtudes e falhas, para escrever uma análise bem detalhada. Antes, seguem as primeiras e rapidíssimas impressões do aparelho.

Atualização: O review completo, com fotos e vídeo, está disponível aqui.

Moto E recém-ligado.
Foto: Rodrigo Ghedin.

Gostei: do tamanho, pequeno como o iPhone, um pouco mais largo, e com mais tela. Apesar de grosso, a empunhadura é boa e ele é compacto o bastante para ir no bolso sem se fazer notar. O acabamento não é dos mais sofisticados se olhado isoladamente; pelo que custa, é de impressionar. O Android vem limpo e, ainda sem apps de terceiros, roda liso.

Não gostei: já espero vários setores comprometidos para justificar o preço inferior ao do Moto G. Um dos primeiros sentidos é a tela. O brilho é bom, mas a definição deixa um pouco a desejar — dá para ver serrilhados sem esforço — e as cores não parecem muito fiéis. Outra coisa ruim são os fones de ouvido. Não pela qualidade (que ainda não testei, embora deva ser sofrível), mas pela fragilidade mesmo. É feito de um plástico fino, leve, do tipo que não passa firmeza alguma.

O que mais? Além dos fones e do carregador de parede, essa edição do Moto E vem com uma antena. O receptor de TV digital é no padrão 1seg e mesmo na tela de relativa baixa resolução do Moto E a qualidade das imagens fica bem ruim. Aliás, reparou como essas antenas deixam o smartphone parecido com um peixe tamboril?

Comparativo esdrúxulo.
Foto (esq.): Rodrigo Ghedin. Imagem: Pixar.

Tive essa epifania agora pouco!

Além dos meus pitacos sobre o Moto E, seria legal também tirar a sua dúvida, leitor. Se tiver alguma pergunta a respeito desse smartphone, use os comentários. Prometo responder quando o review for publicado.

Acompanhe

Newsletter (toda sexta, grátis):

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 comentários

  1. Cara será q pode me ajudar.
    Estou tirando o print do meu moto e
    Como VC informou.

    Mas não estou conseguindo abrir a foto
    Diz a seguinte frase
    Não foi possível obter a captura da foto.

    Oque faço para habilitar e ver a foto print ?

  2. procurando como fazer o print,concordo com a ma qualidade dos fones,no meu aparelho nao veio nada é a versao dual sim(de antena ,tv nem capinhas extras mas consigo baixar rapido os app e sem problemas para o uso.*vendido na mesma faixa apesar de variaçoes de preço deles o nokia630,motoe e o samsunggalaxy s duos2. pelo menos nas lojas que procurei

  3. como que faço para adicionar a minha conta do hotmail no Moto E?
    E como que faço para baixar o manual…
    Desde já obrigado

  4. Olá Rodrigo… acabei de ganhar este celular moto-e. Tem antena ou é acessório ?
    Não encontro o Play TV só o Play Filmes … tem de baixar ?

    1. Clayton, essa antena é um acessório que vem na caixa da versão dual SIM. Atente que a Motorola também comercializa uma versão single SIM do Moto E que não tem suporte a TV digital. Será que não é a sua?

  5. adquiri o moto E e não tenho o que reclama , dentro do modelo dele tudo que é oferecido esta dentro do seu padrão. Parabéns para Motorola.

  6. Oieee, tenho uma duvida, o moto e tem câmera frontal, ainda não descobri, pq ele tem uma luizinha dentro como se foce uma câmera no lado esquerdo e no lado direito tem uma luizinha que fica piscando pq?

  7. Minhas dúvidas em relação ao moto E são: duração da bateria (aguenta um dia inteiro de uso moderado?), qualidade da tela (em relação ao razr D1) e se a câmera é mesmo muito ruim. Meu irmão ainda usa um nokia antigo e este parece um bom presente de aniversário.
    *parece mesmo um peixe!

  8. Seria legal uma comparação com seu concorrente direto, o Nokia Lumia 630 :)
    E uma dúvida, só no Moto E a antena é externa? Por que, pelo que ouvi falar, no Lumia 630 não é necessário essa anteninha :D

    1. O Lumia 630 está para chegar, mas acho que eles não estão no mesmo nível — em preço, pelo menos, o da Nokia/Microsoft está numa faixa superior.

      Smartphones com módulo de TV digital funcionam sem a antena, mas têm a recepção prejudicada. Em áreas onde a cobertura é boa funcionam a contento, mas pode haver engasgos. Para assegurar a melhor transmissão, o ideal é usar com a antena.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!