Toda segunda, às 8h da manhã, publico aqui e na newsletter uma dica útil, fácil e rápida de fazer. Para receber as próximas no seu e-mail, inscreva-se na newsletter — é grátis.
Uma das maiores chateações na web são os vídeos que começam a tocar automaticamente (autoplay). É algo tão chato que, nos últimos anos, os principais navegadores adotaram políticas que proíbem o autoplay de vídeos com som. Melhor, mas ainda não é o ideal.
Na dica desta semana, você aprenderá a bloquear por completo a reprodução automática de vídeos. Como sempre, a configuração depende do seu navegador e se você quiser uma experiência de navegação melhor e ainda usa o Chrome, talvez devesse reconsiderar essa decisão.
Firefox
Entre nas configurações, depois em Privacidade e Segurança
, desça até Permissões
e clique no botão Configurações…
referente ao item Reprodução automática
.
Por padrão, a opção Bloquear áudio
estará marcada. Para impedir que todos os vídeos — mesmo os sem som — toquem automaticamente, mude essa opção para Bloquear áudio e vídeo
.
No Firefox para Android o caminho é o mesmo, com uma opção extra: Bloquear áudio e vídeo só em redes móveis
.
Safari
O Safari também bloqueia apenas o autoplay de vídeos com som, mas permite restringir a reprodução automática de todos os vídeos.
Para isso, abra as configurações do Safari, clique na aba Sites
e selecione, na lista à esquerda, a aba Reprodução Automática
. No canto inferior direito, troque a opção Bloquear Som
por Nunca Reproduzir Automaticamente
.
O Safari para iOS não tem essa opção.
Configurações granulares
Tanto Firefox e Safari permitem configurações granulares, por site.
Para isso, no Firefox é preciso clicar nas “configurações do site” (o ícone de cadeado e outros à esquerda do endereço/URL) e no Safari, clicar com o botão direito do mouse na aba e ir em Ajustes do [site]…
A configuração da reprodução automática aparecerá entre várias outras.
E no Chrome?
Até onde sei, o Chrome não dá ao usuário a liberdade de definir o comportamento dos vídeos.
A política de autoplay do Chrome barra vídeos com som, mas abre brechas baseadas no comportamento do usuário. Este documento (em inglês) explica. Ali também o Google relembra sem querer que é uma empresa de publicidade e que um dos motivos para o Chrome agir assim é “diminuir os inventivos [para o usuário] instalar bloqueadores de anúncios”. (Eu recomendo o uso de bloqueadores de anúncios.)
Existem várias extensões no diretório oficial do Google para essa finalidade, porém, mas não saberia indicar qual é a melhor. Para não ficarmos no vazio, a Yet another autoplay blocker tem um selo “Em destaque” concedido pelo Google (entenda os selos).
Em alguns navegadores baseados no Chromium, como o Microsoft Edge, é possível bloquear o autoplay sem extensões, ainda que o caminho seja mais difícil que no Firefox e Safari e envolva alterações nas flags do navegador. O How-To Geek explica (em inglês).
Esses anúncios só atrapalha a gente 🤷♂️
taí algo que sempre me incomodou mas nunca tinha procurado uma solução, hahah
Eu uso uma extensão chamada Autoplay Stopper. Pra bloquear o autoplay dos vídeos, clica na extensão e depois na opção, Allow autoplay for [SITE] até que fique vermelho.
Ótimo post! E bom que fica claro pra quem lê que o Google, através do Chrome, não deixa livre pro usuário decidir um comportamento a favor do próprio usuário.
Forçar comportamento por regra de negócio, em alguns momentos, pode se tornar uma cilada.
gostei valeu; nem sabia disso, sempre achei que eu que tinha que iniciar o vídeo kkk
OK….
Por favor. Não virem papa-clique. Por favor.
Oi André! Não tenho intenção alguma em transformar o Manual em site “caça-clique”. Por que o pedido? Este post te deu essa impressão?
Sim deu. Tecnoblog iniciou seu destino com posts assim. E inclusive procurando por “Como bloquear a reprodução automática de vídeos em sites” no google deu eles!!!
Como sempre, sou o errado com memorias de um tempo de ouro da internet…. :(
Não se preocupe, haha! Não tenho literalmente nada a ganhar com caça-cliques — a receita do Manual não está atrelada à audiência bruta.
Essa dica é parte de uma série. Toda segunda-feira, às 8h da manhã, envio uma dica simples, fácil e rápida na newsletter e a replico aqui. Talvez seja legal colocar esse disclaimer no post, para evitar mal entendidos. Acabei de fazer isso.