As (poucas) novidades do iOS/iPadOS 17 e macOS 14 Sonoma.

A revelação do Vision Pro deve ter custado tempo e mão de obra à Apple para dedicar aos outros dispositvos da casa. As atualizações de sistemas — iOS/iPadOS 17, macOS 14 — são tímidas, com poucas novidades. A exceção foi o watchOS 10.

Maior sintoma disso foi o tempo gasto na apresentação de abertura da WWDC falando de novos recursos para lidar com arquivos PDF no iPadOS 17. Ainda que sejam úteis, não é o tipo de coisa que arranca suspiros ou que empolga o público.

No iOS 17, o carro-chefe foram novidades para ligações e correio de voz. O macOS 14 Sonoma tem widgets na área de trabalho, uma nova-velha novidade que remete às primeiras versões do antigo Mac OS X.

De legal, acho eu, só duas coisas que já deveriam existir há eras: widgets interativos e múltiplos timers rodando em paralelo.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

7 comentários

  1. Uma atualização que eu acharia bacana ter no iOS é múltiplos fone de ouvido bluetooth conectados.

    Meu antigo s9 eu conseguia conectar dois fones e cada um tocar o audio ou vídeo.

    Útil pra quando está com alguém e ambos estão vendo um vídeo ou música no mesmo celular. Vai mudar a vida ter esse recurso? Não, mas que é bacana isso é.

  2. faltou resaltar que algumas novidades só chega do iPhone 12 pra cima e apenas nos EUA rs

  3. verdade “De legal, acho eu, só duas coisas que já deveriam existir há eras: widgets interativos e múltiplos timers rodando em paralelo” e atualização dos fones de ouvido

  4. Ghedin, você não está sendo pessimista demais? A falta de novidades nos sistemas não seria um sinal de maturidade deles?

    O meu sentimento ao acompanhar a keynote da WWDC foi de que gastaram muito tempo mostrando recursos finais do sistemas e pouca coisa para os desenvoldores. Por exemplo, no macOS Sonoma as novidades/promessas relacionadas a jogos me parecem bem interessantes/promissoras, mas tiveram poquissimo tempo de demonstração.

    1. Eu vou nessa mesma linha. Não tem mais espaço para revoluções “ano sim, ano também”, eu acho que isso no mercado inteiro de telefones, tablets (que é só o iPad) e computadores. O ciclo ficou muuuuuuito mais longo, em hardware e em software. Um reflexo disso é não ciclo de atualizações dos devices pelo mercado consumidor. Eu (que não sou parâmetro pra ninguém) troco o iPhone a cada “ciclo de vida”, ou seja, só quando ele morre, o iPad, até outro dia era um iPad 4 de 2012 (10 anos!) e que continua servindo ok pro nosso uso familiar e o Mac eu ainda tenho a sorte que consigo via verbas do trabalho, mas ainda assim, a cada 4-5 anos ou mais.