Anúncio NordVPN, a VPN mais rápida do mercado, com 68% de desconto

Remova partes fixas no layout de sites com o Kill Sticky

Alguns sites usam cabeçalhos e/ou rodapés fixos, ou seja, que permanecem visíveis quando o usuário rola a página. Ainda não encontrei uma aplicação boa desse recurso — sempre me incomoda, em parte porque raramente funciona bem.

Para páginas longas, que demandam muitos minutos a serem lidas, tenho à mão o bookmarklet Kill Sticky. Com um clique, ele remove todas as partes fixas de uma página naquela sessão. A instalação é simples — basta arrastar o botão/atalho para a barra de favoritos do navegador — e ele funciona em qualquer navegador. Quando precisar, basta um clique e problema resolvido. Veja o vídeo acima para entender melhor.

Atalho para o seletor de emojis (macOS e Windows)

O teclado dos novos MacBook com chip M1 traz um detalhe curioso: a tecla fn agora serve para abrir o seletor de emojis. Algumas pessoas ficaram surpresas com a comodidade, talvez sem saber que já existem atalhos, no macOS e no Windows, para abrir um popup de emojis igual àquele dos celulares.

No macOS, o atalho é Ctrl + Command + Barra de espaço. Já no Windows 10, Tecla Windows + . (ponto) ou Tecla Windows + ; (ponto e vírgula).

Combine.fm converte links de álbuns em apps de streaming

Você ouve música no Spotify e descobriu um álbum novo legal. Quer compartilhar com um amigo, mas ele usa o Apple Music. O que fazer? O Combine.fm, um pequeno site criado por Jonathan Cremin, “traduz” links de um serviço para os demais. Suporta Spotify, YouTube Music, Apple Music, Deezer e o (finado) Google Play Music, e, até onde vi, só funciona com álbuns.

Firefox Relay está disponível para todos

Em algum momento dos últimos meses, o Firefox Relay, foi liberado para todo mundo — no início, estava restrito a convites. Ainda em beta e grátis, ele oferece cinco “máscaras” (ou aliases). Espera-se que, se lançado oficialmente, a Mozilla ofereça um plano pago que remova esse limite.

O Firefox Relay permite criar “máscaras” de e-mail para proteger a privacidade do seu endereço. Em vez de dar o seu e-mail principal num cadastro qualquer, por exemplo, você cria uma máscara/alias (rl4as8r3@relay.firefox.com, por exemplo) que redirecionará mensagens ao seu endereço. Se um dia essa máscara/alias vazar ou começar a enviar mensagens indesejadas, bastará excluí-la para resolver o problema. Dica do leitor Ricardo Santos, via e-mail.

Como desativar emojis animados no Telegram

Já faz algumas versões que o Telegram implementa versões grandes, animadas e até com som (!) de emojis populares em mensagens enviadas apenas com o emoji em questão. Para quem prefere os emojis convencionais, basta desativar a opção Emoji Grande — ela está em locais diferentes, dependendo da plataforma, então é mais fácil usar a busca das opções para encontrá-la. Via @DicasTelegram.

A título de curiosidade, os emojis com som são estes: 🎃, ⚰️, 🧟, 🧟‍♂️, 🧟‍♀️, 🍑 e ❤️. Para ouvi-los, envie um e, depois que a animação terminar, toque no emoji.

Em 2020, Festa do Livro da USP acontece na internet

Devido à pandemia, a tradicional Festa do Livro da USP será virtual este ano. O evento, que reúne +170 editoras oferecendo livros dos seus catálogos com no mínimo 50% de desconto, começou nesta segunda (9) e vai até o dia 15 de novembro.

Funciona assim: no site, é possível acessar as listas de todas as editoras. Ao decidir pela compra de um livro, o interessado deve acessar o site da editora e finalizar a compra por lá. Isso significa que não será possível levar livros de editoras distintas pagando só um frete, mas foi a melhor solução encontrada pela Editora da USP (Edusp), promotora do evento, para não gerar custos às editoras, o que poderia afastar as menores. O site da festa, no momento, está lento. Via Jornal da USP.

Celulares Android podem mudar para o horário de verão neste domingo

O Google avisa que, neste domingo (1º), alguns celulares com Android 9 ou anteriores poderão alterar o relógio para o inexistente horário de verão — estamos acordando com Sol às 5h da manhã porque, ano passado, Jair Bolsonaro (sem partido) acabou com o horário de verão via decreto.

Para evitar o transtorno, o Google orienta que se faça a seguinte configuração na noite de sábado:

  1. Entre no menu Configurações e procure o item chamado Sistema, depois, escolha Data e Hora ou algo similar (em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu Sistema).
  2. Desative as opções Data e hora automáticas e Fuso horário automático.

Dica para economizar com o plano de celular

A propósito, uma dica para economizar com o plano de celular: vez ou outra, acesse o site da sua operadora e dê uma olhada nos planos que ela está oferecendo a novos clientes. Compare com o seu e, se houver diferença (mais vantagens e/ou menor custo), ligue no SAC e peça a troca. Fiz isso há algumas semanas e troquei por um mais simples e barato, que não existia quando contratei o meu agora antigo. Com isso, vou economizar ~R$ 180 por ano.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!