Usa iPad 2 ou iPhone 4S? Pense duas vezes antes de instalar o iOS 8


17/9/14 às 14h00

Vale a pena instalar o iOS 8 no iPhone 4S?
Foto: Andrew Cunningham/Ars Technica.

Saiu hoje a versão final do iOS 8. A lista de dispositivos compatíveis é longa e alcança até o iPhone 4S e o iPad 2, dispositivos lançados em 2011. Lembra dessa época? Foi meio logo depois que descobriram o fogo e os dinos foram extintos. Faz tempo.

Editores do Ars Technica instalaram o sistema nesses dois dispositivos (iPhone 4S, iPad 2). Ambos compartilham o mesmo SoC, o Apple A5 (mesmo do iPad mini original), e demais especificações bem defasadas.

A primeira coisa que notaram, obviamente, foi a falta de alguns recursos seja por limitações de hardware ou falta mesmo de algum componente (nesse caso, TouchID, apps 64 bits, Apple Pay). Por limitações, o iPad 2 não tem o novo app Saúde, recursos de Handoff do Continuity, nem suporte à API Metal e ao OpenGL ES 3.0. No iPhone 4S, nada de AirDrop, Handoff para aplicativos (ele encaminha chamadas para outros dispositivos), nem as referidas APIs para gráficos.

Tablet e smartphone ficaram mais lentos. Em testes objetivos, com cronômetro e tudo, a abertura de alguns apps chegou a ficar 50% mais lenta. O pior é que quedas na taxa de quadros por segundo em diversas animações criam uma impressão de lerdeza.

No caso do iPhone 4S, a tela de 3,5 polegadas é inadequada para vários elementos novos do iOS 8. O Spotlight retorna um resultado e no Mail, sobram apenas duas linhas visíveis no corpo do e-mail durante a digitação.

Qual a conclusão? Para o iPhone 4S, Andrew Cunningham recomenda a atualização. Apesar dos contras, as novidades e melhorias valem os sacrifícios. No iPad 2, Casey Johnston se mostra indiferente:

No fim, o iPad 2 ainda é o nosso dispositivo de acesso à Internet para usar no sofá, ocasionalmente para leitura noturna. Não exigimos muito dele em termos de desempenho e esperamos a mesma opinião de quem ainda usa esse modelo três anos e meio depois de lançado. Isso significa que atualizar para o iOS 8 não arruinará a experiência, nem permanecer no iOS 7.

Hoje instalarei o iOS 8 no iPhone 5 e no iPad 2 — ele ainda vive. Em breve volto com as minhas impressões.

Impressões: iOS 8 no iPad 2

Ficou ruim, mas já era ruim então está tudo bem.

Com o iOS 8, o meu iPad 2 não ficou muito pior porque ele já era lento com o iOS 7. Talvez seja o meu uso, que se resume a apps de leitura (Feedly, Pocket) e eventualmente algum vídeo (YouTube, Netflix), mas não senti muita diferença após atualizá-lo.

Como um “tablet de sofá”, ele continua minimamente bom para essas atividades e navegação web. Até alguns joguinhos ele continua rodando, com gráficos medianos e demorando mais que o desejado para abri-los.

E tem as vantagens da nova versão, em especial as extensões de apps que me permite, entre outras coisas, salvar artigos no Pocket a partir de outros apps facilmente. Como isso fazia falta.

No fim, para mim compensou a atualização. Não esperava muito; na verdade, só desejava do fundo do coração que ele não ficasse lento a ponto de irritar. Isso não ocorreu, e ainda ganhei as facilidades e melhorias, ainda que limitadas, do iOS 8. Se o seu perfil de uso for similar ao meu, recomendo a atualização.


Atualização (6/10): Tenho jogos instalados no iPad, basicamente para minha afilhada brincar. E quando eles entram em cena, uma lentidão atípica acomete o tablet. Jogos que antes demoravam a entrar não raro travam na inicialização e após uma sessão diversificada, com vários abertos na memória, o iPad 2 fica quase inutilizável. Quem usa o tablet para jogos deve experimentar, pois, problemas, então para esse perfil talvez seja uma boa continuar no iOS 7.

Atualização (19/11): A Apple lançou uma atualização do iOS, versão 8.1.1, dizendo explicitamente que ela foca traz “maior estabilidade e melhorias de desempenho para o iPad 2 e iPhone 4S”. Instalei no velho iPad 2 e, de cara, o que notei é que as animações da interface ficaram mais fluídas. Ainda não testei com jogos e apps abertos ao mesmo tempo. O iOS 8.1.1 tem 43,3 MB e exige 1,1 GB de espaço livre para ser instalada.

Notas da versão 8.1.1 do iOS.

Assine o Manual do Usuário

Ao acessar este blog, você não é rastreado ou monitorado por empresas como Google, Facebook e outras de publicidade digital. A sua privacidade é preservada. O Manual do Usuário tenta viabilizar-se por métodos alternativos e éticos. O principal é o financiamento coletivo. Colabore — custa a partir de R$ 9 por mês:

Assine no Catarse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

21 comentários

  1. Pessoal, entrei em contato com a Apple e resolvi o problema com o Ipad 2. Vamos lá: Abra AJUSTES, GERAL, REDEFINIR (Redefinir ajustes de Rede). A senha da rede deve ser inserida novamente e estará resolvido esse problema. Boa sorte.

  2. Atualizei meu iphone 4s, e agora ele fica travando e ficou muito lento. Não aconselho quem tem 4s Atualizar

    1. Olá Guest, tbm tenho um 4s e estou com medo de fazer essa nova atualização parao 8.0. Já mudou alguma coisa desde que vc fez a atualização?

      1. eu atualizei o meu 4s ele dá umas travadinhas quando estou digitando e as vezes quando vou fechar algum aplicativo o celular não responde mais nada que atrapalhe, u até gostei da atualização tem uns recursos bem interessantes..

        Abraço.

  3. Atualizei o meu Ipad 2 e não vi diferença… Joguei o Hearthstone e usei no Netflix…mesmo funcionamento de antes.

  4. Atualizei o meu Ipad e simplesmente ele está travado. Já fiz de tudo e ele não funciona. Fica somente com a maça na tela.

  5. Pessoal não mude, eu atualizei meu IPad, tá um horro…socorro…ele tá lento, na verdade lento é elogio, ele tá parado msm e ainda tá travando …será que eu conseguiria voltar para o IOS7 ??? :/

    1. Vc pode tentar reduzir as animações, vá em Ajustes<Geral<Acessibilidade<Reduzir Movimente e Ative. E não, não tem como voltar, mas vc pode ir atualizando, pq as vezes as novas versões vem melhorias. E se puder, restaure o iPhone pelo iTunes, vai que melhora

  6. Aguardo suas impressões e também a sua resposta para algo que me intriga: o iPhone 5 será atualizado até o 9, quando provavelmente também perderá desempenho. Isto significa que o 5c (lançado junto com o ‘s’ um ano depois do 5), que é o mesmo modelo do ano anterior, porém com corpo diferenciado, também só será atualizado até o 9? A lógica diz que não, por ele ser mais ‘novo’ que o 5, mas ambos são – de fato – o mesmo modelo exceto pelo plástico no lugar de metal…

    1. Até onde sei não existe um prazo pré-estipulado para atualizações na Apple.

      Tenho comigo que o 5 e o 5c perderão atualizações simultaneamente. Não há justificativa plausível para ser diferente.

  7. Quando atualizei meu iPad 2 do iOS6 pro 7, ele ficou muito lento, mesmo tirando tudo e “começando a usar do zero”, ele ainda parecia bem lento, então, desativei várias dessas “firulas” visuais como parallax, efeitos, etc… e agora ele está mais sussa.
    Irei atualizar pro iOS8 e vou tentar fazer essa mesma alteração.

    Vou assim empurrando com a barriga, até trocar por um iPad novo (mas só quando sair algum com 2gb de ram, pra aguentar mais tempo). Tenho meu iPad2 64gb desde o lançamento e ele “guenta o tranco” até hoje.

      1. Opa Daniel, instalei ontem, e to usando desde então no iPad2.
        E sinceramente, continua com o mesmo desempenho do iOS7 (como disse acima, parecia meio lento, mas desliguei os efeitos/firulas visuais e ficou ok).
        Pra mim tá normal, só demora um tiquinho mais pra ligar (uns 10 segundos a mais, mas como dificilmente ligo/desligo o iPad isso é indiferente).

        No mais tá “sussa”, a unica coisa que senti lenta mesmo, foi o teclado, instalei o Swiftkey e ele demora um pouco pra “surgir”, então voltei pro teclado padrão da Apple e ele tá até me servindo bem, a auto-sugestão dele vai aprendendo assim como o Swiftkey, então tá tranquilo.

  8. Ué… Tem vários vídeos no Youtube comparando o Ios8 GM com o ios7 no 4s: o desempenho é o mesmo.
    Nesses sites de usuários da Apple também tem vários usuários que usaram as versões beta e dizem que não mudou nada no desempenho.
    Não sei como o cidadão mencionado aí no post chegou nas lerdezas.

    1. Ahn… testando? O Ars Technica tem uma boa reputação em reviews, inclusive na parte técnica — benchmarks, comparativos e coisas mais objetivas. É bem provável que vários fatores influenciem o desempenho e, dependendo de como o dispositivo está funcionando (ou do nível de exigência do usuário), resultados diferentes sejam alcançados. Eu tenho um pé atrás com usuário, principalmente de site especializado. A necessidade de justificar a compra às vezes cega o julgamento.

    2. Tbm nao entendo amigo, atualizei o meu ontem e ta normal, a diferença e minima , nada gritante , nada que atrapalhe , se mudou algo foi algo de 2 a mais pra abrir um app.