Anúncio NordVPN, a VPN mais rápida do mercado, com 68% de desconto

Revise agora os apps que têm permissão de se conectar ao seu perfil no Facebook

Tela de login do aplicativo móvel do Facebook.

O escândalo mais recente do Facebook envolveu um aplicativo que usa a rede social como autenticação. Desenvolvedores de aplicativos podem coletar dados do perfil de alguém com uma autorização do usuário. Facilita a vida, mas o usuário entrega de bandeja informações que nem sempre ele sabe ou, se soubesse, gostaria de compartilhar.

Isso já foi pior. Em 2015, quando os dados posteriormente usados pela Cambridge Analytica (CA) foram coletados, os dos contatos das pessoas que cediam esse acesso entravam na conta. Foi assim que, com apenas 270 mil usuários envolvidos, a CA conseguiu analisar dados de 50 milhões de norte-americanos usuários do Facebook.

O ideal é não usar o Facebook para se cadastrar ou autenticar em outros apps. A maioria oferece métodos alternativos, em especial o e-mail, o que mitiga a coleta de dados. Se for inevitável, certifique-se de revisar quais dados do seu perfil do Facebook estão sendo cedidos — muitos são opcionais, mas vêm marcados por padrão.

A essa altura, é bem provável que seu perfil esteja sendo compartilhado com diversos apps. O estrago já está feito, mas é possível minimizá-lo interrompendo a conexão desses apps com o seu perfil.

O Facebook concentra todos os apps conectados ao seu perfil nesta página. Eu, que me julgo cuidadoso, me deparei com 181 apps conectados ali. A maioria é conhecida, o que me deu certo alívio, e há uma quantidade gigantesca de apps que não uso mais ou que deixaram de existir.

Ilustração com uma mãozinha depositando uma moeda em uma caixa com o logo do Manual do Usuário em uma das faces, segurada por dois pares de mãos. Ao redor, moedas com um cifrão no meio flutuando. Fundo alaranjado.

Apoie o Manual do Usuário.
Você ajuda a manter o projeto no ar e ainda recebe recompensas exclusivas. Saiba mais »

Faça a limpa, sem dó. Arraste o cursor do mouse sobre o app e, em seguida, clique no “X” que aparece ao lado. O alerta de confirmação diz que:

Nota: [Nome do app] ainda pode possuir dados que você compartilhou com eles. Para detalhes sobre como remover estes dados, entre em contato com [nome do app] ou visite a Política de Privacidade do aplicativo [nome do app].

Como dito, o melhor é não ceder esses dados, mas… enfim, paciência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 comentários

  1. Tarde demais….todo mundo tem nossos dados…a TIM, o facebook, o whats, o google, e mais uma infindade de outros….mas porque se preocupar com isso? Pode acontecer de alguem usar seus dados, mas, azar de quem vender para o ladrão de dados… não adianta agora ficar tentando apagar sua trilha virtual…os funcionários das empresas nos enganaram, pegaram nossos dados e venderam a outras empresas…e agora…não tem como parar isso…. fique tranquilo, que alguem vai criar um produto que possa eliminar este tipo de problema…o ser humano tem uma capacidade impressionante de se reinventar….

  2. Vi essa dica e mais umas no gizmodo e comecei a fazer, mas como tinha muita coisa, vou fazendo aos poucos, farei além do Facebok, no Google e twitter (e depois irei encerrar a conta lá, visto que não uso a rede social em si).

    E sempre que podia usava o login pelo Google/Facebok para logar em sites, mas agora que estou usando gerenciador de senhas parei com esse costume.

    1. O FACEBOOK UTILIZA A INTERNET PARA PRATICAR O MAU, SENDO EM MUITOS CASOS IRRESPONSÁVEL E ATÉ MESMO
      INFANTIL.
      O OUTRO LADO DA INTERNET PREOCUPA-SE EM AJUDAR AOS SERES HUMANOS QUE ESTÃO PASSANDO POR CONFLITOS E PROBLEMAS EXTREMAMENTE COMPLEXOS E DIFÍCEIS DE ENFRENTAR. GOOGLE EXPÕE A PRÓPRIA VIDA PARA AJUDAR PESSOAS NO MUNDO INTEIRO, DE
      FORMA MADURA E SENSÍVEL, ELE ESTÁ PERTO DO BEM E NÃO DO MAU.

    1. SE O MEU SOBRENOME FIGUEIREDO ESTÁ APARECENDO EM DESTAQUE POSSO COMENTAR.
      NÃO TEM NADA A VER COM O EX
      PRESIDENTE FIGUEIREDO, ENTRETANTO A PARTE DA MINHA FAMÍLIA QUE POSSUI ESTE SOBRENOME POSSUI UM CARATER EXTREMAMENTE FRACO E NENHUM DELES E MILITAR.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!