Como transformar seu celular em um “celular minimalista”

Um projeto muito comum nas plataformas de financiamento coletivo estrangeiras, como o Kickstarter, é o do “celular minimalista”. Você já deve ter visto algum na imprensa: eles são aparelhos elegantes, muitas vezes com tela monocromática, e não costumam fazer muito mais do que ligações e troca de mensagens.

Continue lendo “Como transformar seu celular em um “celular minimalista””

Consegui cancelar o contrato com a Smart Fit via internet, sem sair de casa

No final de 2018, motivado por orientações médicas genéricas, inscrevi-me na Smart Fit — a primeira vez em que frequentei uma academia de ginástica/musculação. O ingresso foi super tranquilo, com cadastro feito via internet e cobrança direta no cartão; os preços eram ok e mesmo eu não tendo base para comparação, achei os equipamentos muito bons. Tudo muito ~smart, ou inteligente, como eles propagandeiam. Dois anos depois, impossibilitado de me exercitar devido a uma pandemia e decepcionado com as opiniões do dono da empresa, tive que fazer malabarismos para conseguir cancelar meu plano sem pôr a minha saúde em risco porque, nessa hora, a academia inteligente revelou-se uma espertalhona.

Continue lendo “Consegui cancelar o contrato com a Smart Fit via internet, sem sair de casa”

Guia despretensioso de como fazer um podcast

Até o início de 2019, perguntávamo-nos quais podcasts ouvíamos. Agora, com o distanciamento social em vigor devido à pandemia, a onda é fazer podcast. Lembra quando, após muitas rodadas de bebidas alcoólicas, você ou um dos seus amigos dizia “a gente tinha que fazer um podcast nosso!”? É bem provável que só vocês mesmos — e bêbados — achariam aquelas conversas dignas tão interessantes assim. Se esse é o seu caso ou se já estava nos planos fazer um podcast para alavancar seu negócio, estreitar relacionamentos ou apenas por hobby, chegou a hora de tirar a ideia do papel.

Continue lendo “Guia despretensioso de como fazer um podcast”

Pixels de rastreamento: Como o Facebook e outras empresas sabem quais sites você visita

Passei algum tempo explicando a um repórter como anunciantes rastreiam as pessoas na internet. Nós nos divertimos muito olhando juntos as ferramentas de desenvolvimento do Firefox (não sou especialista em privacidade na internet, mas sei como usar a aba de rede nas ferramentas de desenvolvimento!) e aprendi algumas coisas sobre como o rastreamento de pixels funciona na prática!

Continue lendo “Pixels de rastreamento: Como o Facebook e outras empresas sabem quais sites você visita”

4 dicas para ter mais privacidade no WhatsApp

De um simples app de mensagens via internet que substitui o SMS, o WhatsApp transformou-se, em lugares como o Brasil, na principal ferramenta de comunicação de muita gente. A popularidade trouxe de carona excessos e abusos, situações que, segundo esta reportagem da Folha, podem gerar ansiedade nos mais jovens e pressão em funcionários abordados por seus chefes fora do horário de trabalho.

Não existe fórmula mágica, mas algumas medidas podem amenizar os estragos do WhatsApp para quem o aplicativo se tornou uma fonte de problemas. Abaixo, algumas dicas para reforçar a privacidade no app e recuperar o controle no seu uso.

Continue lendo “4 dicas para ter mais privacidade no WhatsApp”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!