As mesas de trabalho do Wolney Neto

Fala Galerinha! Meu nome é Wolney Neto, tenho 37 anos e sou de Aracaju (SE). Minha formação é jurídica por essência: tenho mestrado em Direito Constitucional, pós-graduação em Direito do Estado e graduação em Direito e também em Gestão Pública. Sou servidor público, exerço o cargo de Analista de Direito do Ministério Público do Estado de Sergipe e trabalho desde a pandemia de forma híbrida, razão pela qual estou apresentando minhas duas mesas de trabalho.

No meu tempo livre procuro ficar o mais distante o possível delas, utilizando-as eventualmente quando necessário ou para jogar, em casa, RPG (de mesa) online. No resto do tempo procuro me dedicar a esportes (atualmente paraquedismo, judô, jiu jitsu, muay thai, corrida de rua e tiro esportivo), música (toco guitarra em duas bandas, uma de punk rock e outra de samba/axé) e quality time com pessoas queridas, em especial a patroa.

Foto frontal da mesa do Wolney, com computador, prateleira de livros e diversos objetos sobre a mesa.
Foto: Wolney Neto/Arquivo pessoal.

A mesa em si é um móvel planejado, desenhada pela arquiteta que fez o projeto do meu apartamento. Ela fica no cômodo dedicado ao home office, é integrada com o armário ao lado e tem um gaveteiro embaixo, onde guardo coisas diversas. Em cima, ficam três prateleiras que servem como biblioteca.

A cadeira é uma Flexform Uni All Black, que acho bastante confortável e é de telinha, condição indispensável no calor nordestino, visto que, às vezes, mesmo com ar condicionado e/ou ventilador ligado, uma cadeira com encosto de material “fechado” me faz transpirar. Odeio cadeiras do tipo gamer e essa me atende muito bem.

Foto em retrato da mesa do Wolney, mostrando a cadeira e mais prateleiras, e um espelho à esquerda.
Foto: Wolney Neto/Arquivo pessoal.

Meu notebook é um Dell Inspiron P74G de 14″ (Intel Core i7 de 7ª geração, upgrade de memória para 16 GB, com um SSD de 512 GB e GPU integrada) que comprei há alguns anos, quando era considerado topo da linha para escritórios. Ainda me supre completamente nas atividades do dia a dia, já que trabalho basicamente com textos, não faço edição de vídeos ou imagens e os jogos que eu gosto foram lançados em décadas passadas, não exigindo muito dele. Por outro lado, confesso que o consumismo de vez em quando me atinge e eu fico a pesquisar uma máquina nova para comprar. Porém acabo me auto-dissuadindo quando gasto dinheiro com meus outros hobbies.

O mouse é um Logitech Pebble M350, que adquiri recentemente por indicação de um amigo depois que meu antigo mouse Microsoft (não lembro modelo) resolveu quebrar e eu descobri que a empresa do Bill Gates não faz mais esse tipo de periférico. Sinto saudades do anterior, que tinha uma ergonomia impecável e era um tanque de guerra, levou todo tipo de porrada e deve ter sobrevivido por uns 10 anos. O Pebble me parece um brinquedo de plástico, cuja sensação é de fragilidade e, além de tudo, não o acho muito ergonômico. Porém, devo dizer que ele é bem leve e silencioso, qualidades que de qualquer sorte não me fazem diferença.

O teclado do notebook me supre e não tenho intenção de comprar um dedicado.

Já o deskpad é da marca Eddias, veio com um apoio de copo de brinde e foi comprado em algum marketplace da vida, provavelmente na Amazon.

O monitor é um LG 26″ Ultra Wide 26WQ500 que uso com a tela dividida e, junto com a tela do notebook, consigo trabalhar como se eu tivesse três telas ao mesmo tempo, o que me ajuda bastante.

Embaixo do monitor e atrás do notebook fica um dock usb escondido por um calendário, que amplia a possibilidade de conectar vários itens ao mesmo tempo e diminui a quantidade de cabos presos no notebook.

Em cima do monitor fica uma webcam Logitech C920s (1080p), já que a desse meu notebook fica embaixo da tela, o que é horrível. Como tem uma dessas no trabalho, resolvi comprar uma igual. Não é a melhor do mundo, mas me atende bem para reuniões e para jogar conversa fora com o pessoal no Discord.

Na lateral tem um mural preto de metal que uso para fazer anotações (com giz líquido, que percebi que estava acabando quando tentei fazer uma graça e desenhar a logo do Manual), colocar recados e, como ele é magnético, consigo pendurar algum papel que seja importante com um imã. Na parte de baixo coloquei um porta-chaves que imita um cabeçote Marshall e que uso como suporte do fone de ouvido. Ambos comprado em algum marketplace, acredito que no Mercado Livre.

O fone é um Baseus GH02 que comprei porque o meu antigo era com fio e eu precisava de um pouco de mobilidade. Foi um fone barato, comprado no AliExpress por uns R$ 300, mas eu não gosto da qualidade de áudio dele. Até cumpre o objetivo de se comunicar e pelo preço que paguei, tá valendo… Contudo, não recomendo pra quem for um pouco mais exigente. Quando quero ouvir música uso outro que não fica nessa mesa.

No canto ainda tem uma luminária e dois porta-lápis que devo ter comprado na TokStok.

Detalhe da mesa, mostrando lousa, fones de ouvido, luminária e monitor.
Foto: Wolney Neto/Arquivo pessoal.

No outro lado da mesa, mas ainda embaixo do monitor, tem um porta-treco que faz conjunto com os porta-lápis acima citados e no qual eu guardo post-its, papéis para anotações, borracha, apontador, um aparelho de handgrip (que digo que é pra ficar com a pegada sinistra no jiu e judô, mas que na verdade acho que só ajuda na prevenção de LER/DORT e epicondilite).

Ao lado, tem três canecas que uso exclusivamente como decoração.

Em frente, um copo da Stanley no apoio para copo já mencionado, que serve para me manter hidratado no trabalho e para receber algum drink enquanto jogo.

Uma xícara da Bialetti para suprir o vício em café. (Sou um desses frescos do café, compro os grãos em fornecedores de qualidade, eu mesmo moo, tenho alguns métodos de extração diferentes, mas também não me incomodo de beber café “normal”, pois apesar de deixar um moedor Hario e um Aeropress no trabalho, às vezes o grão acaba e o café do fórum salva.)

Ao lado tem um humidor de charutos, feito artesanalmente na Bahia, uma jarra de charutos (produção limitada e comemorativa da marca Monte Pascoal, que acredito ser a única jarra produzida no Brasil) que uso quando o humidor já está lotado e tenho charutos sobrando, e um cinzeiro para charuto individual. Como sou um apreciador e de vez em quando fumo um charuto enquanto trabalho em casa ou quando estou jogando RPG com os amigos, deixo esse material na mesa para facilitar.

Em cima, tem um pássaro decorativo em madeira que ganhei de presente e achei que ficou legal nesse local. Parece que ele está em um poleiro.

Atrás está emoldurada La Compostela, que é o certificado dado aos Peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela que terminaram a peregrinação. Pendurado nela está a concha de vieira gravada com a Cruz de São Tiago, símbolo dos peregrinos e que eu carreguei na minha mochila quando fiz O Caminho. Pendurada do outro lado está uma pedra de proteção trazida de um templo no Japão por um amigo e que possui alguns kanjis que não lembro o significado.

Detalhe da mesa, com canecas, copos e certificado do Caminho de Santiago da Compostela na parede.
Foto: Wolney Neto/Arquivo pessoal.

Nas prateleiras de cima, constam livros de direito, filosofia e sociologia, que são meus, livros de medicina, da primeira dama, e de literatura diversa, a depender do gosto de cada um. Também tem alguns porta-retratos, enfeites, lembranças de viagens, adereços religiosos e bonecos decorativos.

Detalhe das prateleiras de livros (três) e objetos decorativos.
Foto: Wolney Neto/Arquivo pessoal.

Embaixo temos uma lixeira pequena da Tramontina, um organizador de cabos e uma caixa qualquer que uso como apoio para os pés, já que não encontrei nenhum que fosse do meu agrado e do tamanho compatível, além do gaveteiro supracitado.

Finalizando essa primeira parte, segue foto da vista da varanda, que é ligada ao cômodo em questão.

Vista da varanda, com dois prédios, casas, árvores e o mar ao fundo.
Foto: Wolney Neto/Arquivo pessoal.

Já no trabalho presencial temos a seguinte disposição.

A mesa em “L” e a cadeira são normais no funcionalismo público, dessas adquiridas em licitação e nunca me importei em saber marca e modelo, mas são confortáveis.

O notebook institucional é um HP Probook 640G8 com Intel Core i5 11ª geração, 8 GB de RAM e um SSD de 256 GB. Ele fica fechado em um suporte feito na impressora 3D de um amigo. Tanto ele como o meu pessoal muito raramente saem da mesa, visto que não costumo utilizá-los fora de casa/trabalho.

O teclado e mouse com fio são da HP, o fone de ouvido é reaproveitado de algum celular antigo e o mousepad ganhei de presente de uma ex-estagiária, já que mesmo com fama de carrasco o pessoal costuma sair do estágio gostando de mim :)

Os dois monitores são: um HP V22b, na horizontal; um AOC 24P1U na vertical. Embaixo deles um copo temático do Star Wars e uma caneca do Órgão com meu nome.

Mesa em “L” com dois monitores, um na vertical, outro na horizontal, exibindo papel de parede do Windows 10.
Foto: Wolney Neto/Arquivo pessoal.

Além disso, temos um gaveteiro, que deixo ao lado da cadeira para ter mais espaço embaixo da mesa, onde guardo materiais diversos e os livros e periódicos jurídicos que uso com mais frequência. Os demais ficam dentro do armário.

Na lateral direita temos materiais de escritório, porta-treco, carimbo (sim, ainda uso carimbo), um caderno de anotações, um copo térmico que uso para pegar água quente para fazer meu café e telefone. Um quadro com os dizeres “procafeinação: tendência de não começar nada até ter tomado no mínimo um xícara de café”, que não lembro onde comprei mas achei engraçado e faz uma brincadeira com o estereótipo do servidor público.

Embaixo tem lixeira, cabos e um apoio de pé de que não gosto muito.

Foto mais “aberta” da mesa em “L”, mostrando ela inteira e a cadeira.
Foto: Wolney Neto/Arquivo pessoal.

Enfim, era isso. Espero que tenham gostado e fico à disposição para quaisquer dúvidas nos comentários. Valeu!

A newsletter do Manual. Gratuita. Cancele quando quiser:

Quais edições extras deseja receber?


Siga no Bluesky, Mastodon e Telegram. Inscreva-se nas notificações push e no Feed RSS.

18 comentários

  1. Top. Interessante como nossas mesas e mochilas entregam nossas personalidades

    1. É verdade! Se o lixo é considerado uma fonte de dados sobre uma pessoa, imagine a mesa de trabalho ou mochila…

  2. Recentemente adotei o layout de monitores igual ao do setup do escritório, mas ainda buscando funções pro monitor secundário vertical.

    Wolney, no seu caso quais as aplcações que usa no monitor vertical? De imediato suponho que leitura de documentos, mas se beneficia de algo mais nesse layout?

    1. É basicamente isso mesmo, leitura e produção de texto . O monitor vertical ajuda na leitura dos documentos que normalmente possuem o formato de uma página na vertical. Às vezes também jogo o word nessa tela vertical enquanto estou consultando alguma doutrina ou jurisprudência na web no outro monitor.

  3. Eu adorei, Wolney! Para esportes e música o cara é o verdadeiro MultiTask!

    1. É o mesmo nome de meu pai e de meu avô. Agora de onde meu bisavô tirou ele eu não faço ideia.

  4. Se ainda estiver procurando uma opção de mouse, não posso deixar de recomendar o MX Master 3 da Logitech eu amo esse mouse aqui em casa tanto eu como a esposa estamos sempre recomendado!

    1. Opa! Estou procurando sim, mas sem pressa. De qualquer forma, obrigado pela indicação, vou considerar.

  5. Oi, Wolney, parabéns pelo seus locais de trabalho, ambos bem funcionais. Só fiquei meio sem saber se a cadeira do trabalho presencial é confortável, e, como sempre escrevo para o pessoal aqui: não deixe de fazer pausas, seja em casa, seja no trampo, para não lesionar os tendões.
    Que massa tocar em duas bandas tão diversas, parabéns!
    Bom, como eu não fumo, não curto muito isso de charuto, mas respeito.
    P.S.: é da maçonaria?
    Abraços e sucesso!

    1. Obrigado!
      A cadeira do trabalho é confortável na medida do possível, e ainda que eu prefira a de casa, não seria viável trazer uma particular pra deixar aqui, como também não há a opção de troca por outro modelo, já que a compra de materiais no setor público é feita em lote e de modelos idênticos.
      Faço sim pausas regulares e, além disso, como faço diversas atividades físicas diferentes, quero acreditar que tenho um bom condicionamento muscular e de articulações, suficiente para evitar maiores problemas.
      Gosto de praticamente todos os estilos musicais. Tem momento pra tudo nessa vida!
      Não fumo cigarro, mas aprecio um bom charuto. Fumo 1 ou 2 por semana e às vezes fico mais de mês sem fumar nenhum.
      Ps: Sim, M∴I∴C∴T∴M∴R∴
      Obrigado!

  6. Ótimos setups simples e funcionais, mas o que me pegou mesmo foi esta parte: (atualmente paraquedismo, judô, jiu jitsu, muay thai, corrida de rua e tiro esportivo), música (toco guitarra em duas bandas, uma de punk rock e outra de samba/axé), de paraquedismo a tiro esportivo OK, mas tocar guitarra em uma banda de punk rock e outra de axé redefiniram o conceito de eclético, parabéns de forma sincera.
    E ai vale uma visitas as praias de Aracaju e redondezas?

    1. eu fiquei impressionado pela quantidade de atividades, hahah

    2. Realmente, me considero bastante eclético, gosto de todo tipo de música. kkk
      Aracaju é um massa demais, vale a pena conhecer sim!

    3. Diversidade que chama isso aí, diria o Renan do Choque de Cultura.