Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

Governo chinês alivia comissões pagas por restaurantes a aplicativos de delivery

Novas regulações emitidas pelo governo para plataformas do enorme mercado de entrega de comida chinês devem ajudar a vida dos restaurantes. As gigantes de entrega Meituan e Ele.me deverão reduzir as comissões que cobram dos estabelecimentos, conta o SCMP. A notícia veio no final de fevereiro, a partir da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, em um contexto de alívio econômico na pandemia, e já resultou em queda do valor de mercado das empresas. Ano passado, a Meituan havia sido multada em 3,4 bilhões de yuans por ações monopolistas.

Resta ver como isso pode afetar os entregadores. No início de 2021, alguns governos locais na China estavam estudando aumentar os direitos desses trabalhadores precarizados, em meio à prisão de uma liderança da causa. Alguns meses depois, a decisão da Suprema Corte sobre o fim da jornada 996 incluía entregadores e motoristas de aplicativos. Vale essa re-recomendação que já demos: a matéria (em mandarim) sobre a relação injusta entre entregadores e algoritmos dos aplicativos dos quais dependem. Aqui a tradução não oficial, esforço de Jeffrey Ding, do ChinaAI, e colaboradores.


A Shūmiàn 书面 é uma plataforma independente, que publica notícias e análises de política, economia, relações exteriores e sociedade da China. Receba a newsletter semanal, sem custo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário