Logo do Manual num monitor Retina.

Até logo!


9/3/17 às 7h48

O Manual do Usuário surgiu para preencher uma lacuna no noticiário de tecnologia brasileiro, a de textos mais aprofundados e reflexivos. Nesses pouco mais de três anos, acredito que consegui, à frente do site, cumprir essa promessa. De quebra, ajudei a promover a Slow Web, uma maneira diferente e mais saudável de lidar com a informação. O Manual continuará nessa missão, sem mim. Hoje é o meu último dia à frente dele.

A partir de agora, o site passa a ser comandado pela Emily Canto Nunes. Desde o ano passado, ela tem publicado matérias pontuais e nos representado em eventos da indústria e para a imprensa. As seções e o modelo de negócio não deverão mudar muito. Já a linha editorial, é bem provável que sim, consequência do olhar e da bagagem dela. Tenho plena confiança, no entanto, de que essa e outras eventuais alterações serão para melhor.

O motivo da minha saída é que a partir de abril serei editor de negócios e tecnologia da Gazeta do Povo, tradicional jornal de Curitiba, parte do GRPCOM. Não estava nos meus planos me afastar do Manual, mas a oportunidade surgiu e era boa demais para ser ignorada: terei a experiência de trabalhar em uma redação física, de um jornal renomado e ao lado de muitos colegas mais experientes, um cenário que em mais de dez anos de carreira nunca vivenciei e que me fará crescer bastante profissionalmente. À Gazeta, espero contribuir com as pautas originais, a seriedade e as apostas ousadas que sempre caracterizaram o Manual do Usuário.

Embora esteja deixando o site, continuarei em contato com a Emily nos bastidores, ajudando-a na tomada de decisões, servindo como uma espécie de conselheiro. Também estarei nos comentários, interagindo com os melhores leitores que já tive, pessoas respeitosas e inteligentes. O maior orgulho que tenho desse período, aliás, é a comunidade de leitores que se formou no espaço para comentários dos posts. Provamos, contrariando uma tendência geral que alcança desde blogs pequenos até grandes portais, que é possível sim cultivar um espaço público saudável e enriquecedor na Internet.

Do futuro nada sabemos, mas é meu desejo um dia voltar a escrever aqui. O que criamos é muito especial e é justamente por isso que acredito que o Manual tem força para prosperar sem mim e por tempo indeterminado.

Quaisquer dúvidas, os comentários estão aí e o meu e-mail, também.

Para finalizar, deixo os meus sinceros agradecimentos a todos os leitores, parceiros, anunciantes e apoiadores do Manual do Usuário, pessoas que acreditaram nesse pequeno e humilde projeto, em muitos momentos mais até do que eu mesmo. Vocês são ótimos. Foi bom demais!

Assine o Manual do Usuário

Ao acessar este blog, você não é rastreado ou monitorado por empresas como Google, Facebook e outras de publicidade digital. A sua privacidade é preservada. O Manual do Usuário tenta viabilizar-se por métodos alternativos e éticos. O principal é o financiamento coletivo. Colabore — custa a partir de R$ 9 por mês:

Assine no Catarse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

105 comentários

  1. Parabéns, Ghedin! Eu, que não sou da área de Tecnologia, elegi o Manual do Usuário como o meu veículo preferido para acompanhar (e entender) as mudanças tecnológicas e seus efeitos na sociedade.

    Como todos, fico um pouco triste, mas também feliz por seu trabalho ter sido reconhecido e rendido frutos.

    Queria deixar uma dica para que você mesmo continue enviando uma newsletter, fazendo uma seleção dos seus artigos na Gazeta e outros trabalhos que estiver desenvolvendo. Você desenvolveu um relacionamento muito forte com os seus leitores e não deveria perder isso.

    Ah, e boa sorte para Emily! A régua está lá em cima mas ela dá conta! ;)

  2. Ghedin, muito sucesso para você. Foi ótimo poder ouvir seus conhecimentos, suas dicas e opiniões.

    Inevitavelmente sentirei sua falta, estarei aguardando pelo seu (possível) retorno e nas eventuais participações do Guia Prático.

  3. Como assim, Ghedin? Volto de viagem e me deparo com essa “bomba”? rs Entrei aqui pra ver se tinha mochila nova, ler ótimos textos, comentar e… BAMMM.
    Rapazzzz, tudo de bom pra ti no novo trabalho. Espero que o MdU continue muito bem.
    Grande abraço.

  4. Bateu um misto de felicidade e tristeza agora. Eu ando meio afastado do manual por motivos pessoais, não tenho tido mto tempo pra ler e comentar.
    Boa sorte aos dois. Bem vinda Emily, agora em definitivo :D

  5. Parabéns @ghedin:disqus e muito sucesso nessa nova jornada!!! Boa sorte Emily e tenho certeza que o alto nível do site vai se manter!!!!

  6. Tão pouco tempo aqui, e já me deparo com algo do tipo (é mesmo tão comum assim, na vida como um todo?).
    Esse já é o meu lugar para pensar fora da bolha (tô deixando muita coisa passar batida, falta tempo).

  7. Dizer que fui pego de surpresa com a noticia, mas desejo todo sucesso pro Ghedin, sempre gostei do jeito dele falar de tecnologia.

    Agora, força pra Emily também, ainda ficarei por aqui acompanhando.

  8. Caramba… fiquei felizão por ti Ghedin. Que legal mesmo. Teu trabalho é ótimo, merece muitos louros. Sempre que possível aparece aí pra dar um oi. :D

  9. Poxa! Fico feliz por você, Guedin, mas ao mesmo tempo triste com a saída. Você construiu algo incrível, com uma proposta diferente e que mostrou que há espaço para debates de qualidade nesta interwebz. Desejo muito sucesso! E vida longa ao Manual! =)

  10. Boa sorte em sua nova jornada Ghedin!! Você merece!!! Eu já estava pensando no pior, pensei que você tinha vendido o site para alguma empresa qualquer, mas quando vi o nome da Emily no continuar do texto fiquei mais aliviado, porque também é uma excelente profissional e que com certeza vai manter o padrão de excelência do site!

  11. Eita… Boa sorte xará! Sucesso pra vc. Curioso sobre o seu trabalho na Gazeta do Povo.
    Boa sorte tb a Emily. “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”.

  12. Parabéns e sucesso, Ghedin! Realmente é uma oportunidade de crescimento e experiência pessoal que não se pode perder.

    É certo que é uma notícia um pouco agridoce para nós, leitores do site, mas estou confiante que o Manual vai se sair muito bem capitaneado pela Emily. Gosto muito dos textos e da postura dela no Guia Prático. Assim, eventual mudança de estilo e de abordagem no site, acredito eu, será positiva. Seja bem-vinda!

  13. Boa sorte nessa jornada no jornalão, Ghedin! E que venha um ótimo trabalho da Emily (que já testemunhamos todos por aqui)!

  14. Parabéns Ghedin, eu fico realmente muito feliz por você. Desejo-lhe bons frutos desta nova jornada e claro, acompanharei seu trabalho onde puder.
    Emily, olha que responsabilidade viu..hehe! Felicidades; com certeza continuará a fazer ótimo trabalho também.

  15. É só eu passar um dia fora que você apronta, Ghedin???

    Muito sucesso nessa nova fase, e confio que o Manual está em ótimas mãos! Fico feliz que seja a Emily a assumir a cabine de comando :D

  16. Como assim, gente!? E agora de onde eu vou tirar minha inspiração? Baita responsa, hein Emily?
    Anyway, muito sucesso pra ti, Ghedin!

  17. Acompanho o Manual desde o início e gosto de como o trabalho do Gedhin e dos colaboradores trouxe realmente uma nova perspectiva na cobertura de tecnologia para os sites brasileiros. Uma das melhores coisas foi acompanhar as experimentações ao longo do tempo, estratégias que pegaram ou não, mas que trouxeram um olhar diferente, mais íntimo, para o leitor. Continuarei acompanhando com mesmo afinco! A você, Gedhin, muito sucesso! A você, Emily, parabéns por assumir por aqui!

  18. Eu já me despedi do WinAjuda, do Guia do PC, do MeioBit, do Gemind e agora do Manual do Usuário.

    Eu que não fico triste não. É só esperar que o Guedin Fênix sempre renasce. =P

  19. Que inesperado, curioso para saber como será o trabalho do Ghedin em uma seção de tecnologia de um grande veículo “geral”, o completo oposto do Manual do Usuário. Acho que o último grande meio tradicional que eu usei para acompanhar a tecnologia foi a Info Exame quando era criança haha

    Boa sorte a todos, Ghedin e Emily!

    1. O meio tradicional vai receber uma injeção de MdU!

      Cara, vc é muito nerd (no bom sentido)… Eu lia essa revista qdo era adolescente. Antes dela lia a ‘Globo ciência’…

    2. Também estou curioso com isso. Acho que será muito legal ter contato com um público maior e mais difuso. O potencial para gerar reflexões e mudanças cresce na mesma proporção. Responsabilidade enorme!

  20. Poxa, um baque… :(
    Boa sorte na nova empreitada.
    Vai morar em Curitiba?

    E os assinantes, como ficam? O PayPal vai pro Ghedin.
    E a newsletter?

    edit: poderia esclarecer esse ponto sobre os assinantes no post.

    1. A princípio, continua igual — os assinantes atuais, aliás, não precisam mexer em nada; tudo continua funcionando do jeito que está. Dei mancada em não tocar nesse assunto na newsletter de hoje. Ficou para amanhã.

  21. Bem vinda Emily! Gosto muito dos seus textos, tenho certeza que o MdU estará em ótimas mãos!

    Ghedin, boa sorte! Felicidades na nova empreitada!

    Ps: Acho que fui um dos únicos a não pensar no 1 de abril, mas o susto foi grande! hahahaha

  22. O que dizer desse cara que conheço tão pouco e já curto pacas?

    Edit: Ah sim! Faça jabá pelo menos da sua primeira notícia aqui.

  23. O que dizer desse cara que conheço tão pouco e já curto pacas?

    Edit: Ah sim! Faça jabá pelo menos da sua primeira notícia aqui.

  24. Boa sorte, o Manual do Usuário é hoje o único blog/veículo de tecnologia que eu realmente acompanho – a ponto de digitar o endereço na barra do Chrome.

    E espero que a Emily interaja nos comentários como o @ghedin:disqus faz, 90% do site hoje é a área dos comentários (o que também é algo ímpar no mundo online).

    EDIT: Guia Prático = Manual do Usuário

    1. Ah… mesmo se a Emily fizer tudo diferente, com certeza vai ser legal. Sem esquecer q tb é marca do MdU experimentar novos formatos e tal. Acho q vale o voto de confiança pra aquilo q vier!

      1. Como eu já devo ter dito aqui algumas vezes, não sou de reclamar abertamente de coisas como sites. Se não me agradar, simplesmente não me verão mais por aqui hahaha

        Disse dos comentários porque é algo que diferencia o MdU dos outros. A imensa maioria dos autores larga o texto e “não se envolve mais” numa atitude meio pré-modernista eu diria até (ou pra não ter mais trabalho/incomodação).

        1. Mas tem aí tb uma dificuldade… Responder aos leitores pode ser exaustivo. Talvez o texto fale por si e as consequências são imprevisíveis. Tem uma satisfação, claro, mas tb pode ser um fardo. Sei lá. E a depender do autor, sinceramente, é melhor nem conhecê-lo… pq corre-se o risco de perder o interesse na obra. Já me ocorreu…

          Quero reduzir meus comentários e me centrar mais em mim… Acho q as trocas são interessantes (necessárias), mas há esse lado, o do desgaste e q é bem grande. São bem poucos os bons interlocutores, na verdade. E, por sorte, muitos desses poucos aparecem no MdU pra comentar. Mas mesmo aqui há gente querendo turvar o debate. Achei melhor me afastar um pouco.

        2. E, falando sério, como posso achar seu contato? Vou começar meus estudos em desenvolvimento de jogos e gostaria de trocar umas figurinhas contigo. (Como já fizemos em um outro post-livre qdo comentei de um projeto q tinha em mente). Se te interessar, claro.

          1. mais informações sobre o que eu tô fazendo/estudando tu consegue vendo o meu site: http://paulogpd.xyz/sub/games.

            Contato tu pode falar comigo @paulo_pilotti no Twitter ou pelo facebook.com/paulopilottiduarte qualquer coisa no FB tem o meu email/Whatsapp/Telegram de contato.

            Abs

  25. Parabéns e boa sorte, Ghedin! Que sua perspectiva sobre jornalismo e reflexões sobre o mundo e tecnologia alcancem ainda mais pessoas. Obrigado por tudo.

  26. Caraca, quando vi no Facebook, achei que era só alguma mudança no site e que passaria uns dias fora do ar!!!!

    Mas enfim, vai com tudo Ghedin, tenho certeza que com sua experiencia você sera excepcional no Jornal Gazeta, SUCESSO CARA!!!
    Emily, tenho certeza que com a sua experiencia no mercado, o Manual do Usuário só tem a ganhar :D :D :D

  27. Boa sorte, Rodrigo!
    Ainda, gosto muito do trabalho da Emily e dos convidados do Guia Prático, estarei sempre esperando novos posts =)

  28. Boa sorte Ghedin, muito sucesso pra você. Acompanho o Manual do usuário desde o inicio, e sempre achei excelente.
    A proposito, como fica a situação do podcast ? É outro produto que eu curto muito, o que vocês decidiram ?

    1. O podcast continua, @disqus_ygyIlstrwF:disqus. Em março, eu continuarei participando; de abril em diante, minha participação não está garantida, mas o pessoal dará sequência.

  29. Parabéns Ghedin, a Gazeta com certeza vai ganhar muito com você. Tenho certeza também que a Emily fará um bom trabalho por aqui.

  30. Pô, Ghedin… Outra vez?… Me lembro de ler sua despedida do Meiobit até hoje.

    Que bons ventos te guiem sempre. Você é um cara muito 100%. Boa sorte na nova empreitada!

  31. Parabéns Ghedin! Muito sucesso em sua nova casa!

    Parabéns e boa sorte Emily! Por tudo que já li, a qualidade do Manual vai continuar a mesma e é isso que importa verdadeiramente.

  32. Parabéns Ghedin! Torço para que dê tudo certo nessa sua nova empreitada. Eu acompanho seus textos há muitos anos, desde o WinAjuda, passando pelo Guia do PC, depois Meio Bit e etc etc. Sempre gostei muito da tua forma de escrever e da maneira como você enxerga a tecnologia atual. Acho que o Gazeta do Povo tem muito a ganhar com você no time. Espero ver teus textos logo (aqui na minha cidade não tem esse Jornal). Até logo!

  33. Apesar do fato que nós iremos sentir sua falta aqui no Manual, a vida é cheia de mudanças, e muitas vezes temos que aproveitar as oportunidades que aparecem. Boa sorte na nova jornada. A Emily é uma profissional querida que eu e muita gente admira, e que fará um relevante trabalho aqui. Sucesso, Ghedin e Emily. Vida longa ao Manual do Usuário.

  34. Caraca, que susto, achei que tu ia matar o site mas fico muito feliz pelo seu sucesso, bom acompanhar você por esse tempo todo, mesmo que superficialmente e ver crescendo. Sucesso na jornada.

  35. Ghodin, a vida é composta por riscos. Se acha que é o melhor para você, então vai fundo e abraça essa oportunidade!

    Espero que o podcast continue existindo e você continue fazendo parte dele. Sucesso!

  36. Quando li o título do Post no feed minha preocupação foi as alturas, como assim ficarei sem o Manual?
    Mas lendo vi que com a Emily tudo ficará em boas mãos e não seremos abandonados. Vendo os artigos que ela escreve percebemos que caiu como uma luva por aqui.
    Boa sorte nesse desafio para os dois, Ghedin e Emily.
    É esperamos vê-la mais aqui nos comentários conosco.
    P.S.: como ficará a newsletter e a assinatura? Pretendo continuar, mas é uma dúvida burocrática.

  37. Primeira reação: WHAT???????????
    Mas não ia deixar só nisso. Obrigado pelo tempo dividido conosco Ghedin! Boa sorte!!!

  38. Gazeta do Povo??? Ah, não…

    Mas apesar disso, sorte e sucesso na nova empreitada. Seguiremos acompanhando…

  39. Caceta! Que susto que tomei quando vi no Twitter e comecei a ler! Mas o susto virou uma sensação muito boa ao descobrir que novos e merecidos horizontes se descortinam para ti, camarada Ghedin! Muito sucesso aí na nova empreitada!
    P.S.: Tem versão online da Gazeta do Povo? Um amigo quer saber e tal…

  40. Vo no feeedly e tomei um susto e corri pra ver o que houve, acho que na mão da Emily vai ficar bem cuidado

  41. Vo no feeedly e tomei um susto e corri pra ver o que houve, acho que na mão da Emily vai ficar bem cuidado

  42. Como assim??? Vi o seu tweet com a notícia e pensei que era o fim do Manual… Quase morri do coração!!!

    Passado o susto… Boa sorte e todo o sucesso para você!!! Uma dúvida que ficou: como vai ficar o Guia Prático?

    Aproveito para desejar sucesso à Emily na nova função e pode contar com o nosso apoio.

  43. É como uma banda de rock clássico, os membros podem até sair/morrer mas a obra os eternizam. E vc fincou mais essa na história da cobertura de tecnologia no Brasil com este site 100% autoral.

    Bom, que tenha sucesso na nova empreitada.

    Edit: Ah, o twitter de promoções vai continuar?

  44. Também achei que estivéssemos em 1º de abril, essa pegou todo mundo despreparado!

    De qualquer forma, Ghedin, e sem muitas delongas, desejo como sempre sucesso a você e ao Manual do Usuário nas novas jornadas — e também à Emily, que comandará o bonde a partir daqui.

    Namárië!

  45. Que o sucesso que sempre teve desde dos tempos do WinAjuda e até hoje, continue nessa nova fase de sua vida profissional e pessoal.

  46. Esse site de tornou minha referência no setor e uns dois primeiros a favoritar no meu navegador. Sucesso Ghedin!
    Pelo que temos acompanhando já algum tempo, o site ficará em boas mãos. Emily é brilhante! Abs à todos.

  47. Comecei a ler o artigo e logo olhei pro calendário: não, não é 1º de abril.
    Confesso que não curti a notícia, te acompanho a muitos anos e não é algo que eu esperava.
    Mas a vida tem dessas “reviravoltas”, uma oportunidade dessas não da pra deixar passar. Então boa sorte nesse nova empreitada!

    PS: Tu terá alguma coluna própria no jornal que poderemos acompanhar?

  48. Parabéns Ghedin, te acompanho há um bom tempo e não conheço ninguém no brasil que tenha sua perspectiva sobre tecnologia. Só temos a ganhar!

  49. Por um lado lamento, pois sei que a Emily tem talento e já era parte ativa da equipe do MdU, mas ao mesmo tempo o afastamento do criador sempre é motivo de apreensão. Por outro, aproveita a oportunidade, que tenho certeza que vai ser bom pra ti. O Léo Mendes ganhou um baita jornalista, e tem outras pessoas muito boas trabalhando lá! Sucesso!

  50. caraca, li no twitter e fiquei “ué, hoje é primeiro de abril?” Sucesso pra ti Ghedin, cheguei há pouco e curti seu trabalho.

    E boa sorte Emily!

  51. Boa sorte e sucesso nessa nova etapa! E que o período com a Emily seja um sucesso ainda maior :)

  52. Sucesso nessa nova jornada, Ghedin! E adoramos os textos da Emily!

    PS: Vai continuar como host do Guia prático?

      1. Bah, Guedin!
        A Gazeta é que vai ganhar com os teus textos. Sempre acompanho o Manual, comento muito pouco por falta de tempo e por causa do trabalho. Sempre gostei dessa mistura de tecnologia e filosofia, na Gazeta vai ser outra correria. Parabéns e sucesso.

        Os textos e da Emily são ótimos, quero ver como ela vai se sair com a proposta da Slow Web, sucesso para Emily também.