Correção do bug no botão Home do iPhone que abre a multitarefa


26/9/14 às 9h35

Atualização (20/10/2014): Esqueça o procedimento abaixo — ele é paliativo e embora amenize, não resolve o problema por completo. A solução definitiva, pelo menos para mim, foi atualizar o iPhone para o iOS 8.1.


Multitarefa do iOS 8 no iPhone.
Não aguentava mais essa tela.

Desde que atualizei meu iPhone 5 para o iOS 8 o botão Home passou a se comportar de forma estranha. Ao pressioná-lo uma vez ele frequentemente abria a tela da multitarefa em vez voltar à inicial. É um negócio bem chato, se quer saber.

Inicialmente pensei tratar-se de algum bug da nova versão do sistema. Problema de hardware eu descartei de cara — seria uma coincidência muito infeliz ele se manifestar exatamente após concluída a atualização. Minha esperança era alguma subsequente solucionasse essa chateação. Veio a 8.0.2, atualizei e… nada.

Ocorre que, pesquisando os sintomas no Google, descobri que o botão estava apenas descalibrado. A correção, encontrada num desses sites feitos especialmente para eventos pontuais, o “iOS 8 Release Date”, é a seguinte:

  • Abra algum app padrão da Apple, como o Tempo ou Relógio.
  • Aperte e segure o botão Power até o slider para desligar aparecer na tela.
  • Aperte e segure o botão Home até a tela anterior sumir.

Pronto, problema resolvido.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 comentários

  1. No meu caso não resolveu…continua abrindo a tela da multitarefa em vez voltar à inicial…E agora??

  2. Uma vez fiz essa calibração num iPhone 4 de um amigo, que estava com uns problemas bem chatos. E isso na época do iOs 5…
    Ele tava desesperado achando que ia ter que mandar pra assistência, mas felizmente o macete resolveu o problema!
    Seria bom se a Apple espalhasse mais essa informação. Aliás Ghedin, não tem essa dica no novo app Tips, que veio no iOs 8?

  3. Pra mim existe alguém, talvez Tim Cook, dentro da Apple com algum pensamento novo desejando alguma alteração das práticas empresariais e políticas comerciais. Não estou fazendo juízo da situação. Vejamos. O interstício entre um modelo e outro vêm diminuindo. As telas cederam a pressão do mercado e agora temos telas de 4″, 4,7″ e 5,5″, uma boa gama. As atualizações do IOS, ainda que sejam aprimoramentos de uma versão base, a 8.0, estão mais frequentes, talvez fruto de uma urgência em lançar um software com recursos mais inovadores e humanos, sem necessidade de tantos passos para se chegar a um lugar recorrente. Só a título de exemplo, na Ferrari recentemente houve essa briga interna entre Montezemolo, a la Steve Jobs e Marchionne, a la Tim Cook aonde o primeiro encarava que a Ferrari deveria manter a exclusividade de seus produtos, limitando a produção em 7.000 carros por ano. Já o segundo, vencedor da disputa pois o primeiro acabou deixando a presidência, acredita que a Ferrari, hoje em posse da Fiat, seja o elemento chave na expansão da linha de carros de luxo do grupo, rivalizando com a Volks, dona da arqui-rival Lamborghini. Ações que mostram o reflexo do mercado até em marcas tradicionalmente conservadoras. No caso da gigante de Cupertino Jobs faleceu não podendo assim comandar ou orientar, ainda que Steve Wozniak publique algumas coisas dos produtos da Apple.

    1. Não sabia da briga dentro da Ferrari mas faz sentido. No mercado automobilístico, a Lamborghini tem incomodado a Ferrari?

      1. O embate acredito ser Fiat x Volks do que propriamente Ferrari x Lambo. A Volks é a proprietária da Lamborghini, nisso ela marca território no circulo dos super esportivos de luxo (luxo relativo a preço). Já a Fiat quer ampliar as vendas ampliando a produção dos modelos da Ferrari e marcar, ainda mais, seu espaço atrelando o nome Ferrari a Fiat.

  4. Nossa, isso é real? Eu sempre achei que isso era um grande folclore, e que problema de botão é problema de hardware.

  5. Por algum motivo me lembrou o bug do botão power do Nexus 4…
    Até hoje não sei se é software ou hardware, ou ambos hahahaha

      1. Eu acredito que seja problema de hardware e software. Pelo menos pra mim ele apresenta dois problemas distintos:
        1- Às vezes ele reconhece uma apertada rápida como um “clique duplo”. Acabo travando e destravando a tela logo em seguida. Creio que isso seja hardware, algo como mouses antigos onde o botão não funciona direito.
        2- Para de funcionar a pressionada longa, usado para screenshot e menu para desligar. Nesses casos um reset funciona, então creio que seja software.
        De qualquer forma, é estranho e acaba encomodando.

    1. Problemas com o botão Home são bem comuns nos iPhones, mas geralmente é falha de hardware — o que tem de gente que usa o botão virtual de acessibilidade porque o físico quebra…

      1. Mas não ser atualizado, e ter que dar um jeitinho é muito coisa de android, mesmo o problema sendo comum.
        Mas nem é só por isso não, mas nao sei se é impressão minha mas parece que a apple tem deixado de prestar atenção a algumas pequenas coisas ultimamente