Como limpar cabos USB e de fones de ouvido brancos


20/11/17 às 11h58

O fetiche pelo produto novo talvez se explique no fato de que ele jamais será tão limpo e imaculado quanto no momento em que sai da caixa. Considere seu celular: em dois minutos, a tela ganha horríveis marcas de dedos engordurados. Em um mês, é bem provável que os cabos de recarga e dos fones de ouvido já estejam sujos. Em algum ponto da sua vida útil, que é de 18 a 24 meses, a tela quebrará — e, se não, é bem provável que você coloque uma capinha horrorosa para protegê-la.

É possível voltar àquele estado original? Claro que sim: comprando outro. Para quem não tem dinheiro sobrando (leia-se: todos nós), porém, é possível chegar próximo com alguns truques simples e muito baratos.

Para a tela, um pano de microfibra remove as manchas de dedos, devolvendo aquele brilho perfeito (por alguns segundos, até você responder uma mensagem e sujá-la de novo). Para os cabos, principalmente os brancos, o esforço é maior, mas o resultado, mais durável.

Desengordurante ao resgate

Semana passada, após ver alguns vídeos questionáveis no YouTube, resolvi arriscar e aplicar a dica dada por um deles no cabo dos meus fones de ouvido. Funcionou. Por isso, resolvi compartilhá-la aqui.

Atenção: não nos responsabilizamos por eventuais danos que o procedimento possa causar. Faça-o por sua conta e risco.

O que fiz foi apenas passar um pano de algodão com desengordurante, desses usados na cozinha, no cabo. Primeiro, enrolando-o nele e puxando a outra ponta do fio. Depois, em alguns pontos com sujeira mais grossa, com uns esfregões localizados. Ele ficou limpo branco de novo!

Depois do sucesso com o cabo dos fones de ouvido, limpei também o USB/Lightning e o do notebook. Empolgando, avancei para os carregadores de parede, feitos de plástico brilhante. Em todos os casos, sucesso.

Veja um antes e depois (e perdoe a diferença na iluminação; ainda assim, o resultado ficou perceptível):

Foto em close do cabo USB-Lightning sujo, antes da limpeza.
Cabo antes da limpeza. Foto: Rodrigo Ghedin/Gazeta do Povo.
Foto em close do cabo USB-Lightning limpo, após a limpeza.
Após a limpeza, o mesmo cabo branco de novo. Foto: Rodrigo Ghedin/Gazeta do Povo.

Meu grande receio era de que a solução desengordurante pudesse reagir no material emborrachado dos cabos e danificá-los. Quando menor, tive problemas com os controles analógicos do PlayStation, aqueles que têm uma capa de borracha. Numa limpeza dessas com um produto que não me recordo qual era, eles ficaram grudentos e tiveram que ser removidos.

Isso não aconteceu com o desengordurante aplicado aos cabos, que ficaram brancos e lisos, sem grudar.

O produto desengordurante que usei contém os seguintes ingredientes ativos:

  • Lauramina óxida;
  • Lauril éter sulfato de sódio;
  • Alcalinizante;
  • Coadjuvante;
  • Conservante;
  • Fragrância; e
  • Água.

Alguns tutoriais orientam a diluir o desengordurante em um copo d’água. Fiz isso na primeira tentativa; depois, usei o desengordurante puro. A única diferença foi a dificuldade maior para limpar com a solução diluída.

Apenas para referência, os cabos e carregadores limpos foram os seguintes (todos da Apple): cabo USB-Lightning (1 metro), fones de ouvido EarPods, carregador USB de 5W e carregador MagSafe 2 de 60W.

Leia também: Dr. Bactéria ensina como limpar a tela do seu celular

Foto do topo: Richard Unten/Flickr.

Assine o Manual do Usuário

Ao acessar este blog, você não é rastreado ou monitorado por empresas como Google, Facebook e outras de publicidade digital. A sua privacidade é preservada. O Manual do Usuário tenta viabilizar-se por métodos alternativos e éticos. O principal é o financiamento coletivo. Colabore — custa a partir de R$ 9 por mês:

Assine no Catarse