Notícias

Google Play Música estreia no Brasil restrito a gadgets da Samsung

Demorou, mas enfim o Brasil foi contemplado com o Google Play Música, serviço de streaming musical do Google que compete com Spotify, Rdio, Xbox Music, Deezer e outros. Como se vê, é um mercado populoso, logo um em que não é fácil se destacar ou obter lucro.

A estreia do Google Play Música no Brasil teve uma forcinha da Samsung. Para aumentar a diferenciação dos seus gadgets, os sul coreanos apostam em cortesias de software — e fazem bem; é uma das coisas mais legais mesmo dos seus topos de linha como o Galaxy S5. O streaming musical do Google é, a princípio, um reforço nesse diferenciador de mercado.

Nessa primeira fase, apenas donos do Galaxy S5 (incluindo as variantes Mini e Duos), Galaxy Tab S, Galaxy S4 e o futuro Galaxy Note 4 têm acesso ao Google Play Música. A oferta vale por seis meses e pode ser ativada entre hoje e 31 de janeiro de 2015.

A segunda fase, que começa no dia 1º de novembro, estende o benefício aos demais usuários Samsung. Vale para smartphones, tablets e a nova linha de equipamentos musicais Level, e dá direito a três meses de acesso gratuito ao Google Play Música.

E os demais? Ady Harley, diretor de parcerias musicais da Google Play, disse à Exame que “ainda não temos uma data, nem o preço da assinatura, mas ele deve chegar a todos os usuários até o final do ano”.

Além da exclusividade limitada, outro efeito da parceria entre Google e Samsung é que o serviço de streaming dessa, o Milk, não deve aparecer no Brasil.

O Google Play Música oferece acesso a 25 milhões de músicas por streaming, permite o envio de arquivos MP3 do próprio usuário à nuvem e ainda tem um catálogo de venda de arquivos individuais, nos moldes da iTunes Store. Ah, e também funciona (muito bem, diga-se) com o Chromecast, um ponto em que o Rdio, mesmo com a recente reformulação, ainda deixa a desejar.

A melhor maneira de acompanhar o site é a newsletter gratuita (toda quinta-feira, cancele quando quiser):

Acompanhe também nas redes sociais:

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 comentários

  1. Apareceu hoje na minha Play Store, a seção Música. Acho que não é aquele lance de assinatura do All Acess, e sim de comprar os CDs como no iTunes.

    1. Você leu o artigo? Lá fala que eles fizeram uma parceria com a Samsung. Até 5 de novembro só quem comprar alguns aparelhos da Samsung tem acesso ao All Access, a partir de 01/11 qualquer aparelho Samsung terá acesso, e até o fim do ano vai liberar pra todo mundo.

  2. Posso colocar mais esse ponto na lista pra dar tchau para o Android? Sim, porque estamos falando do sistema operacional mais usado no mundo, do Google. Que dá preferência a *uma* fabricante para usar o serviço no Brasil. Eu tenho o Nexus, o “todo poderoso” celular que “carrega a visão do Google” para o sistema. Fiquei de fora.

    Não que eu vá cancelar o Rdio… Mas, sei lá, entenderia o Rdio ou o Spotify fechar esse serviço no Brasil com uma fabricante, mas não o Google.

    1. Também acho paia, mas é temporário, como diz no texto. Espero que se cumpra mesmo essa previsão de “até o fim do ano”, mas seria burrice do Google não cumprir e limitar seu mercado por mais tempo.

      1. Sim vai entrar algum dia.

        O que acho que seria BEM melhor: Clientes Samsung S5 ganham 6 meses grátis no serviço e algum mimo, como ingressos camarote Samsung pra show da “melhor banda dos ultimos tempos da última semana” que vai ter no Brasil. Pô, baita promoção que chama usuários para o aparelho. Sem prejudicar outros.

  3. Gosto bastante do serviço do Play Music. Atualmente, só faço streaming das minhas músicas que estão guardadas por lá, e não tenho nenhuma reclamação. Me livrei dos arquivos em disco, e foi ótimo porque consome menos espaço no meu SSD (precioso!).
    A dupla com o Chromecast também é inigualável, nenhum outro serviço possui uma conexão tão boa.
    Fico pensando se vou ser agraciado com essa promoção, tenho um Tab2 que uso bastante.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!